TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lanejamento Estratégico de Comunicação

Por:   •  8/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.725 Palavras (19 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE[pic 1]

CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS – CCL


Alice Faleiros

Beatriz de Amorim

Gabriela Freitas

Izabella Carvalho

Nathan Parada



Análise Macro e MicroAmbiental

Barbie

DISCIPLINA: Planejamento Estratégico de Comunicação

ORIENTADOR: Prof. Dr. Carlos Antônio Rahal

São Paulo

2016

1. Resumo Técnico        3

2. Histórico da Empresa        3

3. Análise Macro e Microambiental        3

3.1. FATORES AMBIENTAIS        3

3.2. FATORES DEMOGRÁFICOS        4

3.3. FATORES ECONOMICOS        5

3.4. POLÍTICA        6

3.5. SOCIOCULTURAL        7

3.6. TECNOLOGIA        7

3.7. CONCORRENTES        8

3.8. CONSUMIDORES        10

3.9. FORNECEDORES        11

3.10. INTERMEDIÁRIO        11

4. Ambiente Interno        12

4.1. Produto        12

4.2. Preço        13

4.3. Distribuição        14

4.4. Comunicação        15

5. MERCADO        17

6. SWOT        17

7. PROBLEMA DE COMUNICAÇÃO        17

8. PÚBLICO ALVO        17

9. POSICIONAMENTO        17

Bibliografia        17

1. Resumo Técnico

2. Histórico da Empresa

Em 1945 o casal Ruth e Elliot Handler fundaram juntamente com Harold Matson a MATTEL, nome que se derivou da junção de Matt e Elliot. De início a empresa produzia apenas móveis, passando depois para a produção de casa de bonecas e brinquedos.

Em 1954 foi lançado o produto de maior sucesso da empresa, a boneca Barbie. O objetivo era dar asas à imaginação das meninas. Elas podiam trocar a roupa da boneca, trocar acessórios, etc. O sucesso foi tamanho, que a empresa apenas cresceu nos anos seguintes, ampliando assim sua linha de produtos. Foi criado os carrinhos Hot Wheels. Em 1975 a Mattel achou que seria propício entrar no ramo de vídeo games, portanto passou a produzir diversos jogos. No entanto as vendas não se sustentaram, dando enormes prejuízos e obrigando a empresa a sair deste segmento.

Hoje em dia é considerada uma das maiores empresas de brinquedos, desenvolvendo-os para cada fase da infância. 

3. Análise Macro e Microambiental

3.1. FATORES AMBIENTAIS

3.1.1. Aumento da consciência do brasileiro sobre o meio ambiente

Com base na pesquisa “O que o brasileiro pensa do meio ambiente e do consumo sustentável" realizada pelo Instituto CP2 de Belo Horizonte (MG) podemos observar que uma evolução significativa na consciência ambiental dos brasileiros. O indicador mais relevante desta transformação está no número de pessoas que, 20 anos atrás, não sabiam mencionar sequer um problema ambiental na sua cidade ou no seu bairro. Este número diminuiu para 10% este ano, em relação aos 46% de 1992. 

A preocupação com o meio ambiente está presente em quase toda sociedade, pessoas e empresas adotam e desenvolvem medidas e ações que, além de diminuir os impactos, como no caso de redução de gases poluentes e ponderação no consumo de água e energia, também contribuem para a reestruturação ambiental, como por exemplo, o reflorestamento. 

3.1.2. Mudança no segmento de brinquedos

Com base nessas mudanças, empresas do segmento de brinquedo vêm se reposicionando e criando brinquedos baseados em modelos de sustentabilidade com materiais reutilizáveis que não agridem o meio ambiente. Com crescentes reclamações sobre empresas que fazem uso de madeira ilegal, elas vêm cada vez mais se mostrando como preocupadas com o desmatamento e até com o futuro dessa geração. Mostram isso por meio de propagandas e até criando produtos que que educam as crianças sobre a importância de se preservar o ambiente natural.

3.2. FATORES DEMOGRÁFICOS

3.2.1. Geográfico

O Brasil, por contar com uma enorme extensão geográfica, é portador do sétimo maior mercado de brinquedos do mundo (Brasil Econômico, 2015). Porém o mercado em relação à volume tem uma divisão bastante peculiar. Metade da população infantil está concentrada na região do Nordeste (24%) e no Norte e Centro-Oeste (25%), porem seu volume de vendas é de apenas 12% do mercado. As áreas metropolitanas do Rio de Janeiro e São Paulo somam 35,5 % nas vendas, com apenas 12% da quantidade de crianças no país. (Portal no Varejo, 2014). Esse dado diz muito sobre a divisão econômica do país e mostra para as empresas os lugares onde se é possível obter mais renda.

3.2.2. Classe C

Por conta do crescimento da classe C nos últimos anos, representando 50% da população atual, a mesma se tornou um alvo para uma série de outros mercados, pois essa nova classe agora tem condições de avançar o seu consumo para outros pilares. Levando em consideração a pirâmide de Maslow e o avanço econômico da classe C, podemos dizer que agora esse grupo de pessoas pode ter acesso a bens de diversos níveis. A compra de um brinquedo mais elaborado, por exemplo, pode acarretar no suprimento de uma necessidade de estima ou até de realização pessoal.

Existem muitos fatores que divergem a classe C dos consumidores de classes A e B, um deles é o nível do produto adquirido, os que possuem maior poder aquisitivo procuram comprar brinquedos mais tecnológicos e avançados do que a classe C que compra brinquedos mais simples com uma tecnologia mais barata.

3.3. FATORES ECONOMICOS

3.3.1 Inflação

        Devido as grandes movimentações políticas que acontecem atualmente no Brasil a economia acaba por sofrer diversos abalados. Com a alta da inflação, que chegou a 10,67% no ano passado, o Brasil vive um período de alta de preços que não era sentido desde a década de 90. Os preços em alta acabam por prejudicar a grande maioria dos comércios, que veem seus clientes diminuírem a quantidade de produtos adquiridos, pois não tem condições de manter o mesmo nível de compras anterior. Nos 12 meses do ano de 2015 o comércio contou com uma retração histórica de 5,2%, puxada principalmente pelas vendas do supermercado que caíram 0,9%. (G1, 2016)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.5 Kb)   pdf (549.6 Kb)   docx (369.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com