TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Governamental, Político e Eleitoral

Por:   •  16/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  928 Palavras (4 Páginas)  •  717 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Andrei Rodrigues Fabretti

Tia 41560779

Avaliação P1

Marketing Governamental, Político e Eleitoral

São Paulo

2018


  1. Utilizar a técnica de Focus Group é de suma importância para realizar pesquisas e avaliar quais são as reações desse determinado grupo de pessoas, servindo como um termômetro, indicando como estava a popularidade do candidato, se o que ele dizia estava de fato surgindo efeito, se as pessoas estavam realmente acreditando nele, se determinado grupo poderia mudar o vote entre outras centenas de coisas que é possível de se saber utilizando essa técnica. Utilizando essa técnica, a consultoria conseguia “mapear” e traçar as melhores estratégias, ao longo do documentário foi mostrado diversas vezes em que o Focus Group foi utilizado, cada momento para se obter uma informação diferente, ou atualizar uma informação antiga. Ajudou muito a entender o que a população esperava do candidato e também a entender o que não gostavam, conforme avaliavam os resultados, tomavam novos rumos com a campanha de Goni.

  1. O conceito de “Photo of the day” consiste basicamente em: o candidato deve aparecer apenas em 1 ou 2 eventos de grande porte durante o dia, reduzindo assim a chance da concorrência flagrar algo que seria constrangedor, embaraçoso ou até mesmo que cause um efeito extremamente negativo para o candidato. Se comparecer em muitos eventos ao longo do dia, aumenta a chance de algum deslize, de uma plateia vazia entre outras coisas que podem ser usadas pelos seus concorrentes. Se você for apenas a um grande evento, com um bom discurso, grande público etc. sua acessória pode utilizar desta matéria para aumentar sua credibilidade/moral/imagem entre outras coisas.

Funcionaria no Brasil ou em qualquer outro lugar, um exemplo foi quando o José Serra foi chutar uma bola em uma comunidade e seu sapato acabou voando, imagem embaraçosa que acabou viralizando. João Doria utilizou desta tática diversas vezes, exemplo: Quando se vestiu de gari.

  1. Estratégia pouco moral (ao meu ver), porém, de fato efetiva. Funcionou contra o candidato Manfred, de primeiro colocado terminou a eleição em terceiro. A consultoria de Goni, insistiu bastante em que Manfred era um ex militar, que passou a vida inteira praticamente com o exército, e que possuía uma casa enorme, coisa difícil de se conquistar com um salario militar, começou a gerar desconfiança na população, tirar a integridade do candidato perante o povo, após o início dos ataques, que eram realizados por partidos menores para não acarretar consequências para o partido de Goni, realmente a popularidade de Manfred havia caído, resultado mostrado nos Focus Groups realizados pela consultoria. Na dinâmica eleitoral brasileira acredito que funcionaria, porém, não seria tão eficiente quanto foi nas eleições da Bolívia, pois no Brasil, todos partidos já foram envolvidos em algum escândalo (ou estão envolvidos), todos já tiveram candidatos corruptos que foram eleitos, ou candidatos que realizaram diversas promessas e não cumpriram absolutamente nada, esse ataque aos candidatos acaba acontecendo de forma “orgânica” pela própria população e pelo próprio passado dos partidos/candidatos. Mas claro que um ataque de maneira ordenada, com informações novas, reais e precisas complicariam ainda mais qualquer um que se candidate.

  1. Concordo com a frase, e acho fundamental que realmente aconteça essa sinergia. Não ocorreu na campanha de Goni, seu discurso pré-eleito foi um, seu discurso e ações após ter assumido o poder mudaram em questão de pouco tempo, sem contar com erros básicos nas suas ações, que não poderiam acontecer de forma nenhuma, principalmente pelo fato dele ter sido eleito por maioria simples (quem não votou nele não o queria na presidência de forma alguma), essa falta de alinhamento da comunicação com suas ações resultou em passeatas e rebeliões pelo país inteiro. Exemplo da sua falta de coerência foi o aumento dos impostos das pessoas pobres, cobrando um valor significativo para elas, gerando descontentamento e revoltas que resultaram nele tendo que renunciar seu mandato.
  1. As estratégias mudam de acordo com o tipo da campanha, seja ela majoritária ou proporcional, devido ao fato das variáveis de: Praça, sendo uma campanha majoritária temos que pensar em como atingir pessoas com base em  cidades e estados, campanhas proporcionais pensamos em como atingir vilas e bairros. Campanhas majoritárias precisam de equipes maiores e mais complexas, que demandam um budget maior. Campanhas majoritárias exigem um maior acompanhamento para elaboração de estratégias de contrapropaganda, entre outras coisas. Campanhas proporcionais são campanhas mais enxutas e com estratégias voltadas para bases políticas específicas.
  1. Partidos pequenos tem sua importância, pois podem ser utilizados em algumas estratégias de ataque à outros candidatos (Ex do documentário quando a equipe de Goni atacou Manfred), formam uma base partidária mais sólida, dão poder aos partidos maiores quando se aliam (maior número de votos para aprovações) etc..
  1. Estratégias digitais ajudam ambos os tipos de candidatos, porém, ajudam mais ainda Deputados devido ao eleitorado deles serem menores e mais específicos, assim campanhas digitais que permitem um maior direcionamento e uma segmentação maior e mais assertiva, sendo maior vantagem do que em uma campanha que abrange o território nacional por completo.
  1. Pesquisas de marketing fazem com que fiquemos a parte do que realmente o povo está pensando/querendo, assim nos ajudando a direcionarmos melhor nossos esforços e estratégias, poupando tempo, erros e acertos, servem fortemente como um norte para qual lado seguir durante uma campanha, exemplo disso são as mudanças adotadas pela consultoria de Goni no documentário conforme eles obtinham resultados das pesquisas de marketing, além disso auxiliam nas ações e contrapropaganda e também serve como um termómetro para ver se as ações estão de fato sendo efetivas e tendo o resultado desejado ou se estão pouco assertivas e causando um efeito contrário ao que era esperado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (51 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com