TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MARKETING ENCONTRA A WEB MÍDIAS SOCIAIS E CONSUMIDORES CRIATIVOS

Por:   •  17/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.128 Palavras (5 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 5

MARKETING ENCONTRA A WEB 2.0, MÍDIAS SOCIAIS E CONSUMIDORES CRIATIVOS: IMPLICAÇÕES PARA A ESTRATÉGIA DE MARKETING INTERNACIONAL

Referências: BERTHON, Pierre R.a; PITT, Leyland F.b; PLANGGER, Kirkb; SHAPIRO, Danielb. Marketing encontra a Web 2.0, mídias sociais e consumidores criativos: Implicações para a estratégia de marketing internacional. Kelley School Of Business, Indiana University, 01/2012. aMcCallum Graduate School of Business, Bentley University. bBeedie School os Business, Simon Fraser University, Disponível em: Universidade Estácio de Sá: Biblioteca da disciplina Marketing Estratégico. Acessado em 25/03/2020

INTRODUÇÃO

Realizar qualquer tipo de mudança é algo esperado para o progresso e a evolução da condição humana. Entretanto, no cenário atual caracterizado por transformações constantes, a globalização trouxe consigo mudanças de regras, novas tecnologias e o modo como as pessoas se relacionam e expõem aquilo que pensam e o que sabem também sofreu alterações.

Com o surgimento de novas tecnologias, o uso da Internet, seja por meio de computadores, notebooks ou dispositivos móveis, oferece grandes benefícios aos usuários, principalmente em relação à comodidade e agilidade na realização de tarefas cotidianas, obrigando as pessoas, organizações, governos e sociedades a realizarem adaptações urgentes.

O mundo tecnológico mudou na última década migrando da Web 1.0 para Web 2.0 e com isso as empresas tiveram que se adaptar a esse novo mundo de informação e mudança que deixou muitos gestores confusos e impotentes principalmente para os profissionais de Marketing Internacional. Com a Web 2.0 os consumidores passaram a ter mais acesso as mídias sociais e se tornaram cada vez mais criativos e exigentes, com suas plataformas onde veem notícias e entretenimentos, além de utilizar a mídia social para poder criar conteúdo, interagir e expor suas opiniões e ideias com comunicação imediata e para qualquer parte do mundo.

DESENVOLVIMENTO

Ao comparar a Web l.0. com a Web 2.0 percebe-se um avanço muito grande na tecnologia, onde o foco saiu das empresas e se estabeleceu diretamente no consumidor, pois com as mídias sociais os consumidores passam a ficar mais criativos no meio virtual e os gestores de Marketing precisam compreender as modificações dessas mídias e também do Consumidor Criativo para agregar valor no mercado internacional. O ser humano anseia por novidades, e um dos desafios do marketing é antecipar mudanças para surpreender as pessoas e ser capaz de entregar soluções inovadoras. Com toda essa mudança acelerada, os consumidores criativos agregam valor na Web 2.0, ao invés das empresas, pois através das suas redes de amigos que constituem o social. Já as mídias sociais (YouTube, Instagram, Facebook e outros) abrange o canal de comunicação fazendo com que todo conteúdo gerado pelo consumidor criativo se transforme em produto e serviço. As redes sociais estão presentes em todo o lugar e abrange uma variedade de canais de comunicação, trazendo uma interação maior entre os consumidores e as organizações.

Neste novo mundo globalizado onde as pessoas se conectam por meio virtual muito rapidamente, traz consigo uma sensação de que estamos ligados a tudo e a todos. Com as novas mídias sociais pode-se agrega valor, a uma história de vida que contada por meio virtual ela pode causar uma repercussão gigante sendo reconhecida até internacionalmente, por isso que as empresas elas usam das mídias sociais para alavancar as suas vendas com o marketing e se for estrategicamente elaborado pode agregar muito valor para a organização.

O grande desafio da atualidade é fazer as empresas migrarem da abordagem tradicional para a digital, mas sem abrir mão da primeira. Os novos recursos e dispositivos digitais estão sendo cada vez mais utilizados pelos consumidores, mas os antigos canais persistem. Os que trabalham com o marketing internacional podem explorar as mídias sociais para o envolvimento dos consumidores, pois é através desse meio tecnológico que as informações são distribuídas de forma global.

Na era da Web 1.0 0 marketing não tomava grandes repercussões, a informação compartilhada na mídia local permanecia local. Já com Web 2.0 a tecnologia age de forma mais agressiva, onde o marketing que antes refletia de forma local hoje ele pode tomar proporções globais e os gestores precisam estar atentos as oportunidades para se estabelecer ou se reinventar nesse novo mundo virtual que pode trazer oportunidades e ameaças para o seu negócio, por isso que precisa conhecer muito bem o mercado e explorar ao máximo as barreiras entrantes. Os profissionais do Marketing precisam estar sempre atualizados nas movimentações do mercado, se informando constantemente nas notícias de telecomunicação e mídias sociais, já que no meio tecnológico as mudanças são repentinas e os consumidores criativos estão sempre se reinventando, se desenvolvendo e agregando valor a novos produtos e serviços.

O estudo de caso nos mostra como o mundo está em constante mudança. A era das novas tecnologias vem nos provando isso, os consumidores estão a cada dia mais conectado em suas redes sociais e também com tudo que acontece no mundo. Vimos que através da Web 2.0 os usuários estão cada dia mais criativos e agregando valor a produtos e a serviços, por esses motivos os gestores buscam nesse meio a oportunidade necessária para alavancar as suas vendas para fugir das constantes ameaças através das estratégias de Marketing. Tudo que é lançado nas mídias pode ser tornar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com