TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comportamento do Comprador

Por:   •  28/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 3

Nesta semana vamos fazer uma análise crítica sobre as situações de compras organizacionais. Quais características são mais relevantes?  Como se configuram as compras organizacionais?

O que podemos entender sobre os participantes do processo de compras organizacional? Você deverá refletir sobre o conteúdo apresentado, pesquisar sobre o assunto e apresentar uma análise crítica sobre as situações de compras organizacionais. Entendendo quais influencias interferem no comportamento do comprador organizacional. Qual a sua opinião sobre as vantagens e desvantagens de um centro de compras para uma organização?

Os componentes do processo de compras não são definidos de forma isolada pela área de compras. O que e quando comprar necessita da participação de outros setores organizacionais, como marketing, vendas, gestão de estoques. Apenas depois que passa a ser responsabilidade específica do setor de compras.

A área de compras basicamente deve ser responsável por fazer o gerenciamento entre a redução máxima do volume estocado e a falta de produtos. O conhecimento da rotatividade dos produtos, auxilia no efetuar as compras no volume adequado de sua demanda. Considerando-se a existência de uma quantidade de segurança que evite a falta de produtos (estoque mínimo).

 Também é função da área de compras, conduzir negociações com fornecedores que assegurem a disponibilidade dos produtos no tempo, quantidade, qualidade e custos adequados. Os processos devem ser bem administrados para que tanto o comprador, quanto o fornecedor fiquem satisfeitos. De um lado, o comprador quer obter as melhores condições de fornecimento. Do outro, o fabricante quer preservar sua lucratividade (margem).

Podemos entender como sendo os principais objetivos de compras então:

 - Prover um fluxo ininterrupto de mercadorias, suprimentos e serviços necessários à operação da empresa.

- Manter o investimento em estoque e os desperdícios, no nível mínimo.

- Manter o padrão de qualidade adequado.

- Padronizar onde for possível, os itens a serem comprados (procedimentos).

- Comprar as mercadorias ao menor preço fornecido pelo mercado.

- Proporcionar relacionamento harmonioso com as outras áreas da organização.

- Dispender o menor nível de custos administrativos possível nas operações.

Comprar significa adquirir mediante certo preço. A função primordial de um departamento ou centro de compras numa empresa, privada ou pública, é de suprir as demandas, ou necessidades de bens, materiais ou serviços. Também, planejar qualitativa e quantitativamente e satisfazê-las no momento certo, bem como, fiscalizar o recebimento efetivo do que foi comprado.

Vantagens e desvantagens de um centro de compras para uma organização.

As vantagens dependem de como o executivo lidará com o poder de compra de sua empresa. Ou seja, depende da habilidade em consolidar exigências, desenvolver fontes, racionalizar estoques, simplificar procedimentos, negociação com fornecedores, a fim de diminuir custos desnecessários e promover o fluxo de informações eficaz dentro da organização. Esta alternativa possibilitará o atendimento das exigências da empresa.

Entendemos também, que um centro de compras envolve menores custos no processamento de pedidos e possibilita a compra de maiores quantidades, oferecendo ganhos de escala nas negociações. Decisões são tomadas por gestores que possuem uma visão ’’global’’ da empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (48.7 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com