TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MKT Cultural

Por:   •  3/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 3

Marketing Cultura (Referencial Teórico)

        O Marketing cultural começou a ter ênfase em 1966, no discurso Cultura e Corporações de Rockfeller, quando o mesmo afirmou que se uma empresa investe em cultura, ela está favorecendo a si própria. Já em nosso país, Brasil, começou a surgir nos anos 90 e vem surgindo uma necessidade das empresas serem adeptas a essa ação cada vez maior.

        O marketing cultural é toda a ação que utiliza como um meio de comunicação a cultura para divulgar o nome, produto ou consolidar a imagem de uma empresa que patrocina.

"Marketing Cultural é o conjunto de ações de marketing utilizadas no desenvolvimento de um projeto cultural". Roberto Muylaert (2001),ONLINE

          Segundo Costa (2004) o marketing cultural pode ser compreendido como o patrocínio de atividades culturais por empresas, no qual, produto ou serviço não é um produto cultural.

        Com o Marketing Cultura a empresa pode fazer várias ações, tais como, promoção: oferecendo amostras do seu produto; endomarketing: distribuindo ingressos para sua equipe; fazer marketing de relacionamento: ter um dia exclusivo para seus convidados; marketing direto: enviando para seu publico uma mala direta avisando que a marca está associada com o show, peça, artista e entre outros; merchandising: o artista consumindo o produto durante o momento cultural; database marketing: fazer pesquisas no local; marketing editorial: fazer matérias sobre o evento e por fim publicidade: fazendo campanhas específicas e ações destacando o patrocínio.

        As empresas estão buscando o Marketing Cultural porque nesse novo cenário, há uma necessidade de diferenciação das marcas, a busca por atingir seu publico alvo diversificando o mix de comunicação, também por uma necessidade da empresa se posicionar perante o seu público como socialmente responsáveis e não menos importante investir em Marketing cultural financeiramente para as empresa se torna um bom negócio com as leis de incentivo.

        Pode-se patrocinar ou apoiar um projeto cultural, patrocínio é quando a empresa paga integralmente ou parcialmente o show, espetáculo e entre outros, já o apoio é quando a empresa para as passagens áreas, estadias, refeições ou outras coisas do tipo.

        Geralmente, só as empresas de grande porte fazem marketing cultural, porque as pequenas e médias empresas acreditam que não tem verbas suficientes e não conhecem as leis de incentivo e seus benefícios.

        O Marketing Cultural conta com as leis de incentivo. Lei de incentivo é uma lei que oferece benefícios fiscais tanto para pessoas físicas como para pessoas jurídicas que investem em cultura. Existem leis de incentivo federais, municipais, estaduais e a áudio visual. Cada lei tem seu abatimento em impostos, algumas chegando a 100% do investimento. As federais isenções de imposto de renda, estaduais ICMS, municipais de IPTU e ISS. O produtor cultural tem que levar em consideração onde o projeto cultural será realizado.

        Para a empresa patrocinar um projeto cultural via lei de incentivo é preciso que o órgão governamental responsável aprove o projeto cultural , após isso o produtor cultural começa a captação de uma empresa que patrocine seu projeto, em seguida oficializa o patrocínio a empresa fornece o dinheiro e depois esse dinheiro retornará para empresa em forma de abatimento de impostos ou outros conforme a lei utilizada.

        É necessário que a ação de Marketing Cultural tem que se encaixar excelentemente com o perfil da empresa, de seu publico alvo e a finalidade buscada. Com esses quesitos analisados aumenta o sucesso da ação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (67.4 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com