TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Social Torrie

Por:   •  12/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.391 Palavras (14 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 2]

 

 

Índice

 

Introdução        

Contexto histórico do Marketing Social e sua evolução        

Marketing Social versus Marketing Comercial        

Produto Social        

Agentes do Marketing Social        

Campanha de Marketing Social        

Conclusão        

Bibliografia e Netgrafia        

 

         

 

Introdução

 

No âmbito da unidade curricular Psicologia do Consumidor, elaborámos um trabalho, onde é abordado o Marketing Social, procurando conhecer o conceito, definições e as várias aplicações que lhe vêm sendo dadas na sociedade.

Procuramos entender um pouco melhor qual é o papel do marketing social, relevando que se trata de uma estratégia de mudança de comportamentos e práticas da sociedade. O seu objetivo primordial é atenuar ou eliminar os problemas sociais.

 O Marketing Social é a gestão estratégica do processo de inovações sociais a partir da adoção de comportamentos, atitudes, práticas individuais e coletivas, orientadas por preceitos éticos, fundamentados nos direitos humanos e na equidade social.

 

         

 

Contexto histórico do Marketing Social e sua evolução

 

O Marketing como área de conhecimento distinta das outras atividades comerciais iniciou-se no princípio do séc. XX (1900), momento em que a economia de mercado se generalizava no mundo ocidental. A economia de mercado, alterou radicalmente as relações entre a economia e a sociedade, concedendo às atividades económicas uma grande importância e autonomia. As relações existentes entre produtores, trabalhadores e consumidores seriam, a partir de então, regidas por leis de mercado e não por controlo social. O Marketing apareceu, assim, vinculado à questão econômica, e obteve o seu lugar quando os mercados passaram a ser autorregulados e não determinados e controlados pela estrutura social. A revolução industrial levou a modificações na economia mas também na sociedade, na tecnologia e na ciência.

A segunda Guerra Mundial (anos 40-50) trouxe contribuições importantes para a Psicologia entender práticas de persuasão. Uma importante fonte para a compreensão dessas práticas de persuasão foi a compilação de dados psicológicos e demográficos, recolhidos pelos nazis, usados como arma de guerra e após a guerra, utilizados no mercado.

Nos anos 50-60 o Marketing começou a dar enfase à gestão empresarial que considerasse aspetos sociais e à análise qualitativa do Marketing. Muitos novos conceitos, alguns vindos do campo da gestão e de outras ciências sociais, foram introduzidos nessa área de conhecimento. A contribuição da Psicologia, auxiliou na compreensão do consumidor, antes visto apenas como um ser racional. A escola do Behaviorismo foi a primeira a ingressar na área do “Comportamento do Consumidor”. Nos anos 60 surge a origem do conceito de posicionamento que permite distinguir uma empresa entre várias que estão no mercado e contribui para ajudar o cliente a fazer a diferenciação. Philip Kotler figura marcante, inicia os seus estudos do marketing.  

Em 1960-1970, surgem as primeiras discussões sobre marketing social com campanhas de saúde pública, campanhas promocionais e não educativas. Procuram usar técnicas de marketing como aliado na modificação de hábitos e consciencialização. Devido ao aumento da concorrência a propaganda e promoção de vendas tornaram-se os  meios privilegiados pelos quais as organizações fornecem informações sobre elas próprias, sobre os seus serviços, as suas estruturas de preços e os seus canais de distribuição para os diversos clientes reais ou potencias.  

Nos anos 70 surge uma grande quantidade de supermercados, shoppings e franchisings. A contribuição do marketing passa a ser notória a nível empresarial e rapidamente adotada em outros setores da atividade humana. Os governos, organizações civis, partidos e entidades religiosas, passam a valer-se das estratégias de marketing, adotando as necessidades e realidades.  

Nos anos 80, o lançamento do livro de marketing mais vendido de sempre ao focando completamente a sua atenção no cliente, levou o marketing as massas. A divulgação do livro e a necessidade mercadológica, faz com que marketing passe a ser uma preocupação direta da direção das organizações. Nesta época o objetivo é a adoção de comportamentos, atitudes, valores e ideias sociais. A causa é social, mas os mecanismos do Marketing Social ainda são adaptados do contexto comercial.

  Nos anos 90, o avanço tecnológico teve grande impacto no mundo do marketing tal como em muitos outros sectores da sociedade. O comércio eletrónico, os serviços de atendimento ao consumidor assim como outras inovações, permitiram uma gestão de relacionamento com clientes em larga escala. O fortalecimento do conceito de Marketing Social em que a satisfação do consumidor e a opinião pública passou a estar diretamente ligada a participação das organizações em causa sociais. Marketing Social como modelo de gestão que objetiva o bem-estar social e a vinculação de intervenções sociais com avaliação de impacto e políticas públicas.

A década de 2000, é essencialmente marcada por vários acontecimentos de consequências absolutamente devastadoras para o Homem e para o meio ambiente. Disso são exemplo: as grandes catástrofes naturais registadas (tremores de terra, tornados e tsunamis), guerras, várias quedas de aviões comerciais, desastres ecológicos como a maré negra causada pelo petroleiro "Prestige" ataques  terroristas de grande escala (como a queda das torres gémeas, nos EUA),  a inconstância do preço do petróleo, e a recessão económica generalizada, entre muitos outros eventos comentados, vezes sem conta, nos meios de comunicação por todo o mundo.

 

O acesso á informação, mas também a transferência de vídeo, áudio e software`s, recursos da Internet como as redes sociais, a comunicação por mensagens instantâneas, e o comércio eletrónico modificaram em grande extensão a maneira como as pessoas se relacionam entre si, tanto em nível pessoal quanto em nível profissional e social.  

A internet consolida-se como veículo de comunicação em massa e armazenagem de informações, a Globalização da informação atinge um nível sem precedentes históricos.

Acompanhando as mudanças mundiais, o Marketing também sofre transformações e tem cada vez mais facões. No marketing social a especificação ocorre principalmente ao nível do seu objeto (consciência social) e nos objetivos a que se propõe (despertar consciências, modificar atitudes e alterar comportamentos). Surge agora, tendo como conceito principal o emprego do planeamento do mercado, as melhores estratégias, a análise das técnicas tradicionais e mais inovadores, todas elas ao serviço do bem-estar do indivíduo em si e da sociedade, procura transmitir a importância de determinadas ações.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (459.9 Kb)   docx (368.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com