TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos De Empresas

Artigos Científicos: Jogos De Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  4.690 Palavras (19 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 19

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Disciplina: Jogos de Empresa

Alunos:

Cleonice Melo Marcelino - RA: 347220

Daniela Sabrina Borges – RA: 341144

Júlio César Cunha Godoy – RA: 345927

Maira Marta Pfeifer – RA: 337912

Rudy Luiz Merenda de Carvalho – RA: 345943

Shaiene Brezolin – RA: 336850

ANÁLISE ATRAVÉS DA TEORIA DOS JOGOS

TURMA: E 80

Tutor Presencial: Leandro Bulgari Noschang

PORTO ALEGRE, OUTUBRO DE 2014

Cleonice Melo Marcelino - RA: 347220

Daniela Sabrina Borges – RA: 341144

Júlio César Cunha Godoy – RA: 345927

Maira Marta Pfeifer – RA: 337912

Rudy Luiz Merenda de Carvalho – RA: 345943

Shaiene Brezolin – RA: 336850

ANÁLISE ATRAVÉS DA TEORIA DOS JOGOS

Trabalho da Disciplina Jogos de Empresa da Faculdade de Administração da Universidade Anhanguera – Uniderp Educacional.

PORTO ALEGRE, OUTUBRO DE 2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

DEFINIÇÃO DE PIB 6

Consumo Privado 6

Investimentos 7

Gastos Públicos 7

Balança Comercial 7

CONCLUSÃO 18

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 19

INTRODUÇÃO

O crescimento econômico de um país como o Brasil é muito complexo. Se de um lado temos um território gigante pronto para ser explorado de outro temos os gargalos de infraestrutura como logística e transporte.

Temos um agronegócio em plena expansão, que fica contido nos baixos investimentos do governo em infraestrutura, em financiamentos, altos impostos.

Uma indústria desestimulada pela alta carga tributária, pela falta de tecnologia, pela falta também de investimentos.

O fraco desempenho da economia no primeiro trimestre fez com que o Brasil ficasse na 24ª posição entre as economias que mais cresceram no mundo neste início de ano, de acordo com ranking elaborado pela Austin Rating. Entre os países latino-americanos, o Brasil superou o México (25º, com 1,8% de alta do PIB na comparação com o primeiro trimestre de 2013), mas está atrás do Peru, o sexto colocado, que teve expansão de 4,8%, e do Chile, o 18º, cuja economia avançou 2,6% no período.

O IBGE divulgou que o PIB (soma de bens e serviços produzidos) do país teve crescimento de 0,2% de janeiro a março deste ano, na comparação com quarto trimestre de 2013, e de 1,9% na comparação com o primeiro trimestre do ano passado.

Nos últimos 20 anos, desde o Plano Real, o Brasil cresce a uma taxa média de 3% ao ano, com uma inflação média de 7,2% ao ano, situação diferente dos países do Leste Asiático, que, depois da crise de 1997 na região, conseguiram se recuperar e têm inflação menor que a brasileira.

Isso significa que o Brasil tem problemas crônicos de ordem doméstica na condução da política macroeconômica, porque não consegue crescer mais nem combater a inflação.

Esse crescimento de 1,9% no trimestre mostra que o país não consegue achar a direção correta de sua política econômica.

No Brasil, o consumo das famílias caiu 0,1% no primeiro trimestre do ano frente aos últimos três meses de 2013, pela primeira vez desde o terceiro trimestre de 2011, quando havia encolhido 0,3%. A agropecuária avançou 3,6% na mesma comparação. Já a indústria caiu 0,8%, no terceiro trimestre consecutivo de recuo. A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), indicador de investimentos, também encolheu: 2,1%.

Os gastos governamentais estão cada vez maiores elevando assim a inflação, as famílias estão cada vez mais endividadas, não sobrando recursos para que poupem.

Sem uma poupança interna dependemos exclusivamente dos investimentos externos, que por sua vez estão muito escassos devido a falta de perspectiva que o nosso país mostra.

Dentro de toda esta conjuntura podemos analisar as melhores soluções com base na Teoria dos Jogos como instrumento de interpretação.

Soluções, sabemos que existem, compete aos nossos governantes e aos nossos empresários pô-las em prática.

Ao governo cabe urgentemente reduzir os gastos públicos, bem como a dívida pública. Cabe também ao governo encaminhar uma reforma tributária, que desonere ao máximo o setor produtivo.

Esta engrenagem começará a funcionar à partir dessas ações do governo, viabilizando que os empresários invistam mais, contratem mais para que as famílias tenham uma renda melhor e aumentem suas poupanças, que financiarão o investimento em melhorias de infraestrutura e sociais.

DEFINIÇÃO DE PIB

PIB é o medidor do crescimento econômico. É a soma do valor de todos os serviços e bens produzidos numa região (bloco econômico, país, Estado, cidade)

O PIB (Produto Interno Bruto) nada mais é do que o conjunto de todos os bens e serviços finais produzidos em um país durante certo período de tempo. E um ponto muito importante é o fato de que o PIB só computa os bens e serviços finais, para não calcular o mesmo item duas vezes.

No Brasil é medido desde 1948, sob a responsabilidade da FGV (Fundação Getúlio Vargas). A partir de 1990, o cálculo passou a ser feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

É medido levando-se em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com