TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

Por:   •  21/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  5.622 Palavras (23 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1]

 

UNIVERSIDADE PAULISTA  

EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA - POLO MACEDO  

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING 

 

 

 

AMANDA ESTEPHANY CARAÇA - RA 2267615

 

 

 

 

 

Magazine Luiza S/A

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – III

 

GUARULHOS – SP 

2022 

AMANDA ESTÉPHANY CARAÇA -  RA 2267615

Magazine Luiza S/A

 PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR  –  III

Projeto Integrado Multidisciplinar apresentado à UNIP -

Universidade     Paulista     -     Polo    Macedo,    como

requisito   necessário   à   aprovação   nas   disciplinas:
Fundamentos  de Marketing, Contabilidade e Dinâmica

das   Relações   Interpessoais   do  Curso  Superior  de

Tecnologia em Marketing.

                                                           Orientadora: Profa.

GUARULHOS - SP

2022

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO ……………………………………………………………………  2
  2. DES 1   ………………………………………………….3
  3. DES  2…………………………….4
  4. DES  3 ..………………………………………………………4
  5. DES 4  …………………….7
  6. DES 5  ……………………………...9
  7. DES  6 ……………….…………………………………………………….11
  8. DES  …….………………………………………………..13
  9. REFERÊNCIAS ……………………………………………………………………14

  INTRODUÇÃO

Baseado em pesquisas relacionadas à empresa Magazine Luiza S/A, também conhecida como Magalu, originou-se a construção desse trabalho, onde venho apresentar o presente Projeto Integrado Multidisciplinar III, ressaltando o enfoque na aprendizagem no curso de Tecnologia em Marketing, demonstrando o aprendizado nas disciplinas: Fundamentos em Marketing, Contabilidade e Dinâmica das Relações Interpessoais, com ênfase nas perspectivas mercadológicas, contábeis e de Relacionamento organizacional.

A Magazine Luiza é uma das lojas mais conhecidas no Brasil no ramo do varejo, realizando a venda de produtos eletrônicos, móveis, telefonia entre outros. A história da Magazine Luiza iniciou-se em 1957, em Franca, no interior de São Paulo, quando o casal Sr. Pelegrino José Donato e Dona Luiza Trajano Donato adquiriram uma pequena loja de presentes, chamada de “A Cristaleira”, que anos mais tarde, passou a ser administrada pela sobrinha do casal, Luiza Helena Trajano.

Atualmente a marca conta com mais de 1400 lojas físicas em mais de 20 estados de todo o Brasil, além de ser pioneira no ramo de e-commerce, com um alto nível competitivo no ambiente empresarial.

A fim de aprofundar mais o estudo sobre essa marca referência no Brasil, apresento neste projeto uma pesquisa ampla, com base em Fundamentos de Marketing, demonstrando o diagnóstico do ambiente de marketing, segmentação do público alvo, análises mercadológicas entre outros assuntos, englobando desde o mix de produto até o custo de aquisição de clientes. Referente a área contábil, foram observados os números e aspectos financeiros e o significativo crescimento da empresa baseado em fluxo de caixa, balanço patrimonial, índice de rentabilidade, custos, entre outros fatores relacionados ao aspecto financeiro.

Por fim, foi abordado a dinâmica das relações interpessoais, no qual foram analisados pontos importantes como: a gestão de pessoas, o clima organizacional, o processo de comunicação empresarial e o dimensionamento das principais atividades desempenhadas pela organização como um todo.

A ORIGEM DA MAGAZINE LUIZA E SEU PÚBLICO-ALVO

A história da Magazine Luiza iniciou-se em 1957, em Franca, no interior de São Paulo, quando o casal Sr. Pelegrino José Donato e Dona Luiza Trajano Donato adquiriram uma pequena loja de presentes, chamada de “A Cristaleira”. Dona Luiza sempre foi apaixonada pelo ramo de vendas e após anos trabalhando em uma das lojas mais famosas de Franca, quando abriu seu próprio negócio, Luiza já possuía um certo conhecimento sobre a área.

Anos mais tarde, a administração da loja passou a ser realizada pela sobrinha de Dona Luiza Trajano, que por coincidência também se chamava Luiza, que revolucionou o âmbito organizacional da empresa, ampliando o leque da linha de produtos e construindo inovações mercadológicas a fim de sempre proporcionar o melhor ao cliente. Com o ótimo desempenho que seguia “A Cristaleira”, Luiza foi conquistando seu público cada vez mais, focando sempre em um bom atendimento e produtos de qualidade e após uma votação na rádio para escolher um novo nome para a loja,  sua clientela opinou pelo nome MAGAZINE LUIZA, que na época houve um estranhamento devido Magazine ser relacionada a revista, mas como os donos prezavam muito a opinião do cliente, decidiram adotar o nome como marca oficial.
Atualmente, a empresa conta com lojas físicas e virtual, sendo uma das maiores lojas de varejo e e-commerce do Brasil, mesmo passando por algumas situações difíceis advindas da crise sanitária da covid-19.
Após apresentar sobre a história da empresa, serão abordados os fatores referentes ao diagnóstico do ambiente de Marketing, começando pela segmentação de mercado, que traz inúmeros benefícios para as empresas, desde a redução de custos até tomada de decisões mais assertivas.

Conforme mencionado anteriormente, a principal atividade da Magazine Luiza está pautada na comercialização de bens duráveis, tendo seu público-alvo com ênfase nas classes sociais A, B e C, sendo na maioria mulheres entre 18 - 55 anos, e para atingir o máximo de clientes possíveis, no seu canal de e-commerce a empresa conta com uma grande diversificação de produtos, desde móveis até roupas para crianças, atendendo todas as personalidade e estilos diferentes, além de possuir preços atrativos que chamam a atenção do consumidor. Fator esse, muito importante para Luiza, pois ela sempre implementou o marketing em sua empresa, voltado para a satisfação de seus clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.7 Kb)   pdf (540.5 Kb)   docx (467.4 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com