TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

N2 Gestão De Pessoas GEX

Exames: N2 Gestão De Pessoas GEX. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  2.554 Palavras (11 Páginas)  •  756 Visualizações

Página 1 de 11

2.

Incorreta “A intensa competição no âmbito do mercado de trabalho nos leva à certeza de que, ao contrário do que ocorria no passado, é de fundamental importância que o profissional moderno esteja atento ao desenvolvimento das novas competências que, com a evolução da tecnologia de produção, dos novos processos gerenciais e da concorrência, são dele exigidas a todo o momento”. (Fonte: BALDO, V. Mercado de trabalho, competências e marketing pessoal. Disponível em <http://www.fundacaoaprender.org.br>). Com relação à competência, considere as afirmações abaixo:

(I) As competências são transformadas no próprio curso das ações à medida que, na busca da melhoria do desempenho, as competências existentes mudam ou novas competências são exigidas.

(II) Cada pessoa tem seu próprio conjunto de competências, pessoais e profissionais, que a diferencia competitivamente, tanto no âmbito técnico quanto no comportamental. Esse diferencial pode ser entendido como o perfil de competências de cada um

(III) A dimensão técnica - constituída pelo conhecimento, experiência e capacidade de atualização - deve ser privilegiada, pois é o suporte da competência uma vez que se revela na ação dos profissionais.

(IV) Quanto mais alto o nível hierárquico do cargo a ser ocupado, mais habilidades técnicas serão requeridas.

(V) Ser competente significa ser capaz de transferir os conhecimentos de acordo com as exigências do contexto em que se atua.

Estão corretas as afirmações:

Resposta

Resposta Selecionada: e.

Apenas as afirmações II, III e IV

Resposta Correta: d.

Apenas as afirmações I, II e V

Feedback da resposta: As afirmações III e IV estão incorretas. No que se refere à afirmação III, considerar esta dimensão desvinculada de outras é reduzir seu significado. Desta forma, se cria uma visão tecnicista na qual a técnica é privilegiada, ignorando-se o contexto social e político em que se insere, assumindo-se um caráter de neutralidade inexistente. A afirmação IV está incorreta, pois quanto mais alto o nível hierárquico, maior a necessidade de uma visão sistêmica, que integre não somente os aspectos técnicos, mas também estratégicos e político organizacionais.

. Pergunta 3 .0 em 0,8 pontos

Incorreta Uma empresa distribuidora de produtos alimentícios para supermercados vem crescendo em níveis representativos. Suas unidades oferecem cada vez mais serviços especiais aos clientes, dentre eles financiamentos para compras a empresários de pequeno porte, agindo como um banco de varejo. Nesse sentido, há necessidade de profissionais especializados em produtos de crédito ao consumidor. Neste cenário, assinale a alternativa em que as duas ações listadas se caracterizam como parte de um programa de desenvolvimento desses colaboradores.

Resposta

Resposta Selecionada:

Desenho da estrutura de cargos e salários da empresa e desenvolvimento de treinamentos sobre negociação e finanças.

Resposta Correta:

Desenvolvimento de treinamentos sobre temas de negociação e finanças e criação de novos sistemas de avaliação do desempenho de colaboradores.

Feedback da resposta: Se a necessidade da empresa são funcionários especializados em produtos de crédito ao consumidor é necessário desenvolver conhecimentos mais pontuais, por exemplo, de negociação e finanças. Por outro lado, é importante que sejam desenvolvidas outras ações. O desenho de cargos e salários, assim como ações disciplinares na realidade, não são ações que visam o desenvolvimento de pessoas. Por sua vez, a gestão de desempenho, através de diferentes sistemáticas possibilita o desenvolvimento de competências, na medida em que são definidas metas individuais que a pessoa deve desenvolver.

. Pergunta 4 .0 em 0,8 pontos

Incorreta Mario Santos, Gerente de Pessoas de uma instituição financeira, decidiu reformular a política de remuneração, implementando um programa de remuneração variável. Ao se preparar para uma reunião com a Direção da empresa, pensou nos argumentos que poderia utilizar para defender a remuneração variável. Qual argumento Mario deverá defender? Assinale a alternativa correta.

Resposta

Resposta Selecionada: c.

A remuneração variável, diferentemente da fixa, eleva os custos fixos da organização, entretanto, estimula o comprometimento do colaborador para com as metas traçadas.

Resposta Correta: b.

A remuneração variável considera as diferenças individuais entre os colaboradores, que são remunerados com base no alcance das metas e resultados.

Feedback da resposta: As organizações têm mudado sua forma de administrar a remuneração, visando, basicamente, um maior comprometimento das pessoas para com a empresa e substituição do cargo tradicional pela flexibilidade na alocação de mão de obra. Para buscar este comprometimento as empresas estão partindo para a remuneração variável, que é a parcela da remuneração total creditada periodicamente a favor do funcionário. Em geral depende dos resultados estabelecidos pela empresa em um determinado período através do trabalho da equipe ou do funcionário tomado isoladamente.

. Pergunta 5 .0,8 em 0,8 pontos

Correta Uma empresa de seguro saúde apresentou resultados abaixo dos esperados na última pesquisa de satisfação de clientes. Arthur, responsável por Gestão de Pessoas, foi encarregado por desenvolver um programa de treinamento com vistas à melhoria do atendimento ao cliente. Com base na situação descrita, considere os seguintes objetivos de um programa de Treinamento e Desenvolvimento:

(I) Proporcionar ao colaborador oportunidades para o contínuo desenvolvimento em seu cargo atual;

(II) Utilizar técnicas adequadas que permitam o acompanhamento do desempenho do colaborador no decorrer de um determinado período de tempo;

(III) Mudar a atitude dos colaboradores de forma a promover relacionamento interpessoal mais satisfatório e para aumentar o seu nível comprometimento;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com