TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Ambiental

Por:   •  29/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 2

Marketing Ambiental

Definição

O termo marketing verde, ecológico ou ambiental, surgiu nos anos setenta, quando a American Marketing Association realizou um workshop com a intenção de discutir o impacto do marketing sobre o meio ambiente.

Muitas outras definições surgiram ao longo do tempo e hoje podemos entender o termo como a prática de todas aquelas atividades inerentes ao marketing, porém, incorporando a preocupação ambiental e contribuindo para a conscientização ambiental por parte do mercado consumidor.

Opinião

Bom, podemos entender que a ideia de Marketing Ambiental, representa empresas preocupadas com o meio ambiente e estabelecem compromissos para preservação e educação ambiental. É algo importante, até crucial eu diria, para a visão que a empresa tem no mercado, além de sua relação com os clientes, pois a empresa sempre irá informar aos consumidores sobre as vantagens de consumir produtos responsáveis ambientalmente, assim ajudando com o fator do meio ambiente e na questão da responsabilidade de cada um de nós.

SISTEMA CENTRAL DE MARKETING

O Sistema Central de Marketing é uma rede de instituições que interagem visando suprir os mercados finais com os bens e serviços de que necessitam. Eles costumam fazer o que o mercado precisa para que obtenham mais lucro e parceria no modo geral.

Os intermediários de marketing, também chamados de canais, são o que facilitam o fluxo de bens e serviços entre a empresa e o mercado, o cliente final nesse caso, como já falado na pesquisa sobre Sistemas de Marketing. Podem incluir revendedores, empresas de transporte, empresas de crédito, agências de propaganda, entre várias outras.

Os fornecedores são algo crucial no Sistema Central de Marketing. A empresa é como se fosse algo que transforma matérias-primas, mão-de-obra, maquinários, além de outras coisas, em produtos. Quanto mais a empresa tiver bens, se habituar aos conceitos de mercado e aplicar a gestão de marketing de forma correta, irá acarretar numa melhor relação com os fornecedores, e assim, ela será melhor no mercado.

Os concorrentes são uma parte importante do Sistema Central de Marketing. São eles que influenciam nas escolhas da empresa, dos intermediários, fornecedores, até dos componentes de Marketing, de um modo em geral.

Podemos classificar a concorrência em 3 subtítulos: Concorrência genérica (é um tipo de concorrência que sempre está ativa, não importa se os concorrentes estejam oferecendo um mesmo produto, é essa concorrência que faz as empresas quererem melhorar a cada dia), Concorrência de produto (esse tipo de concorrência é mais relativo a um produto com versões específicas em que as empresas tentam melhorar suas especificações cada vez mais, tentando ultrapassar a outra), e por fim a Concorrência empresarial (essa concorrência se refere ao fato de empresas específicas que são concorrentes do mesmo produto ou serviço).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (79.3 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com