TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing De Varejo

Artigos Científicos: Marketing De Varejo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  998 Palavras (4 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 4

Wa1 - Tec. em Marketing - Marketing de Varejo e Planejamento

A Importância do Planejamento Estratégico

As empresas estão atualmente imersas em um ambiente turbulento, repleto de mudanças e desafios. É necessário que as empresas busquem se adaptar a esses desafios e mudanças caso queiram sobreviver nesse ambiente turbulento. Podemos citar como alguns dos desafios que estão ao redor de uma empresa:

• A mudança no comportamento do consumidor (que obriga as empresas a lançar novos produtos para satisfazer esse consumidor),

• Novos concorrentes (que obrigam as empresas a alterarem seus produtos, preços, comunicação, para não perder participação de mercado).

Situações e desafios como estes obrigam as empresas a criarem estratégias e ações no sentido de se adaptar a essas mudanças visando obter resultados positivos.

Nenhuma empresa está mais “tranquila”, nenhuma empresa pode se dar ao luxo de ficar “esperando” as coisas acontecerem para só então tomar alguma providência. Imagine a seguinte situação fictícia...

Um determinado supermercado de porte médio localizado em uma região de uma cidade... Vamos chamá-lo de “Mercado Boa Compra”. Esse supermercado já está há mais de 15 anos instalado nesse local, é bem conhecido na região, possui vários clientes, porém seus proprietários, ao longo desse tempo, não pensaram em modernizar esse supermercado, não investiram em um bom sistema de informações, não buscaram aumentar seu espaço, aumentar a variedade de produtos e serviços oferecidos... ou seja, já estão há muito tempo praticando as mesmas ações, os mesmos processos, sem pensar em novas tecnologias e novos investimentos. Podemos dizer que, diante dessa situação, os proprietários do “Mercado Boa Compra” estão “tranquilos” e confortáveis.

Mas, de repente, um novo mercado se instala na região, (vamos chamá-lo de Mercado Moderno) ... O “Mercado Moderno” é de grande porte e faz parte de uma grande rede de supermercados, possui uma variedade interessante de produtos e serviços oferecidos, um bom sistema de informações, pessoal treinado, oferece um ambiente muito confortável para seus clientes, preços melhores (pelo fato de pertencer a uma grande rede de supermercados).

Diante dessa situação, os proprietários do Supermercado “Boa Compra” começam a ficar preocupados... passam-se os meses, e muitos moradores daquela região são atraídos para o recém-chegado “Mercado Moderno”, em busca de novos produtos, novos serviços, bons preços, os moradores ficam “encantados” com os novos serviços prestados por esse novo mercado...

Passa o tempo e cada vez mais os clientes deixam de comprar no Mercado “Boa Compra” e buscam fazer suas compras no “Mercado Moderno”... E os proprietários do “Boa Compra” ficam cada vez mais preocupados.

Chega o momento em que os gestores chegam à conclusão de que não é mais possível manter as atividades do Mercado “Boa Compra”, não é mais possível competir com os preços, produtos e serviços do “Mercado Moderno”, e assim seus proprietários acabam encerrando suas atividades.

Esse tipo de situação, por incrível que pareça, acontece muito nos dias atuais. Muitas empresas fecham suas portas, encerram suas atividades devido ao surgimento de um grande concorrente, um produto substituto ou outras surpresas desse mercado cada dia mais competitivo e turbulento.

Dessa maneira, é importante que as empresas e seus gestores exercitem sua capacidade de reflexão... é preciso pensar sempre em algumas questões, tais como: Onde estamos? O que queremos desse mercado? Nosso cliente está satisfeito com nossos produtos e serviços? O que nosso cliente gostaria de consumir? Onde gostaríamos de estar daqui a dois anos? E daqui a 10 anos?

Essas são perguntas/questionamentos que as empresas e seus gestores precisam constantemente estar fazendo. Essas reflexões são necessárias para que os gestores tentem imaginar em que “posição” eles gostariam de ver sua empresa em um futuro próximo... Será que queremos estar entre as melhores do mercado? Queremos estar em uma posição intermediária? Ou será que corremos o risco de ficarmos como o Supermercado “Boa Compra”, encerrando nossas atividades?

É interessante que a empresa estude e visualize qual a posição em que gostaria de estar no futuro, para a partir daí se preparar, planejar esforços suficientes para que ela consiga alcançar esse patamar superior no futuro.

E para que a empresa visualize sua posição no futuro, para que consiga se preparar, se planejar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com