TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modalidades Para Financiamento

Ensaios: Modalidades Para Financiamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  3.255 Palavras (14 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 14

1 INTRODUÇÃO

A pesquisa deste trabalho foi comparar às diversas formas de prazos, pagamentos, juros e taxas entre algumas financeiras da cidade de Itaiópolis situados a região norte de Santa Catarina, realizado uma simulação de um empréstimo CDC de R$ 20.0000.00 para a aquisição de um veículo 0 km.

Nos dias atuais está bem mais fácil financiar um veículo. Existem vários tipos de créditos disponíveis e diversas formas para se conseguir um financiamento. Empresas pesquisadas SANTANDER, BANCO DO BRASIL e BV financeira.

A análise de crédito é um processo que envolve a reunião de todas as informações disponíveis a respeito de uma pessoa que está procurando crédito para comprar seu bem e tem o objetivo de decidir pela concessão ou não do crédito. O solicitante pode ser pessoa física ou jurídica. O crédito é um elemento crucial que está presente em praticamente todas as políticas financeiras das empresas comerciais e industriais, como forma de impulsionar as vendas, para suprir eventuais necessidades de caixa, para a realização de aquisições ou aumento da capacidade de produção.

Este trabalho também tem como finalidade relacionar a importância dos cálculos financeiros e das informações contábeis para a tomada de decisão no contexto organizacional.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Fundamentação Teórica

Capital: É o valor aplicado por meio de alguma operação financeiro também conhecido como: Principal Valor Atual, Valor Presente ou Valor Aplicado.

Juros: Representam a remuneração do capital empregado em alguma atividade produtiva, como podemos citar: empréstimos financiamentos, descontos, etc. Os juros podem ser capitalizados segundo os regimes de capitalização simples ou composta, e algumas vezes em condições nas quais ocorrem ambas.

Encargos Financeiros: Representam os juros da operação que podem ser pré-fixados ou pós-fixados, constituindo-se custo para o devedor e retorno para o credor.

Empréstimo: Obtenção de capital para pagamento em uma ou mais prestações, geralmente não associado à compra de um bem.

Financiamento: Obtenção de capital para pagamento em duas ou mais prestações, geralmente associado à compra de um bem (bens de consumo duráveis, veículos, imóveis etc). Quando um vendedor nos oferece um financiamento para a compra de um objeto, ele está fazendo o uso de tabelas que foram produzidas por sua gerência financeira.

Amortização: Pagamento do capital emprestado, realizado através de prestações periódicas, mensais, bimestrais, trimestrais, semestrais etc.

Saldo devedor: É o valor que representa o principal da dívida em um determinado momento, ocorrendo após a dedução das amortizações efetuadas pelo mutuário.

Prestações: Representa a amortização somada aos encargos financeiros devidos em determinado prazo.

2.2 Definições Sobre Crédito

Crédito pode ser caracterizado como uma troca de produtos ou serviços como, por exemplo, uma compra feita para pagamento parcelado.

Análise de Crédito: A análise de crédito envolve a habilidade de tomar uma decisão dentro de um cenário de incertezas. Ou seja, quando se faz uma compra a vista em determinada loja é caracterizada uma venda a crédito, por meio da entrega da mercadoria e quando é um banco que faz um empréstimo o financiamento caracteriza-se em uma promessa de pagamento com um vencimento futuro.

Limite de Crédito: Com relação aos limites de crédito, define-se como a quantidade ou valor que cada pessoa poderá receber, considerando a forma ou, como poderá pagar pelo que lhe foi emprestado (Sckrikel, 1994).

Os limites de crédito consistem na organização de um cadastro de clientes, na obtenção de informações e na definição que resultam na determinação de um limite de crédito para cada cliente da empresa. Este limite depende também de cada região.

Linhas de Crédito: Dentre as linhas de crédito para a aquisição de automóveis, o CDC e o LEASING, são as que fornecem maior parte dos recursos no mercado.

Por este motivo, torna-se necessário conhecer de forma detalhada entre as duas opções de financiamento para veículos e para que o consumidor entenda sobre as opções.

Instituições Financeiras: A instituição financeira tem como papel analisar o cadastro das pessoas físicas ou jurídicas, com o objetivo de enquadrar a operação, definindo assim as garantias e negociando diretamente com o interessado.

Desta forma o cliente poderá antes de visitar uma financeira, identificar o que está buscando, para que desta forma o banco possa oferecer da maneira correta todos os produtos disponíveis. Assim serão estudadas algumas modalidades de financiamento e arrendamentos, com o objetivo de deixar o consumidor mais atento ao que lhe é oferecido.

2.3 Crédito Direto ao Consumidor (CDC)

Trata-se de linha de crédito destinada a financiar a prestação de serviços e aquisição de bens duráveis com amortizações mensais fixas, já com os encargos envolvidos. Os bens duráveis financiados podem ser novos ou usados.

Esta modalidade de crédito está presente no dia-a-dia quando se compra um bem durável e se paga a prazo. Na verdade, se está levando o bem e assumindo uma dívida com uma financeira ou um banco. A instituição financeira por sua vez, paga no ato para a loja da qual se leva o bem.

CDC (Crédito Direto ao Consumidor)

-Tem cobrança de IOF

-Documentação fica em nome do comprador, alienado a instituição financeira.

- O comprador define o número de parcelas.

-É bem menos burocrático revender um bem ainda financiado.

-A maior vantagem: Desconto na antecipação das parcelas.

2.4 Sociedade de Arrendamento Mercantil (Leasing)

O arrendamento Mercantil (leasing, em inglês) é uma forma de financiamento de bens do Ativo Imobilizado. A ampla aceitação dessa modalidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com