TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MARKETING VIRAL

Por:   •  21/11/2015  •  Monografia  •  3.261 Palavras (14 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 14

Faculdade projeção

Marketing viral

O poder de inovação da comunicação

PEDRO FILIPE SOUSA

Brasília

2015

[1] Por muito tempo o termo comunicação foi um substituto da palavra “exprimir-se”, a palavra “comunicação” ultrapassa as palavras “falar” e “escrever” para incluir todos os aspectos da comunicação verbal e da comunicação não falada ou não escrita, por exemplo, não só o falar e o escrever (...) Na Indústria fazer comunicação exige peritos não só na palavra escrita e falada mas também na arte de ouvir”

SUMÁRIO

Introdução .....................................................................  4

Objetivo Geral ................................................................ 5

O que é marketing viral ................................................. 6

Metodologia ................................................................... 7

De que forma é feito o marketing viral ........................ 9

Exemplos de marketing viral ........................................ 10

Conclusão ...................................................................... 11

Referências bibiográficas ............................................. 12

INTRODUÇÃO

A Internet nos dias de hoje, facilita e muito na divulgação de um produto mais de uma maneira eficaz, infinitas diversidades de meios, resultando em uma repercussão enorme dependendo da maneira que algum determinado produto é promovido, as redes sociais é um enorme facilitador na questão do marketing viral. A inclusão digital está praticamente fazendo com que seja mais comum as pessoas utilizando as ferramentas tecnológicas, e aderindo cada vez mais as redes sociais, e dessa maneira a publicidade está cada vez próxima a esses meios e automaticamente fazendo anúncios interativos, e esse universo virtual vem ganhando cada vez mais vários adeptos, assim tornando um novo canal para a veiculação das mídias. O marketing viral é uma maneira inovadora e rápida, consegue ultrapassar todos os obstáculos e possibilita a interativa na tentativa de envolver os clientes, está sendo bastando utilizado pelos publicitários em geral. A vontade que as pessoas tem de compartilhar uma determinada informação nas redes sociais, o marketing viral se mostra em par com o processo comunicativo dos clientes. Redes como o Facebook, Twitter, Youtube são os meios mais propícios para fazer esse tipo de marketing.

[2] “A Internet é uma ferramenta de pesquisa com um impacto de pesquisa extremamente amplo. Os profissionais de marketing podem usar essa rede global de computadores para acessar informações sobre qualquer tópico (...) O uso de programas de buscas para encontrar referências a determinadas palavras ou expressões, pode enviar os profissionais de marketing a sites de concorrentes, clientes e fornecedores e outros indivíduos e organizações importantes, pode também ajudar na consultoria de imensos relatórios detalhando dados financeiros sobre empresas em capital aberto. Os profissionais de marketing também podem procurar referências á empresa, seus produtos, concorrentes ou a uma categoria de necessidades que a organização esteja interessada em atender.

OBJETIVO GERAL

Esse trabalho tem por objetivo mostrar como o marketing viral pode ajudar na divulgação de um produto pela internet, mostrar a rapidez deste tipo de marketing como um método promocional e publicitário, fazer uma análise de como o marketing viral pode ser bem executado com a ajuda das redes sociais (Facebook, Twitter, Youtube e etc,,,). E analisar que esse processo tem crescido bastante nas empresas, principalmente se houver uma boa aceitação do público, a base do marketing viral é “infectar” de uma maneira objetiva e veloz o seu público através da Internet. E assim as organizações podem divulgar sua marca e a ideia de uma maneira bem criativa e com um preço bem acessível ou as vezes sem nenhum custo.

O QUE É MARKETING VIRAL

Através de que forma que o marketing viral traz uma informação direta? O acesso á internet e as inúmeras informação que lá estão expostas, isso faz com que as pessoas fiquem mais antenadas e participativas, o marketing viral é justamente para esse tipo de público, já que ele nesse cenário não é somente um simples receptor de informações, é por essa questão que os publicitários estão trabalhando cada vez trabalhando na interatividade na construção das campanhas. O tempo da propagação da mensagem virtual pode ser atingido através do encorajamento para a resposta da mensagem que a empresa divulga em alguma rede, e outra coisa é sempre importante ter alguma remuneração para ajudar na divulgação e isso já ajuda e muito. A questão do compartilhamento do viral é sempre importante, assim chega ao alcance de todos em sua rede, e incentiva a empresa a fazer outro anúncio  viral, uma questão importante é tomar cuidado para não ser considerado um spam, se for visto por esse lado certamente não traria resultados positivos para a empresa, outro fator bastante importante para atingir a meta da campanha é não ser baseado só em virais, mas quando for divulgar um produto, é bom usar outras influências do marketing para obter os bons resultados. Inventar uma campanha viral não é fácil, além de ter que identificar um público alvo, requer bastante criatividade e estudar o comportamento do consumidor. Quando os resultados de uma campanha viral são alcançados, significa que está acima do que foi planejado no princípio. O marketing viral é o espalhamento da informação de uma forma despretenciosa onde o público que dissolve a mensagem, aí ela fica de repassar para os seus contatos e vice e versa, uma das grandes vantagens é o baixo custo em relação aos outros meios de publicidade on line. Pois uma mensagem vinda de uma pessoa próxima tem muito mais confiança se for comparar com uma campanha de uma empresa qualquer. Um enorme desafio de um bom marketing viral é usar a criatividade, e uma mensagem que seja boa o suficiente para ser compartilhada nas redes sociais. De algum jeito além de facilitar de uma forma rápida as mensagens, e a capacidade infinita de armazenamentos de conteúdos, compartilhamento de arquivos instataneamente, não importando a localidade do indivíduo, as midias digitais fizeram aumentar a interatividade com a empresa e o cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (158.9 Kb)   docx (23.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com