TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança E Gestão De Pessoas

Artigo: Liderança E Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  6.967 Palavras (28 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 28

FACULDADE FATEC

LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS

ANTÔNIO ALVES GARRIDO NETO

CARLOS DE CERQUEIRA FERREIRA

DENILSON LIMA DOS SANTOS

JOSENILDA DAMACENO FERREIRA

JOICEANE LIMA DE SANTANA

LILIANE SENA ABREU

NILZETE DE JESUS OLIVEIRA

ALAGOINHAS

2014

ANTÔNIO ALVES GARRIDO NETO

CARLOS DE CERQUEIRA FERREIRA

DENILSON LIMA DOS SANTOS

JOSENILDA DAMACENO FERREIRA

JOICEANE LIMA DE SANTANA

LILIANE SENA ABREU

NILZETE DE JESUS OLIVEIRA

LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS

Trabalho de conclusão do semestre apresenta à Faculdade Fatec Alagoinhas, como requisito para do curso de engenharia mecânica da disciplina introdução à engenharia.

Orientador: Sandra Mariana

ALAGOINHAS

2014

RESUMO

Este trabalho avalia a possibilidade no atual momento das organizações requer ações de gestão que gerem comprometimento por parte dos empregados. A competição acirrada fez com que modelos tradicionais de gestão fossem substituídos por modelos contemporâneos, a fim de gerar valor agregado aos produtos e serviços e proporcionar maior realização pessoal e profissional aos trabalhadores. Neste contexto, o propósito deste texto consiste em abordar algumas ferramentas que podem auxiliar no processo de gestão, apontando alguns aspectos relevantes em relação à utilização das mesmas, de forma que os seus resultados possam ser maximizados.

SUMÁRIO

1 Gestão de pessoas

2 Treinamento e desenvolvimento

2.1 Diagnóstico

2.2 Desenho do programa de treinamento

2.3 Aplicação ou implementação

2.4 Avaliação e acompanhamento

3 Processo de recrutamento e seleção

4 Teorias

5 Estilos de liderança

6 One-Upmanship

7 Liderança

8 Referências

1 INTRODUÇÃO

Já faz algum tempo que a área de Recursos Humanos passou de um simples departamento de pessoal para um agente de transformações na organização, provocando mudanças oferecendo sustentação na implementação das mesmas. A empresa que opta pela vanguarda em gestão de pessoas certamente obterá resultados benéficos a sua saúde organizacional, aumentando a produtividade, garantindo a sobrevivência do negócio e propiciando satisfação aos empregados.

Para isso, as empresas contam com ferramentas de gestão capazes de fomentar resultados satisfatórios.

Para compreender um pouco mais alguma dessas ferramentas discute se, neste artigo, os temas: treinamento e desenvolvimento de pessoal, recrutamento e seleção, remuneração por competência e por habilidade e, por fim, o sistema de avaliação 360 graus (feedback).

Gestão de Pessoas

1 Treinamento e desenvolvimento

O treinamento envolve basicamente quatro etapas:

1) diagnóstico;

2) desenho do programa de treinamento;

3) aplicação ou implementação;

4) avaliação e acompanhamento.

1.1 Diagnóstico

O diagnóstico visa levantar as necessidades (carências em termos de preparo profissional) passadas, presentes ou futuras por intermédio de pesquisas internas, a fim de descrever o problema e prescrever uma intervenção. Envolve a coleta e o cruzamento de dados e informações, a definição dos pontos fortes e fracos e o detalhamento dos problemas por meio de uma análise aprofundada, visando identificar as suas causas e definir ações para os pontos passíveis de melhoria.

1.2 Desenho do programa de treinamento

O desenho do programa de treinamento refere-se ao planejamento das ações de treinamento a partir do diagnóstico das necessidades. Este deve estar associado às necessidades estratégicas da organização. Envolve identificar o que fazer (metas); como (estratégias) e por que fazer (objetivos).

O programa de treinamento pode trabalhar com as habilidades reprodutivas ou produtivas. Na habilidade reprodutiva há pouca variedade ou necessidade de mais aprendizagem depois do domínio básico, uma vez que se constitui numa série de ações reprodutivas, que melhoram com o tempo e a prática. Envolve agilidade, rapidez, precisão, discriminação perceptiva. Já a habilidade produtiva envolve um elemento de solução de problemas cada vez que a habilidade é praticada. A pessoa deve planejar as suas respostas porque sempre há detalhes diferentes nas situações apresentadas. A experiência cresce com a prática; envolve percepção, interpretação, planejamento, decisão,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.2 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com