TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA RELATÓRIO

Por:   •  5/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.081 Palavras (13 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA RELATÓRIO PIM II

Brasília, 2022.

NOME

RA

01

Jeniffer Cristine Santos Nascimento

2245532

02

Larissa Lorena Guerra da Silva

2251688

03

Rayani Barbosa da Costa

2201706

04

Thayná Geovana de Aquino Azevedo

2248560

05

Wanessa Cristina

2254436

06

Sumário

1.        ECONOMIA E MERCADO        3

2.        EMPREENDEDORISMO, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO        5

3.        MATEMÁTICA APLICADA        8

CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

REFERÊNCIAS        12

INTRODUÇÃO

O tema em questão demonstrará o diagnóstico organizacional da empresa grupo Carrefour, que teve origem em São Paulo no ano de 1975. O Carrefour possui mais de 498 lojas espalhadas pelo território nacional e estão há 47 anos atuando dentro do mercado Brasileiro com varejo e atacado, com 72 mil colaboradores. A empresa possui diferentes modelos de negócios, operações em lojas físicas, drogarias, postos de gasolinas e comércio eletrônico.

[pic 2]

A estrutura de negócios está dividida em seis unidades de negócios segundo o GRUPO CARREFOUR BRASIL, sendo eles, “os hipermercados (Carrefour), supermercados (Carrefour Bairro e Carrefour Market) e lojas de conveniência (Carrefour Express). Como formatos complementares temos: drogarias e postos de combustíveis, os quais se encontram em áreas adjacentes ou dentro dos nossos hipermercados Carrefour. Temos ainda uma robusta gestão de ativos imobiliários próprios podendo alugar áreas comerciais em shoppings e galerias que são administradas pela unidade de negócios Carrefour Property.” Opera também uma série de serviços de crédito ao consumidor, sendo o mais relevante os cartões de crédito Carrefour e Atacadão, através do Banco Carrefour.

O Carrefour é empresa de grande porte e por isso é possível analisar conceitos existentes na prática organizacional, por exemplo, como funciona o setor de Recursos Humanos da empresa, analisando áreas de atuação organograma e a dinâmica das relações interpessoais.

A análise demonstrará com base nos fundamentos, o preparo do setor e a visão organizacional do GRUPO CARREFOUR e com isso relacionar com as seguintes matérias: suprimento de mão de obra, desenvolvimento de recursos humanos e dinâmica das relações interpessoais do curso Gestão de Recursos Humanos, com as informações obtidas sobre a empresa escolhida.

Preparou-se uma visão organizacional sobre o Carrefour que é uma rede internacional de hipermercados, o qual foi fundada em 1959, na França. O Carrefour está no Brasil há de 47 anos, chegando em 1975, pioneiros no varejo. Com mais de 498 lojas distribuídas pelo território nacional, com diversar premiações teve entre elas. Lide varejo em 9 categorias, Prêmio consumidor moderno 2020 -- Hall da Fama sendo a mais completa avaliação no setor de atendimento ao cliente, Melhor Atacadista entre outras 10 premiações.

O método utilizado para realizar a pesquisa para a elaboração da análise organizacional da empresa, foi qualitativo, ou seja, uma análise de mercado feita a partir do GRUPO CARREFOUR BRASIL onde pôde-se abordar os números do grupo, tratativas do RH no grupo para desenvolvimento, além de pesquisas bibliográficas sobre conceitos específicos referentes ao contexto.

  1. ECONOMIA E MERCADO

        O mercado é o local onde os agentes econômicos realizam suas transações. Ou seja, é a interação entre os agentes econômicos.

Atualmente, pode-se encontrar alguns modelos de mercado, são as estruturas onde os agentes econômicos fazem suas transações, por exemplo, como monopólio, oligopólio, concorrência perfeita e concorrência monopolística. É possível identificar estas estruturas no nosso dia a dia, por meio de observação de produtos ou do conhecimento específica dentro de cada área profissional.

        O mercado funciona através de interesses por parte das empresas e das pessoas. Tais interesses ditam o funcionamento dos mercados com as seguintes perguntas:  do que produzir, para quem produzir e como produzir. Já a população, geralmente optam por pagar menos, procuram produtos alternativos e mais baratos e refletem se realmente necessitam deste bem para decidir se compram ou não compram.

Quando se trata de economia, citando Rossetti, pode se dizer é:

 “É a ciência que estuda os recursos escassos e as alternativas de produção, para atender as necessidades ilimitadas dos indivíduos.” “... compete o estudo da ação econômica do homem, envolvendo essencialmente o processo de produção, a geração e a apropriação da renda, o dispêndio e a acumulação.” (ROSSETTI, p. 31)

Se tratando do mercado e economia para o Grupo Carrefour, este tem a expetativa de um 2022 “desafiador” por se tratar de ser um ano eleitoral, com o cenário de inflação e perda de poder de renda, e maiores riscos de aumento de inadimplência, todavia demostra-se está confiante no resultado do banco neste ano. E, suas vendas brutas [1]somaram R$ 20,8 bilhões, alta de 14,5% com relação ao mesmo período de 2021. Atualmente, o Grupo Carrefour é composto pelas marcas: Carrefour Hiper, Carrefour Bairro, Carrefour Market, Carrefour Express, Carrefour Drogaria, Carrefour Posto, Atacadão e Supeco. “O Grupo do Brasil (CRFB3), em 2022, registrou lucro líquido [2]ajustado ao acionista controlador de R$ 421 milhões no primeiro trimestre (1T22), o que representa um crescimento de 0,2% em relação ao mesmo trimestre de 2021”. (MOREIRA, 2022)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (502.7 Kb)   docx (385.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com