TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos De Empresas

Artigo: Jogos De Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/8/2014  •  979 Palavras (4 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 4

O QUE É O JOGO E QUAL O SEU OBJETIVO

Você terá que tomar decisões para produzir mais, investir, resolver problemas relacionados ao mercado, reagir às mudanças do ambiente. Ou seja, você estará no papel de um administrador, com uma empresa em suas mãos. O objetivo das empresas é obter o melhor desempenho. Este será medido principalmente pelo lucro acumulado e pelo desempenho na Assembléia Geral a ser realizada ao final do jogo. A Assembléia Geral serve para simular a divulgação da imagem da empresa e pode ser realizada uma ou mais vezes durante o jogo. O GI-MICRO é um jogo interativo e apresenta quatro fatores principais:

• As equipes (máximo 04 participantes)

• Os observadores

• O software GI-MICRO

• As fontes de informação

As equipes correspondem a unidades da empresa e no jogo estarão competindo entre si. Elas deverão se estruturar de maneira que cada participante tenha uma função na empresa. As equipes poderão ser analisadas por um observador que tem, entre outras, a função de moderador dos debates. A principal função do Animador é conduzir o jogo, definindo e alterando as variáveis do mercado. É ele quem determina as taxas de juros, salário dos empregados, impostos, custos de marketing, entre outros. Além disso, ele edita o jornal GS-Informações, que apresenta notícias como restrições ou liberação de algumas decisões que a equipes podem tomar. Outra responsabilidade dele é trabalhar com o software de simulação GI-MICRO. O software GI-MICRO têm como função processar e gerenciar as decisões tomadas pela equipe e pelo

Animador. Comessas informações, o software simula as mudanças que ocorrem no mercado e emite os relatórios para a empresa saber como está no mercado e decidir as próximas jogadas. As três fontes de informação para a tomada das decisões são: Relatórios Contábeis; Relatório de Avaliação e O jornal “GS-Informações”.

Os Relatórios mostram como está o desempenho da empresa nos vários aspectos de atuação, além de registrarem os compromissos marcados para os próximos períodos. O jornal “GS-Informações” apresenta as principais mudanças no ambiente em que a empresa atua. Podem ocorrer, por exemplo, greves dos empregados, aumento no preço dos insumos, variação das taxas de juros, limitações ou incentivo ao crédito, entre outros fatos.

OS JOGADORES E SUAS FUNÇÕES

Nesta parte você encontrará as principais características de cada diretoria da empresa. Para uma boa administração da empresa, sugerem-se aos participantes os seguintes cargos: Diretor Geral; Diretor de Marketing; Diretor de Produção e Pessoal; Diretor Financeiro. Como você pode ver, administrar uma empresa envolve um intenso trabalho de negociação com diferentes interlocutores. Além de negociar, os diretores têm outras tarefas.

No GI-MICRO são enfatizadas as principais variáveis do ambiente de uma empresa industrial. Os aspectos críticos para um bom desempenho são: tomar decisões racionais baseadas em fatos, reagir rapidamente, tirar o máximo proveito possível da demanda da empresa. Um dos aspectos básicos na gestão de uma empresa é descobrir quais são as tarefas mais importantes a serem feitas. Ou seja, você poderá utilizar os métodos e as técnicas maissofisticadas para otimizar a sua gestão, mas, antes disto, assegure-se de que você está sendo eficaz e fazendo as coisas mais importantes. As decisões no jogo, como na vida real, são irreversíveis e as conseqüências de um erro irão pesar no desempenho da empresa, não podendo ser corrigidas.

O QUE ESTÁ EM JOGO NA EMPRESA

Esta parte do Manual traz os aspectos que os diretores deverão levar em conta na administração da empresa. Junto com as variáveis, estão as regras que as comandam.

Demanda: o que é demanda, os fatores controláveis que influenciam a demanda, os fatores incontroláveis, como prever da demanda. Administração financeira: Empréstimos, Aplicações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com