TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comportamento do Consumidor e do Comprador

Por:   •  4/11/2021  •  Resenha  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 2

Aluna: Rayssa Machado Parra

RA: 134042

Turno: Integral

Tarefa – Aula 04

Parte I

        As etapas do processo de compra e consumo do consumidor passam por cinco etapas: reconhecimento do problema; avaliação das alternativas; decisão de compra; ato de compra; consumo; avaliação pós-compra e descarte. Esse processo recebe influência de variáveis ambientais e características individuais.

        Variáveis que influenciam o processo decisório: influências ambientais como cultura, classe social, influências de grupo, família e situação; e diferenças individuais como recursos do consumidor, motivação e envolvimento, conhecimento, atitudes, personalidade, valores e estilo de vida.

        A definição de Engel, Blackwell e Miniard (2000) para grupo de referência é qualquer grupo de pessoas que influencia significativamente o comportamento de um indivíduo, fornecendo padrões de conduta e valores que podem tornar-se a perspectiva determinante de como uma pessoa pensa e se comporta. Para exemplificar tais grupos podemos citar as comunidades virtuais, surgidas recentemente.

        A comunicação boca a boca, portanto, reflete essa influência social ao demonstrar ter um impacto tanto positivo quanto negativo nas decisões de consumo. Ainda acerca das relações de consumo, existe o marketing epidêmico que nada mais é do que a empresa em interação com as comunidades e grupos de referências, em especial com o advento da internet.

        A cultura, por outro lado, é definida por Engel, Blackwell e Miniard (2000), como um conjunto de valores, crenças, ideias, hábitos, artefatos, rituais e outros símbolos significativos que auxiliam os indivíduos, como membros de um grupo, a se comunicar, a interpretar e a avaliar. No Brasil, pela sua grande diversidade de culturas, é difícil definir de forma simplória a cultura predominante.

Parte II

        O estudo apresentado no artigo “Um Estudo Experimental Sobre Os Efeitos Da Propaganda Na Intenção De Uso De Serviços De Personal Trainer” descreve a reação do receptor da propaganda em que o endossador aparece sorrindo como sendo mais positiva do que no caso oposto. No entanto, o autor sugere que em futuros estudos sejam apresentados modelos na mesma posição, para que a veracidade do estudo não seja comprometida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (49.5 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com