TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos Em Empresas

Trabalho Escolar: Jogos Em Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/7/2013  •  2.707 Palavras (11 Páginas)  •  889 Visualizações

Página 1 de 11

JOGOS DE EMPRESA

RESPONDER ÀS QUESTÕES ABAIXO JUSTIFICANDO A RESPOSTA CONCEITUALMENTE:

1º QUESTÃO A tomada de decisão envolve a escolha de ________ de ação para dar solução a problemas. “Tomar decisão” é uma tarefa inerente ao cargo de gerente. A tomada de decisão gerencial pode ser avaliada pelo gerente como um evento estressante, embora tal avaliação possa apresentar múltiplas faces. Se o gerente considerar a tomada de decisão como um stressor que atinge a sua vulnerabilidade, sobrecarregando seus recursos vitais para fazer frente a demandas da situação, o distress poderá mostrar a sua face; quando o gerente experiência a tomada de decisão como se tratando de uma tarefa conhecida, banal, sem atrativos ou surpresas, a decisão poderá ser avaliada como irrelevante a ponto de não gerar stress.

A palavra mais adequada ao espaço em branco é:

A oportunidades

B ameaças

C planos

D alternativas

E atividades

Justificativa:

A Alternativa D está correta, pois Segundo Chagas & Freitas (2001), a tomada de uma decisão baseia-se em conhecimentos ou crenças sobre as relações de causa e efeito das opções disponíveis, e visa à alternativa cujas consequências são preferíveis. A falta desses conhecimentos pelo administrador pode acarretar em um processo decisório mal sucedido.

2º QUESTÃO Pode-se afirmar que os Jogos de Empresas, por meio de Técnicas ________, transportam os participantes para situações específicas da área empresarial; os jogos, por meio da simulação, proporcionam o aperfeiçoamento das habilidades técnicas, da comunicação e das relações pessoais dos seus participantes e possibilitam a análise das decisões tomadas e a partir dos resultados e suas conseqüências.

A palavra mais adequada ao espaço em branco é:

A heurísticas

B antagônicas

C comunicacionais

D de simulação

E teatrais

Justificativa:

A Alternativa D está correta, pois segundo Carson apud Greenlau, Herron & Randonn (1994), “uma simulação do Jogo de Empresas pode ser definida como um exercício seqüencial de tomada de decisões, estruturado em torno de um modelo de uma situação empresarial, no qual os participantes se encarregam da tarefa de administrar as empresas simuladas”.

3º QUESTÃO Um jogo de empresas deve ter algumas características Aponte, qual das características abaixo NÃO é definidora de jogo de empresa:

A Ter uma estrutura clara, podendo ser reconhecido sempre que for aplicado;

B Possuir estágios sucessivos, onde o aprendizado se dê por verificação de erros e acertos;

C Permitir a identificação prévia dos critérios de avaliação de performance;

D Exigir dos participantes certo nível de habilidade de relacionamento com os colegas do grupo, na coordenação de equipes de trabalho, bem como na utilização dos recursos disponíveis, tais como documentação apresentada, materiais de apoio e computadores;

E Não deixar claro em seu término quais os vencedores, já que isso também não se observa na realidade.

Justificativa:

A Alternativa E está correta, visto que deve-se deixar claro em seu término quais os vencedores, pois a vitória é o que motiva os participantes a ter uma participação mais avida e dar o melhor de si. Segundo Murray, nos jogos, os usuários possuem a oportunidade de encenar uma relação mais básica com o mundo, ou seja, o desejo de vencer a adversidade, de sobreviver as inevitáveis derrotas, de modelar o ambiente, de dominar a complexidade e de fazer suas vidas se encaixarem como peças de um quebra-cabeça.

4º QUESTÃO Estes são alguns _______________ dos jogos de empresa: Desequilíbrio entre a complexidade do jogo e a motivação dos participantes; Dificuldade de validar e quantificar os efeitos do jogo; Não necessariamente quem vence no jogo é vencedor na vida real. Não existem evidências que um bom jogador seja um bom administrador; Desafios baixos em relação ao preparo para enfrentá-lo podem gerar tédios; e desafios altos em relação ao preparo podem produzir frustração e ansiedade.

A palavra mais adequada ou palavras mais adequadas ao espaço em branco é:

A identificadores

B pontos fracos

C pontos fortes

D aspectos de tutoria

E aspectos técnicos

Justificativa:

A Alternativa B está correta, pois o enunciado apresenta as desvantagens dos Jogos de Empresa, caso sejam mal elaborados e inadequados ao grupo a ser aplicado, prejudicando seus objetivos de (segundo Cornélio - 1998), reproduzir a realidade de maneira simplificada, visando desenvolver as habilidades de seus jogadores, tais como planejar, negociar, liderar, organizar, administrar o tempo e recursos, elaborar estratégia, administrar finanças, empreender ideias, entre outras, e ampliar Conhecimento: Promover através da simulação, a integração do conhecimento científico com a vivência empresarial, ampliando assim o conhecimento dos participantes; Identificar Soluções: Frente aos problemas propostos, identificar as soluções mais adequadas.

5º QUESTÃO “O CRIMOS, elaborado por M.A.P. Willmer da Manchester Business School, é um jogo de empresas que simula o comportamento humano e tem como objetivo preparar gerentes para lidar com situações de furtos no ambiente de trabalho”. Daqui se pode deduzir que:

A lidar com situações de furtos no ambiente de trabalho é algo simples

B gerentes não sabem lidar com situações de furtos no ambiente de trabalho

C são raros os casos de furtos no ambiente de trabalho

D lidar com situações de furtos no ambiente de trabalho requer treinamento específico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com