TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing - Empresa Terra & Sol

Por:   •  30/1/2020  •  Abstract  •  1.188 Palavras (5 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO

    Neste trabalho iremos abordar os aspectos e conceitos de marketing da empresa Terra & Sol Automóveis, uma concessionária renomada e que está há anos impactando o mercado de automóveis e contribuindo com o bem-estar socioambiental. Essa empresa atua no ramo automobilístico como uma revendedora e seus principais produtos são os veículos de luxo, cujos possuem acessórios de alta tecnologia e conforto. Além disso, a empresa também trabalha com o comércio de veículos usados e populares, que possuem um baixo preço e auxiliam na diferenciação da empresa, processo que será detalhado no decorrer deste trabalho.

    O desenvolvimento estará voltado a responder às questões e detalhar os conceitos e processos utilizados na empresa. Todavia, não podemos deixar de lado a importância do Sistema Central de Marketing e como a nossa empresa está posicionada nesse sistema. Ademais, iremos discorrer sobre as dificuldades e os desafios da nossa empresa para atuar no mercado, além das ferramentas de marketing utilizadas.

DESENVOLVIMENTO

QUESTÃO 1 - Adote um conceito de marketing (que deve ser explicitado), e com base nele apresente suas considerações sobre sua aplicação na sua empresa, destacando especialmente o seu principal produto ou serviço.

RESPOSTA: De maneira geral e sucinta, marketing pode ser entendido como ação de mercado (mercadando), em um significado mais amplo da palavra, é possível afirmar que o marketing é uma forma de entender e atender o mercado, ou seja, buscar as necessidades dos clientes afim de atendê-lo ofertando um produto ou serviço, aliando com o objetivo (vendas/lucro) da empresa, respeitando o meio ambiente e consequentemente gerando um bem-estar na sociedade. Em nossa empresa valorizamos esse conceito, de forma em que sempre estamos pesquisando as necessidades do mercado e gerando melhores possibilidades de aumentos nas receitas financeiras, além de contribuir para a sociedade.

QUESTÃO 2 - Desenhe o Sistema Central de Marketing em que sua empresa se situa, discorrendo sobre cada um dos componentes, inclusive com exemplos. Destaque principalmente as inter-relações.

RESPOSTA: 

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

        [pic 5][pic 6]

[pic 7][pic 8][pic 9]

[pic 10]

[pic 11][pic 12]

[pic 13]

[pic 14][pic 15]

[pic 16][pic 17]

Fornecedores: Os nossos fornecedores são as montadoras de automóveis, mas de modo geral podemos afirmar também que pessoas físicas desempenham um papel importante a partir do momento que decidem vender ou trocar seu automóvel em bom estado.

Intermediários: É exatamente aqui que estamos posicionados no Sistema Central de Marketing, desempenhamos na sociedade um papel de intermediador, ou seja, facilitamos o fluxo do produto (carros) entre o produtor e o consumidor.

Concorrentes: No mercado, o que denominamos de concorrência não é somente aquelas empresas que produzem ou vendem produtos similares aos nosso, mas também as pessoas autônomas que anunciam seu veículo. No caso da Terra & Sol Automóveis, nossos principais concorrentes de modo geral são as revendedoras e concessionárias de carros, estes por sua vez são denominados como concorrentes diretos. Já os nossos concorrentes indiretos são todas aquelas empresas e pessoas que oferecem ao mercado um produto que por questão de substituição (bem substituto) possa suprir as necessidades dos clientes, como por exemplo, revendedoras de motos ou bicicletas.

Mercado: O mercado pode ser definido como o ambiente na qual os objetivos das empresas estão voltados afim de satisfazer os clientes. O conjunto de componentes do Sistema Central de Marketing (empresas, intermediários, fornecedores, concorrentes) fazem com que fazem hajam um fluxo de troca, onde informações e dinheiro são trocadas por mercadorias e vice-versa.

QUESTÃO 3 - Escolha três itens entre as Dificuldades e Desafios do Marketing na atualidade e sobre eles discorra, ligando à sua empresa ou produto/serviço.

RESPOSTA: 

1° desafio: Entender as necessidades e desejos dos consumidores. Na empresa Terra & Sol, para entender as necessidades de seus consumidores, várias pesquisas são feitas de duas formas: indo de porta e porta na vizinhança e em locais estratégicos, como por exemplo, nos shoppings da cidade. Essa pesquisa funciona para entender quais modelos de veículos atendem aos desejos das pessoas e quanto as mesmas estão dispostas a pagar por um modelo ideal. Uma das dificuldades enfrentadas pela empresa está relacionada ao custo do deslocamento dos funcionários que vão pesquisar em campo e na questão de que muitos pesquisados desejam um carro de luxo a preço baixo, que não é encontrado facilmente entre os fornecedores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (140.1 Kb)   docx (152.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com