TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MARKETING PESSOAL E GESTÃO DE CARREIRA: A Percepção dos Acadêmicos dos cursos do IFAM-ITACOATIARA

Por:   •  2/7/2017  •  Projeto de pesquisa  •  3.282 Palavras (14 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 14

INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS-IFAM

LURIEH FILGUEIRA MARICAUA, DAVID SANTOS

        

MARKETING PESSOAL E GESTÃO DE CARREIRA:

A Percepção dos Acadêmicos dos cursos do IFAM-ITACOATIARA

Itacoatiara-AM

2017


INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS - IFAM

LURIEH FILGUEIRA MARICAUA, DAVID SANTOS

MARKETING PESSOAL E GESTÃO DE CARREIRA:

A Percepção dos Acadêmicos dos cursos do IFAM-ITACOATIARA

Trabalho apresentado para obtenção de nota na disciplina de projetos e relatórios

Orientador: Prof. Francisco

Itacoatiara-AM

2017

Sumário

1.        Introdução        4

2.        Justificativa        5

3.        Objetivos        6

3.1        Objetivo Geral        6

3.2        Objetivos Especifico        6

4.        Revisão De Literatura        7

4.1        Marketing        7

4.2        Marketing pessoal        7

4.3        Gestão de pessoa        8

4.4 O Mercado de Trabalho e as Competências Requeridas        8

4.5 Análise Swot como estratégia ao Marketing Pessoal        9

4.6 Recrutamento e Seleção        10

4.7 Desempenho e Carreira        11

4.8 Currículo        11

5.        Metodologia        12

6.        Resultados Esperados        14

7.        Cronograma Simplificado        15

8.        Orçamento        16

9.        Referências Bibliográficas        17



  1. Introdução

As pessoas necessitam estar cada vez mais preparados para atender as exigências do mercado de trabalho. Com isso faz-se necessário conhecer as alternativas e meios de qualificação profissional existentes, pois, para além da elaboração de um currículo, é fundamental que o profissional saiba realmente desenvolver o seu marketing pessoal e gerenciamento de suas carreiras.

O mercado de trabalho exige cada vez mais que os profissionais de diversas áreas possuam um diferencial competitivo, mais especificamente no momento de uma entrevista de emprego. As empresas não estão mais contratando apenas profissionais, e sim procurando por talentos.

Com base nisso, é que o Marketing Pessoal e a Gestão de Carreira são importantes conceitos que devem ser trabalhadas no meio acadêmico como forma de preparação dos estudantes para a inserção no mercado de trabalho.

Neste sentido o trabalho pretende estudar a percepção e a forma de desenvolvimento do Marketing Pessoal e Gestão de Carreira dos alunos dos cursos técnico em administração, agronegócio, informática, meio ambiente do IFAM campus Itacoatiara.

Este estudo irá fazer parte do projeto “Marketing Pessoal e Gestão de Carreira: um estudo”, sob a coordenação do Profº. Francisco Reis e tendo como pesquisadora voluntária a acadêmica Lurieh Filgueira Maricaua do curso técnico em administração.


  1. Justificativa

A escolha do tema de pesquisa parte da observação da realidade das organizações em termos de busca pela contratação de mão de obra qualificada, e a dificuldade que é encontrada pelas mesmas devido à falta de mão de obra e de qualificação da mesma.

Com base nisso é que se faz necessário um estudo com os acadêmicos dos cursos do IFAM-ITACOATIARA para através dessa amostragem descobrir como os alunos desenvolvem suas competências e como estão se preparando para o mercado de trabalho a fim de propor estratégias de orientações para se tornarem profissionais mais capacitados.

Para o mercado, significa reconhecer o quanto o instituto e os docentes vêm se empenhando para preparar os futuros profissionais e como os acadêmicos estão percebendo e desenvolvendo suas competências, para atender este mercado, através dos ensinamentos que são adquiridos em sala de aula.

Para a comunidade acadêmica, dos curso do IFAM-ITACOATIARA, representa a abertura de um campo de pesquisa ainda não explorado, neste campus, e que pode significar melhorias na qualidade do ensino técnico e futuramente superior. A orientação e a experiência podem ser fatores determinantes para desenvolver o potencial dos estudantes, e com isso os educadores devem focar não só na preparação técnica, mas também nas competências comportamentais, para que se tornem profissionais mais preparados para enfrentar a realidade do mercado.


  1. Objetivos

  1. Objetivo Geral

Demostrar como as temáticas Marketing Pessoal e Gestão de Carreiras estão sendo percebidas e desenvolvidas por uma amostra de acadêmicos dos cursos do IFAM Campus Itacoatiara, visando a contribuir no desenvolvimento e aperfeiçoamento pessoal e profissional.

  1. Objetivos Especifico

  • Apresentar o perfil biográfico, profissional e acadêmico dos sujeitos de pesquisa.
  • Identificar como estes sujeitos percebem as temáticas marketing pessoal e gerenciamento de carreira.
  • Identificar como desenvolvem o marketing pessoal e o gerenciamento de suas carreiras


  1. Revisão De Literatura

  1. Marketing

Marketing (mercadologia) é o estudo do mercado que busca ir além das expectativas do cliente, fazendo com que o interesse de desejar um produto e/ou serviço se torne uma necessidade. É conhecer e entender profundamente o cliente, ao ponto de tornar-se o produto e/ou serviço tão adequado ao público-alvo que possa se vender sozinho. (CARVALHO, 2009)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (226.5 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com