TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comércio nos dias Atuais e Migração

Por:   •  31/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.470 Palavras (10 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 10

Escola Superior de Administração e Gestão Strong

Santo André

2016


Sumário

        

Introdução - Comércio nos dias Atuais e Migração        1

E-commerce: Entenda como Funciona        2

E-commerce no Brasil:        4

E-commerce e a substituição do comercio como conhecemos        4

Estudo de Caso: Amazon Prime Air        6

Conclusão        7

Bibliografia        8


Introdução - Comércio nos dias Atuais e Migração

Para iniciarmos essa viagem que apresentará o que é o comércio, e qual o rumo que este está tomando, devemos voltar aos nossos primórdios, e buscarmos a real origem de onde e como tudo começou...

Muitos estudos relatam que o comércio surgiu involuntariamente com os povos mais primitivos, a partir da necessidade que cada aldeia e/ou clã tinha de determinados bens de consumo. Como tudo era rudimentar e sem qualquer forma de gerenciamento, a região que cada indivíduo nascia tomava por determinar qual seria sua função ao longo da vida. Por exemplo, o indivíduo que nascia próximo aos rios, tendia a ser pescador. Porém esta especialização involuntária, proporcionava a este mesmo pescador ter abundância de peixes, em contrapartida escassez de todos os outros bens. Daí surgiu a necessidade de troca, onde o pescador trocava com o marceneiro, e sucessivamente cada indivíduo oferecia o bem que tinha em troca de outro bem que lhe seria necessário. Para regular essas trocas, o homem inventou a moeda, que supriu muitos problemas de trocas antes enfrentados, e esta acabou por regular nosso mercado até os dias de hoje.

Atualmente, ouvimos inúmeras vezes o termo globalização. Este sem dúvidas é o termo que que define o comércio contemporâneo. Basicamente os mercados de cada país se uniram e tornaram-se universais, quebrando todas as fronteiras que antes os regulavam.

Hoje, facilmente um indivíduo aqui no Brasil, consegue efetuar uma compra em um website na Europa, que vende bolsas de grifes fabricadas em Taiwan. E isso só é possível graças ao surgimento da internet. A partir dela, todas as fronteiras se reduziram a apenas mapas geográficos, e o mundo se tornou interconectado.

Esta tendência nos proporcionou um avanço inimaginável. Enquanto o rádio levou 38 anos e a televisão 15 anos para atingir 50 milhões, a internet levou apenas 4 anos. É nítido que a internet chegou com uma força onipotente, e dela virão as tendências das próximas décadas.

Hoje é considerado um pecado crucial uma organização não estar presente na internet. Vemos cada vez mais empresas que surgem da própria internet, como e-commerces super avançados e completos que suprem todas as necessidades das lojas físicas. Mas vale salientar, ainda sofrem muitas resistências. As gerações que nasceram antes da década de 90, não são familiarizadas com este novo universo tecnológico, e carecem da necessidade de toda compra ser tangível, sensível ao toque. Estudos já indicam que o tipo de comércio está se modificando rapidamente, e muitas inovações estão por vir. Mas erro de quem pensar que os showroom´s serão escassos. Eles existem e sempre existirão, porém sofrerão alterações e serão qualificados para o novo consumidor.

E-commerce: Entenda como Funciona

De uma maneira geral, o comercio eletrônico ou e-Commerce trata-se da compra e venda de produtos ou serviços através de canais eletrônicos, como a internet.

Considerando a atual situação mundial, onde passamos em média um terço de nosso tempo conectados no universo virtual, seja em redes sociais, jogos, lojas virtuais, sites de pesquisa, etc. A utilização destes canais como negócio acaba sendo extremamente vantajosa bilateralmente, tanto para o ofertante quanto para o demandante. O e-commerce está sendo usado em lojas online, nos anúncios em aplicativos e sites, nas redes sociais que, com o uso para estes fins acabam sendo caracterizadas como mídias sociais, e-mails marketing, entre outros.

Levando em conta a atual geração consumista, extremamente ativas que, consideram o tempo escasso e são viciadas em conforto e mordomia, o e-commerce atende todas essas necessidades. As lojas funcionam 24 horas, mecanismos de buscas são bastante desenvolvidos através de filtros; cada vez mais rigidez nas politicas de proteção aos consumidores virtuais, que entra em conformidade com o livro Administração de Marketing em: “Á medida que os produtos se tornam mais complexos, é necessário garantir a segurança dos compradores e usuários. Consequentemente, os órgãos governamentais têm mais poder para investir e proibir produtos potencialmente inseguros.” (KOTLER, 2000, p.172). É indispensável garantir a segurança do comprador a qualquer custo, tratando-se de uma compra impessoal que causa receio no consumidor. Como por exemplo, as qualificações do vendedor e as reclamações formalizadas nos canais como o "Reclame aqui"; agilidade na comparação de preços, entrega em casa, mais rapidez na obtenção de informações sobre o produto, entre outros.

Em relação ao que o livro Administração de Marketing diz sobre Valor e Satisfação: "Definimos valor como razão entre o que o cliente recebe e o que ele dá. O cliente recebe benefícios e assume custos. Os benefícios influem benefícios funcionais e emocionais. Os custos incluem custos monetários, de tempo, de energia e psicológicos."(KOTLER, 2000, p.33). O e-commerce é vantajoso para o cliente em três quesitos: agilidade na comparação entre preços e economia de tempo e energia por não precisar sair de casa.

Ao mesmo tempo, para os vendedores acaba sendo bastante vantajoso também. Por exemplo nos anúncios, há a possibilidade de selecionar o publico que deseja atingir através de palavras-chaves utilizadas nas pesquisas, os custos são mais acessíveis, o alcance de pessoas é maior, e os dados estatísticos em alguns canais são obtidos automaticamente.

Nos sites de compra e venda, os vendedores criam lojas virtuais e informais, onde escolhem o nome da loja, expõem fotos de seus produtos e em alguns sites até pagam uma taxa para que tenham mais visibilidade. O processo de compra funciona de forma automática, o vendedor informa se o frete de entrega será por conta dele ou do comprador, e em alguns cliques o produto já estará pronto para ser enviado. Em compras feitas no exterior, o comprador consegue acompanhar o envio com um código de rastreamento para o site dos correios. Outro exemplo são as cotações de seguros, financiamentos, investimento em títulos, entre outras atividades que podem ser feitas através do preenchimento de dados online.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (134.4 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com