TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância do planejamento e da gestão estratégica.

Tese: Importância do planejamento e da gestão estratégica.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2013  •  Tese  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Nessa primeira etapa apresentaremos a importância do Processo Administrativo, tendo como foco, a importância da Gestão e do Planejamento Estratégico em uma empresa especializada em telefonia.

Com as constantes mudanças ocorridas no mundo, temos que lidar com diversas situações o tempo todo.

O planejamento é o processo onde as metas são definidas. Portanto tendo definido o que será feito, e como será feito, a empresa terá uma vantagem diante do mercado competitivo.

Para gerir uma empresa com eficácia e eficiência, se faz necessário que o planejamento e a gestão estratégica estejam em equilíbrio. Pois a gestão estratégica está relacionada aos resultados e o planejamento tem relação com os planos, e é extremamente importante para uma empresa já que está sujeita a diferentes situações para se manter no mercado.

Os processos administrativos são representados por quatro tipos de fundamentos: planejamento, organização, direção e controle.

Para obter sucesso na administração de uma empresa, é necessário, primeiramente, planejar todos os passos a serem executados. O Planejamento Estratégico nos proporciona saber antecipadamente o que cada parte ou integrante da organização deve fazer para alcançar o objetivo almejado.

Algumas etapas são necessárias para um planejamento estratégico: Determinação dos objetivos, análise do ambiente, análise interna, formulação alternativas, elaboração do planejamento, implementos, e execução e avaliação do resultado. Com essas etapas complementadas na decisão, a empresa atingirá seu objetivo.

Outro ponto para o empreendedor atentar-se, refere-se à organização. Estruturar todos os recursos organizacionais, estabelecer a divisão do trabalho, possibilitar meios de coordenar, definir níveis de autoridade e responsabilidade, são os fundamentos da organização que, “estabelecem estratégias para melhorar aproveitamento e aplicação de seus recursos”. (Chiavenato, 2000)

A direção demonstra como o líder deve interagir com seus subordinados. O líder, diferente do gerente, tem um grau de interação maior com os colaboradores operacionais, e para que sua liderança seja efetuada com êxito, é necessário que a relação entre o grupo e ele seja tranquila e suas tarefas bem organizadas.

A função administrativa do controle visa medir e corrigir o desempenho do trabalho executado, para assegurar que as metas, os objetivos e o planejamento da organização possam ser alcançados. O controle é fundamental para a gestão, pois permite auxiliar na padronização da qualidade de produtos e serviços oferecidos pela organização, evitando desperdícios.

O planejamento estratégico, contém seus benefícios, como agilizações das decisões, melhora a comunicação, entra outros, mas para iniciá-lo, é necessário condições sendo: Consciência de sua necessidade, decisões pela sua utilização, envolvimento efetivo da direção, clima propício, informações relevantes para o planejamento e participação organizada.

A visão e os valores são também importantíssimos. A visão representa um estado de bom futuro na organização. Nos valores, são idéias no qual a organização foi construída.

O ambiente tem dois fatores críticos: Ambiente interno externo. Ambiente interno: Cursos atuais e novos, produção científica e financiamento, linhas de pesquisa, eficiência do ensino, pesquisa extensão, sistema de informação, recursos humanos, matérias e financeiros, tecnologia, estrutura organizacional. Ambiente externo: Aspectos culturais, pressões do governo da sociedade, inserção na comunidade, evolução tecnológica, mercado de trabalho, área de abrangências, entidades d classe, desempenho institucional, Competitividade e tendências do ambiente. Na análise ambiental, é onde conhecemos o inimigo (ambiente externo) e a nós mesmos (ambiente interno), é de extrema importância, por ser um processo de identificação de oportunidades.

A gestão estratégica tem por objetivo fazer com que a empresa faça uma reflexão e tenha uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com