TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Pessoal

Por:   •  11/5/2015  •  Artigo  •  1.109 Palavras (5 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 5

Ética

Atualmente ouvimos muito falar em ética, seja no trabalho, na faculdade, em casa, em programas de televisões e etc. Porém há muitos questionamentos referentes às definições de Ética, para muitos são regras exageradas e para outros são condutas de boas maneiras que deveriam ser exercidas por todos, junto com essas, existem várias outras interpretações, pois a cada um cabe seguir ou reger a sua própria conduta baseando-se em princípios e/ou índole.
O termo ética deriva do grego Ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa), do ponto de vista da filosofia é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos, religiosamente esse termo está ligado ao termo doutrina, ou seja, o que deve e o que não deve ser feito e popularmente a ética é comparada as leis, apesar de não ser obrigação e sim uma recomendação de bons costumes sociais, pois caso o individuo não seja ético não será obrigatoriamente punido por lei, A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitandoque ninguém saia prejudicado e está relacionada com o sentimento de justiça social.
Dentre as várias formas e definições existe a ética profissional, que consiste num conjunto de atitudes e valores positivos aplicados no ambiente de trabalho. A ética no ambiente de trabalho é de fundamental importância para o bom funcionamento das atividades da empresa e das relações de trabalho entre os funcionários, além desses fatores pode-se destacar o respeito a profissão, não desmerecendo qualquer profissão que venha a ser exercida, e não agindo de forma desleal para com os outros profissionais, clientes e usuários do produto ou trabalho a ser realizado. Para cada profissão ou sociedade existe um código de ética, que são normas postas para que auxiliem os profissionais, caso o profissional não seja uma pessoa ética ele sofrerá certas criticas de outros profissionais, podendo até ser interrogado pelo poder legislativo, caso a sua má conduta cause graves consequências a sociedade ou grupo.
Podemos concluir que a ética existe para conduzir pessoas, grupos ou sociedade a um bom convívio social, e que seja sempre respeitado os direitos e deveres de cada um, para que não haja uma desordem, ser ético é saber respeitar o direito do outro, é saber valorizar sua profissão, é agir de forma coesa não importando em qual ambiente em que esteja inserido. Ética é algo que todos precisam ter, pois a ética consiste em ser correto quando ninguém está nos olhando.


















UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
NOVEMBRO / 2009




Vivendo Sobre o Conceito de Ética

Acredito que a ética deve estar presente em nosso viver diário. Significa viver em sociedade de forma a respeitar o direito do outro. 
Ser uma pessoa ética é agir de forma transparente sobre princípios morais e princípios básicos da sociedade.
Para mim ser ético é uma questão social, cultural e educacional. Está cada dia mais difícil ser ético, pois os exemplos que estão ao nosso alcance não são dos melhores. Os próprios políticos agem de forma antiética, incentivando assim a população a fazer o mesmo.
Para cada cultura existe um código de ética, para cada profissão existe um código de ética; existe também a ética religiosa onde o individuo deve se comportar de acordo com as normas da religião que segue. 
Quero dar ênfase a ética profissional, pois é fundamental que o profissional exerça a profissão de forma ética. No caso da psicologia, que estou cursando, é preciso estudar muito o código de ética, pois a responsabilidade de lidarcom o emocional do indivíduo é muito grande, alias todo aquele que trabalha na saúde deve ter esta preocupação.
Lidar com o ser humano requer habilidades especiais e muita dedicação, a disciplina também é exigida, todo o cuidado ainda é pouco diante das situações em que o individuo apresentar.
Acredito que um bom profissional é aquele que faz da sua profissão a realização de uma boa conduta, não deixando ser influenciado pelos maus exemplos que a todo o momento estão latentes diante de nós. Devemos ser fiel ao código de ética. Jamais devemos deixar de exercer a nossa profissão de forma correta, de forma ética.
Enfim, a ética é, sem dúvida, um grande diferencial num profissional, e num cidadão.



ANEXOS

Ética – Uma Definição Filosófica e Etimológica 
A palavra portuguesa deriva de dois termos gregos muito semelhantes no seu significado e pronúncia. Éthos significa hábito ou costume - entendidos, com uma certa superficialidade, como maneira exterior de comportamento; êthos tem um significado mais amplo e rico: o de lugar ou pátria onde habitualmente se vive e ocarácter habitual (ou maneira de ser ou até forma de pensar) da pessoa. Assim, o ético poderia traduzir-se por modo ou forma de vida, no sentido mais profundo da palavra, compreendendo as disposições do homem na vida, o seu caráter, costumes e, claro, também a moral. 
Ser ético, é muito mais que um problema de costumes, de normas praticas. Supõe uma boa conduta das ações, a felicidade pela ação realizada e a alegria da auto-aprovação diante do bem feito, no dizer de Aristóteles. 
Sendo o Homem um ser de relação, sujeito a continuas mudanças na sua labuta diária para ocupar, a cada dia, o espaço que lhe compete no mundo, é necessário viver sobre princípios éticos para que os direitos e deveres sejam respeitados.
A Ética na Avaliação Psicológica 
Debra Luepnitz (1998) chama atenção a obrigação moral e ética que a prática requer: o(a) profissional precisa ter consciência do poder e da influência que ele/ela exerce sobre a vida do cliente, seja indivíduo, casal, família, grupo, instituição, empresa, comunidade. Uma dessas manifestações de poder é a forma como utilizamos o diagnóstico. Essa autora ressalta aimportância de ampliarmos as considerações etiológicas de forma a incluir o social.
É a Ética, que faz o profissional ver o seu cliente/paciente como pessoa, um ser de relação com o mundo, um ser singular à procura de uma compreensão que lhe é pertinente e procura nos profissionais de psicologia uma direção para o autoconhecimento, uma ajuda, uma orientação. 
Sendo o Homem um ser de relação, sujeito a continuas mudanças na sua labuta diária para ocupar, a cada dia, o espaço que lhe compete no mundo, e ao mesmo tempo, sendo o Homem o sujeito e o objeto de estudo da psicologia, um código de Ética na Ciência psicológica é fundamental para que exista uma uniformização dos atos éticos na prática profissional do psicólogo. 
O Código de ética é a expressão da identidade profissional daqueles que procuram nele, inspirações, conselhos, normas de conduta... O código é uma resposta, porque encarna uma concepção da profissão, do profissional de psicologia dentro de um contexto social e político, e confere-lhe um selo de identidade, é o código que confere seriedade ao psicólogo. 
Fonte: Pesquisas feitas na internet.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (38.9 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com