TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIÇÕES SOBRE A HISTÓRIA DA INTERNET

Por:   •  24/1/2016  •  Artigo  •  8.623 Palavras (35 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 35

LIÇÕES SOBRE A HISTÓRIA DA INTERNET

Resumo: A Internet não é o futuro mas sim o presente. É um meio muito abrangente, que interage com o conjunto da sociedade. Apesar de ser algo relativamente recente, tendo aparecido há cerca de 46 anos (1969), ainda que só em 1994 é que surgiu da forma como a conhecemos agora, ou seja, após o surgimento do primeiro browser na Wold Wide Web. Este meio de comunicação e interação social tem vindo a aumentar a passos largos desde o seu aparecimento, em finais de 1995 eram 9 milhões de utilizadores, já em 2000 rondava os 350 milhões, em 2014 eram cerca de 2,3 mil milhões. Hoje em dia até órgãos políticos, económicos e culturais estão ligados a esta rede. Podemos deste modo, denominar esta sociedade de Sociedade em Rede. Como é normal, a Internet não veio só trazer aspetos positivos, hoje em dia, qualquer pequeno problema a nível económico, politico ou cultural poderá tomar proporções devastadoras através de um simples “click”. A internet é a sociedade, que expressa os processos, os interesses, os valores e as instituições sociais. A sua especificidade reside no fato de constituir a base material e tecnológica na sociedade em rede, constituindo a infraestrutura tecnológica e um meio organizativo que permite o desenvolvimento de um conjunto de novas formas de relação social que não têm a sua origem na internet, e que são fruto de uma série de mudanças históricas, mas que não poderiam desenvolver-se sem internet. Analiso esta sociedade em rede como uma sociedade cuja estrutura social está construída em torno de redes de informação a partir da tecnologia da informação micro-eletrónica estruturada na internet. Não é apenas uma tecnologia, é também um meio de comunicação que constitui a forma de organização das nossas sociedade, o equivalente ao que foi a fábrica ou a empresa na era industrial. A internet é o centro de um novo paradigma sociotécnico que, constitui a base material das nossas vidas e das nossas formas de relação, de trabalho, e de comunicação. O que a internet faz é processar a virtualidade é transforma-la na nossa realidade, constituindo a nossa sociedade em rede, que é a sociedade em rede.

1ªLição sobre a Internet leva-nos a uma curiosa combinação: a ciência, a investigação universitária fundamental, os programas de investigação militar nos Estados Unidos e a contracultura radical libertária. O programa da Internet nasce como programa de investigação militar, apesar de não ter qualquer aplicação militar. Ainda que tenha existido apoio financeiro 4 militar, empregue pelos cientistas nos seus estudos informáticos e na criação de redes tecnológicas.

2ªLição  sobre a Internet: o mundo empresarial não foi a origem da Internet. Em 1972, a primeira vez que o Pentágono tentou privatizar a Internet (na altura ainda ARPANET), ofereceu-o à ATT para que esta o assumisse e desenvolvesse. A ATT não viu interesse neste projeto e considerou-o não rentável.

3ªLição A Internet evolui através de uma arquitetura informática aberta e de livre acesso. Os protocolos centrais da Internet TCP/IP, estabelecidos em 1973-78, são gratuitos e de livre acesso.

4ªLição os produtores da tecnologia da Internet foram fundamentalmente os seus utilizadores. Isto é, apesar da produção da tecnologia inicial ter sido feita pelos inovadores, posteriormente, foram maioritariamente os utilizadores que desenvolveram novas aplicações, mudanças na produção existente e realização de novos desenvolvimentos tecnológicos. Um exemplo é nos dado pelos inventores da ARPANET, que na realidade nem sabiam muito bem o que fazer com ela e quase por acaso, desenvolveram uma das aplicações que se tornou no principal uso da Internet a partir de 1970: o correio eletrónico.

5ªLição A tecnologia-chave da Internet, o packet-switching, foi criada, simultaneamente e durante muito tempo sem comunicação entre si, por Paul Baran da Rand Corporation na Califórnia e por Donald Davis da National Physics Laboratory na Grã-Bertenha. Ou seja, ao contrário do que se diz, a Internet não é uma criação só norte-americana, pois foi paralelamente desenvolvida também na Europa.

6ªLição a Internet é, desde a sua constituição, auto regulada por uma rede informal de indivíduos que se ocupam do seu desenvolvimento sem grande interferência por parte do Governo. O governo da Internet está, hoje, nas mãos de uma sociedade de caráter privado apoiada pelo governo norte-americano e por governos internacionais, intitulada de ICANN. Esta autoridade é a que, distribui os domínios, estabelece protocolos, etc.

7ªLição o acesso aos códigos de software que faz funcionar a Internet. O acesso tem sido e continua a ser aberto, o que está na base da capacidade de inovação tecnológica constante que se desenvolveu na Internet. Por fim, importa perceber que as tecnologias são o produto do seu processo histórico de constituição, e não simplesmente da sua conceção tecnológica original.

O SÉCULO DOS MEDIA: A EVOLUÇÃO DA COMUNICAÇÃO DE MASSA NO SÉCULO XX

Resumo: A comunicação de massa é a forma de comunicar mais rápida e eficaz de momento e ao longo dos tempos tem-se vindo a melhorar cada vez mais. Existem 3 modelos de comunicação. Os mass media têm uma grande influência na vida das populações, pois através dos vários meios de comunicação, os mass media conseguem transmitir e moldar a opinião social. Através de publicidades, notícias, os mass media podem influenciar a opinião pública sobre um determinado tema. Palavras-chave: comunicação; desenvolvimento; inovação; influência.

Um século de média

O desenvolvimento dos media, como produção e troca de mensagens, é uma característica que atravessa todo o século XX, tornando-se um dos aspetos mais importantes deste século.

Uma nova ideia

A ideia de comunicação e também a ideia de media eram no final do século XIX algo distinto de outros instrumentos úteis à troca ou à deslocação e não faziam parte do debate de ideias. Foi num espaço de poucos anos, que nasceram os novos meios de comunicação, que viriam a ter impacto sobre a cultura e sobre a vida de gerações inteiras (cinema, rádio,…). No decurso de todo o século XX, os modos de gravar, transmitir e receber o som e a voz, multiplicam-se por várias vias (química, magnética ou eletrónica) que deram vida ao telemóvel, à rádio, entre outros. Também as maneiras de gravar, transmitir e receber imagens em movimento, se multiplicaram pelas mesmas vias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.8 Kb)   pdf (334.8 Kb)   docx (35.4 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com