TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motivação pessoas na organização

Projeto de pesquisa: Motivação pessoas na organização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.205 Palavras (5 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 5

1- INTRODUÇÃO

Nas teorias clássicas e científicas, o enfoque motivacional era baseado na remuneração do funcionário, mas no decorrer do processo, o empregado foi buscando outras preocupações com seu emprego além da remuneração. Existe uma grande luta para garantir a sobrevivência, em meio a esse cenário de competitividade e cobranças. Muitas empresas conseguem manter um bom relacionamento com seus empregados, conquistando a sua colocação no mercado, mantendo um ambiente de trabalho saudável e em constante crescimento. Segundo Chiavenato (2005), funcionário mais feliz ajuda a gerar lucros maiores.

O estudo da motivação abrange os diferentes modos de como se dar o comportamento do indivíduo, já que a motivação existe dentro das pessoas, influenciando o seu comportamento. As várias teorias motivacionais procuram identificar nos indivíduos as necessidades que são mais comuns entre elas, para que em uma organização, ambos os lados sejam beneficiados, tanto o gerente como os seus subordinados.

A administração motivacional se torna complexa pelo fato de que cada indivíduo possui interesses e fatores motivadores diferentes. Primeiramente, os trabalhadores reagem a um incentivo – salário, sob condições de aproveitamento do ambiente, dos instrumentos de trabalho e do valor do trabalho. Atualmente as organizações têm despertado o interesse em promover a motivação para obter bons resultados, isso através de treinamentos, dinâmicas, palestras, esses eventos isolados atendem as necessidades momentaneamente, mas em longo prazo são esquecidos pelos funcionários. De acordo com Chiavenato (2005), quando as pessoas ingressam e permanecem em uma organização, passam a desenvolver certas necessidades e expectativas que precisam ser atendidas para que percebam que seus esforços e investimentos pessoais produzem retornos significativos e se sintam motivados.

A estratégia de motivação na empresa deve ser empregada de forma que proporcione o espírito de cooperação entre as equipes, diminuindo a rivalidade entre colaboradores. As pessoas, em geral, esperam serem reconhecidas pelo seu trabalho, serem premiadas por alcançar metas e resultados, receber apoio e elogios do chefe e colegas e receberem informações corretas para tomarem suas decisões. Mesmo com todas as dificuldades existentes, as organizações têm à sua frente, o grande desafio de atrair à sua mão-de-obra e criar condições para que tais pessoas permaneçam na organização; façam seu trabalho com eficácia e sintam-se satisfeitas no desempenho de seus cargos.

Sendo assim, os indivíduos agem da forma que acreditam que serão levados ao seu objetivo desejado, ressaltando que o fator motivação é variável, pois à medida que suas necessidades vão sendo atendidas, o indivíduo já vai buscando novos objetivos e finalidades.

O processo motivacional se torna bastante difícil de entender pelo fato de não haver uma única motivação que determine como os trabalhadores se conduzirão com relação ao desenvolvimento de suas tarefas, ou seja, não há estratégia específica que faça com que todos tenham um moral elevado.

A motivação é considerada importante, no que diz respeito ao sucesso empresarial, onde o indivíduo sente-se realizado na execução de algum projeto ou mesmo na gestão de algum setor. Em geral, as pessoas almejam planos de carreiras, benefícios e incentivos salariais, a esse respeito Maximiano (2006), afirma que as recompensas materiais são as que oferecem maior atrativo para as pessoas.

Segundo Vroom (1997) tanto sob o ponto de vista da administração, como dos trabalhadores, o sucesso é um tipo de motivação que não nasce sozinho, depende tanto da tecnologia adotada na organização, como do desempenho e da qualidade exercida pelas pessoas que ali trabalham em torno de um mesmo objetivo. A conotação do trabalho e da motivação deve estar em sintonia com os valores e cultura da organização.

No ambiente interno e externo da organização, a motivação é uma das principais alavancas da inovação, contribuindo efetivamente para o alcance da competitividade global das organizações. Nesse contexto, o presente trabalho objetiva definir o comportamento organizacional e as relações entre participantes e organizações, seus conflitos e suas interações e avaliar de forma clara os fatores motivacionais dos colaboradores da Fábrica de Cimento Nassau / Fronteiras – PI e como a motivação influencia no desempenho dos trabalhadores.

1.1- Problemática

O presente trabalho busca saber quem é o responsável pela motivação das pessoas dentro da organização, pois o que se vê é que qualquer que seja o modo desenvolvido pela empresa para motivar seus colabores, este é o momento de valorizar a experiência profissional do indivíduo, que têm conhecimento no que faz, de criar um ambiente onde as pessoas tenham prazer em trabalhar, onde possam expressar seu potencial criativo, sua inteligência, intuição e capacidades que busquem favorecer o crescimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com