TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM COMÉRCIO EXTERIOR

Por:   •  17/10/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.331 Palavras (22 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIENCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM COMÉRCIO EXTERIOR

SCASA S.A.
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM VI

Aluno: João Augusto Selvátici Sarcinelli R.A. 2093118

ESPIRITO SANTO

2021

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM COMÉRCIO EXTERIOR

JABMIL

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM VI

Aluno: João Augusto Selvátici Sarcinelli R.A. 2093118

[pic 1]

ESPIRITO SANTO

2021

SUMARIO

1. Resumo        4

2. Plano de Negócios        5

2.1 O mercado da Jabuticaba        5

2.2 Analise Interna de Produtos        6

2.3 Metas para exportação        7

2.4 Setores Empresariais        8

2.5 Estratégia de Vendas        9

2.6 Financiamento Para Expansão        11

2.7 Cronograma de Ação        12

3. Ética e Legislação: Empresarial e Trabalhista        13

3.1 Impactos Legais na Sociedade        13

3.2 Trabalho Escravo        14

3.3 Trabalho Escravo no seguimento de Cultivo Rural        15

4. Licitações Internacionais        16

4.1 Lei 8666/93 – Normas Gerais de Licitações e Contratações Públicas.        16

4.2  Lei 10.520/02 – Normas Gerais Sobre a Modalidade Pregão.        17

4.3 Lei 12462/11 – Regime Diferenciado de Contratações Públicas – RDC.        17

5. Conclusão        19

6. Referências        21

1. Resumo

        Continuando nossa analise com a empresa JabMil que deu uma oportunidade para avaliarmos seus conceitos como empresa e pontos que podem melhorar, a JabMil é uma empresa fictícia com dados coletados de outras empresas reais, usaremos esta empresa como base de estudo para aplicar todo o conhecimento adquirido nas matérias de Plano de Negócios, Ética e Legislação: Empresarial e Trabalhista e Licitações Internacionais.

Iremos coletar dados de diferentes partes da empresa e avaliar a situação dela no contexto de importação, exportação, comercial, sociológico e antropológico. Avaliando com ferramentas educacionais propostas, todos os dados coletados e entregues por ela para o embasamento de conclusões que ajudariam a tomada de decisões empresariais.

        Todos os passos dos testes foram embasados em conhecimentos adquiridos tanto nos estudos das apostilas e videoaulas que nos foram passados, quanto nas referencias no final deste trabalho.

        A empresa em questão é considerada de médio porte em seu setor, seu foco é na produção, processamento e industrialização da jabuticaba no interior do estado do Espirito Santo e iniciando agora a explorar caminhos de exportação. Tendo uma ótima visibilidade estrangeira, tenta se aprimorar tecnologicamente solitária com um produto muito pouco explorado no brasil. Tem como politica empresarial a administração familiar no direcionamento da empresa, com contratos sazonais de seus empregados em tempos de colheita. Está em uma vertente grande de crescimento e os planos para uma expansão futura passam por projetos sólidos.

        A criação de novos projetos, produtos e caminhos é bem reclusa no círculo interno da família, onde ela decide os passos que a empresa deve tomar a cada nova ideia. Não possuem um modelo adequado de mesa de ideias, por isso, novos produtos são escassos ao longo dos anos na empresa.

2. Plano de Negócios


        O planejamento é algo fundamental na solidez do futuro empresarial, uma empresa estagnada não obtém crescimento e tende a retração, criar um plano de negócios cria um norte para a empresa seguir em seu processo de evolução.

        O empreendedorismo além de ser uma peça fundamental no desenvolvimento comercial, social e tecnológico mundial, carrega consigo sonhos, desafios e muitas vezes a mudança de vida que o empreendedor almeja. Mas, para isso, não se deve dar passos sem um planejamento, ser arrojado no mercado não necessariamente é sinônimo de engajar em uma ação sem despreparo. O mercado é complexo, mutável, fluido, sazonal e muito bem disputado, deve-se criar um caminho solido entre as intemperes para que a chance de sucesso seja maximizada.

        Vamos analisar neste momento o mercado e as novas ideias que podem ser adicionadas a ele, quais produtos são importantes para se investir, metas para curto e longo prazo para exportações e os setores da empresa que podem nos ajudar neste ponto, analisaremos este mercado definindo estratégias de vendas, como obter o recurso financeiro para este movimento, e logo depois, vamos desenhar um cronograma de ação.

2.1 O mercado da Jabuticaba


        Vamos analisar o mercado da jabuticaba mundialmente e nacionalmente, fazendo isso, teremos parâmetros para os próximos passos neste estudo denso, como a empresa tem todos seus produtos derivados deste fruto, vamos focar neste mercado para garantirmos um resultado bem especifico e mais direcionado para não perdemos o foco do motivo desta análise.

         No brasil são produzidos em média 10 mil toneladas da fruta ao ano, a JabMil entra em uma parcela considerável neste total, abaixo temos a produção da JabMil entre outubro e dezembro (época da safra do fruto) de cada ano em questão.

2017 – 1242 toneladas de jabuticaba.

2018 – 1493 toneladas de jabuticaba.

2019 – 1606 toneladas de jabuticaba.

2020 – 1503 toneladas de jabuticaba.

        Esses dados mostram como a entrada da JabMil é importante no mercado de jabuticaba e aprofundar-se neste mercado destaca a importância da empresa em um modelo estrutural do mercado a nível nacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.1 Kb)   pdf (173.3 Kb)   docx (571 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com