TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MKT de relacionamento com médicos

Por:   •  3/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 2

O que é o marketing de relacionamento?

        O Marketing de Relacionamento (RM) é o processo de alcançar a solidificação de relacionamentos, tornar clientes indiferentes em clientes leais, entender suas necessidades, servi-los, torná-los parceiros.

        O MR recebeu sua primeira definição em 1983, pelo autor Berry, como sendo a atração, a manutenção e o aumento do relacionamento com os clientes. Berry reconhecia a fidelização dos clientes como o melhor fator para se destacar perante os concorrentes e aumentar competitividade entre eles.          

        O bom relacionamento no segmento saúde garante o funcionamento do ciclo no mercado. Portanto, o primeiro passo para alcançar a fidelização dos clientes é estabelecer proximidade, valorizar o ser humano e a família, praticar o respeito e acima de tudo estar centrada no motivo de sua existência, na sua missão.

        

"Ter o cliente em primeiro lugar; melhorar tudo e sempre; qualificar os processos; superar barreiras; inovar, ousar, criar, renovar e recriar; priorizar recursos e utilizá-los sempre melhor; ter visão estratégica do futuro; fortalecer talentos e recompensar recursos humanos; não aceitar a qualidade atual; e planejar, programar, avaliar, corrigir, e reavaliar." (BORBA e CAMPOS, 2003).

        A confiança é a base para todo relacionamento saudável, é preciso ser transparente com clientes, criar dúvidas é gerar insegurança. No caso do CETAM, é preciso manter um relacionamento saudável tanto com os pacientes, quanto com os médicos, que são formadores de opinião nesse segmento e que aumentam a credibilidade da qualidade dos exames e laudos oferecidos pelo centro.

        "É essencial ser o fornecedor de serviços da área da saúde rigorosamente claro e exato na demonstração dos serviços e dos possíveis resultados, explicando ao cliente os processos e seus riscos, os índices e indicadores relativos aos seus serviços, tentando: procurar identificar minuciosamente as expectativas e necessidades dos clientes, esclarecendo todas as dúvidas quanto ao processo operacional e resultados esperados; e influenciar no processo para se alcançar, com o maior grau de resolução e menor grau de riscos, os resultados previstos". (BORBA e CAMPOS, 2003).

        Para o CETAM, manter proximidade com os médicos é essencial, não apenas para tomar consciência de seus elogios, críticas e sugestões, mas também, poder avaliar e dimensionar as ações a serem tomadas para a melhoria contínua.  

Ações a serem tomadas para alcançar a proximidade e o bom relacionamento com os médicos que necessitam dos serviços do CETAM:

- Revista CETAM (Apresentação do centro - Unidades e serviços disponíveis, maquinário, qualidade dos exames, bom atendimento, tudo que tá no video institucional)

- cartazes para os consultórios

- Visitas particulares para apresentação do CETAM, ouvir as criticas, elogios e sugestoes.)

- Materiais de escritório para os consultórios (brindes)

- Palestras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (83.1 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com