TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Marketing - Atividade Individual MBA FGV

Por:   •  11/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.717 Palavras (7 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

plano de marketing

 Novembro / 2021

Elaborado por: Guilherme Cruz Caldeira Teixeira

Disciplina: Marketing

Turma: 1021-1_22

  1. Introdução

O plano de marketing deste trabalho é uma análise do City Park Açaí Tênis Club, localizado na cidade de Parauapebas, no sudeste do estado do PA, Brasil.

Inaugurado há duas décadas, o City Park Açaí Tênis Club oferece aos moradores locais uma oportunidade de lazer (piscina adulto, piscina infantil, bar, restaurante e quiosques com churrasqueiras às margens do rio Parauapebas), uma gastronomia regional e um contato com a natureza, pois sua estrutura é rodeada por açaizais e próxima da floresta amazônica.

Imagem 1 – City Park Açaí Tênis Club

[pic 3]

 

Fonte: City Park Açaí Tênis Club, 2021. Dsponível em < https://www.cityparkacaitenisclub.com.br/ >. Acesso em: 05 nov. 2021


2. Desenvolvimento

Os dados obtidos para as análises foram extraídos das páginas do site do City Park Açaí Tênis Club, avaliação de clientes nas redes sociais, dados do IBGE, vivência pessoal na cidade de Parauapebas e visita ao clube.

2.1 Pesquisa de Mercado e Resultados Encontrados

2.1.1. Fatores Econômicos

O City Park Açaí Tênis Club está situado na cidade de Parauapebas, considerada a capital do minério, por ter como principal fonte de renda a exploração mineral de ferro na mina de Carajás, pertencente a Vale S.A. Além da mina de Carajás, situada na cidade, Parauapebas também se beneficia com a residência de grande parte dos trabalhadores das minas de Salobo (Cobre), Serra Leste (Ferro) e mina do Azul (Manganês). (VALE, 2021).

Além da rica exploração mineral, também se situa na cidade o aeroporto de Carajás com voos domésticos da Azul e Gol e a estação ferroviária que liga Parauapebas a São Luís – MA.

Associada a este panorama econômico, a cidade gerou um PIB per capita de 78.418,15 em 2018 e tem uma média de 92.857,57 de 2010 a 2018 e hoje tem uma população de 218.787 habitantes, de acordo com o IBGE, 2021.

Imagem 2 – PIB per capita de Paraupebas

        [pic 4]

[pic 5]

Fonte: IBGE, 2021. Disponível em < https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/pa/parauapebas.html>. Acesso em 05 nov. 2021

O City Park Açaí Tênis Club está localizado a 6,8 Km do centro de Parauapebas, logo, a maioria dos clientes o procura nos finais de semana e feriados buscando lazer em família, encontros entre amigos e para fazer churrascos nos inúmeros quiosques encontrados a beira do rio Parauapebas.

Atualmente o clube só distribui cotas para funcionários públicos municipais. Os demais podem acessar a estrutura através de compra de ingressos individuais.

2.1.2. Fatores Socioculturais

Parauapebas foi emancipada em 10 de maio de 1988 e, hoje, com apenas 33 anos é a sexta cidade mais populosa do Pará dentre as 144 que compõem o estado com 153.908 pessoas no Censo de 2010 e estimativa de 218,787 em 2021, conforme IBGE.

Imagem 3 – População de Parauapebas, 2010 e 2021

[pic 6]

[pic 7][pic 8]

Fonte:IBGE, 2021. Disponivel em <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/parauapebas/panorama>. Acesso em 05 de nov. 2021.

A cidade nasceu devido a extração mineral e toda sua economia gira em torno desta atividade econômica, tendo-a como principal fonte de renda. A busca de mão de obra qualificada para a mineração local atrai trabalhadores de todo o país e torna a cidade muito promissora para se desenvolver profissionalmente.

Desta maneira, a população local é majoritariamente formada por crianças, jovens e adultos em idade economicamente ativa, ou seja, uma população flutuante, transitória e dinâmica, apta a exercer uma atividade econômica, como se pode ver no gráfico abaixo:

[pic 9]

Fonte:IBGE, 2021. Disponivel em <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/parauapebas/panorama>. Acesso em 05 de nov. 2021.

Conclui-se assim, que o público-alvo se divide em famílias com filhos pequenos que procuram recreação e lazer e jovens que buscam entretenimento com os amigos no bar e piscina.

2.1.3. Fatores Tecnológicos

A equipe de atendimento aos clientes do bar e restaurante não possui nenhum dispositivo para cadastrar os pedidos e gerenciar os pagamentos. O mesmo acontece com os colaboradores da portaria, que não tem dispositivos para cadastrar e controlar o acesso de sócios e visitantes ao clube. Isso ainda se torna mais complexo pelo tamanho da área a ser atendida e a falta de numeração das mesas.

2.1.4. Concorrência

Tendo em vista a distância do clube ao centro da cidade - 6,8 Km - sua estratégia atual está voltada para o lazer, ao contrário dos pequenos clubes mais próximos da cidade que focam na prática de esportes como natação para adultos e crianças e hidroginástica para adultos e idosos.

No seu nicho de clube de médio porte para lazer, não há concorrência na cidade.

2.1.5. Fatores Internos

O clube possui um site com a sua localização, imagens, páginas de redes sociais e contatos para atrair os clientes.

A infraestrutura do clube é adequada para o seu porte, mas não traz o conforto necessário para os seus clientes pela ausência de vestiário com armários, fraldário e sauna, além de ter apenas quatro banheiros com estrutura precária.

Os colaboradores têm dificuldades em atender todas as mesas e não demonstram habilidade em atender os clientes e administrar os pedidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (2.1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com