TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Diagnóstico Netflix

Por:   •  6/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  6.993 Palavras (28 Páginas)  •  15 Visualizações

Página 1 de 28

COMUNICAÇÃO SOCIAL

PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Caique Nascimento Santos - N9603B-8

Camila Almeida de Brito – N8445J-4

Gabriela Sayuri Maiochi - G4557D-1

Luísa Medeiros Conejo – G45BAE-4

Victor Kenzo Souza Matie - G48CGA-8

NETFLIX

DIAGÓSTICO E PROGNÓSTICO  –  PLANEJAMENTO DE MARKETING

São Paulo

2023

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO1

2. DIAGNÓSTICO2

2.1 EMPRESA CLIENTE2

2.1.1 CONCORRÊNCIA 2

2.3 PESQUISA DE MERCADO 2

2.4 PRODUTO 4

2.5 PREÇO 4

2.5.1 PRÁTICA 4

2.5.2 POLÍTICA 4

2.5.3 PRAZOS 5

2.6 DISTRIBUIÇÃO 5

2.6.1 QUANTIDADE 5

2.6.2 QUALIDADE 5

2.6.3 ROTATIVIDADE 5

2.6.4 VALIDADE 6

2.7 COMUNICAÇÃO 6

2.7.1 PONTO DE VENDA 6

2.7.2 SHARE OF MIND 7

2.7.3 SHARE OF VOICE 8

3. PROGNÓSTICO10

3.1 ESTRUTURA DE TEMPO10

3.1.1 PERÍODO DE SOLUÇÃO 10

3.2 OBJETO10

3.3 BASE DE ANÁLISE11

3.4 CENÁRIOS12

3.4.1 CENÁRIO ATUAL12

3.4.2 CENÁRIO ALTERNATIVO 13

3.5 PROBLEMAS14

3.5.1 PRIORIZAÇÃO14

3.5.2 RELAÇÃO14

4. PLANEJAMENTO DE MARKETING15

4.1 MISSÃO DA ORGANIZAÇÃO15

4.2 VISÃO DA EMPRESA15

4.3 ANÁLISE SITUACIONAL15

4.4 AMBIENTES ATENDIDOS16

4.5 ANÁLISE DE SEGMENTAÇÃO17

4.6 ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR17

4.7 ANÁLISE DAS OPORTUNIDADES DE MERCADO17

4.8 CICLO DE VIDA DO PRODUTO18

4.9 MATRIZ BCG18

4.10 ESTABELECIMENTO DOS OBJETIVOS DE MARKETING18

4.11 ESTRATÉGIA19

4.12 TÁTICAS19

4.13 MÉTODOS DE AVALIAÇÃO E CONTROLE19

5. CONCLUSÃO21

1. INTRODUÇÃO

No cenário atual de consumo de conteúdo, a Netflix se destaca como uma das principais plataformas de streaming do mundo. Com uma grande variedade de filmes, séries, documentários e programas de televisão disponíveis em sua plataforma, a Netflix revolucionou a forma como as pessoas acessam e desfrutam do entretenimento. No entanto, foi encontrado um problema referente a indisponibilidade do catálogo da Netflix em sua plataforma antes da adesão do serviço, a partir desta premissa, o presente trabalho conterá a análise das etapas cruciais do processo de planejamento, incluindo análise de mercado, definição de objetivos, segmentação de público-alvo, posicionamento de marca e estratégias para a Netflix manter sua posição de liderança e continuar a atrair e manter seus assinantes.

2. DIAGNÓSTICO

2.1 EMPRESA CLIENTE


A Netflix é uma marca global de entretenimento que oferece serviços de streaming de filmes, séries, documentários e programas de TV. É reconhecida por sua ampla variedade de conteúdo original exclusivo e suas campanhas publicitárias criativas e inovadoras, muitas vezes focadas em promover seus lançamentos de conteúdo original e destacar as experiências personalizadas oferecidas aos assinantes.

2.1.1 CONCORRÊNCIA

DIRETA:

A Netflix enfrenta concorrência de marcas como Amazon Prime Video, Disney+, HBO Max e Hulu, que também investem em conteúdo original e estratégias de marketing agressivas. Cada uma dessas marcas tem seu próprio destaque, como a vasta biblioteca de conteúdo da Amazon Prime Video, os filmes e séries da Disney+

Baseados em franquias populares, o conteúdo premium da HBO Max e o conteúdo televisivo de sucesso do Hulu. Para se manter competitiva, a Netflix precisa continuar investindo em conteúdo original de alta qualidade e inovações em sua plataforma.

INDIRETA:

Um exemplo de concorrência indireta para a marca Netflix poderia ser a plataforma de streaming Amazon Prime Video. Embora a Amazon Prime Video não seja uma marca diretamente concorrente da Netflix, ambas oferecem serviços semelhantes, como streaming de filmes e séries de TV. Além disso, a Amazon é uma grande empresa de comércio eletrônico que oferece vários outros serviços e produtos, o que pode atrair consumidores para a plataforma Amazon Prime Video. Essa concorrência indireta pode afetar a base de assinantes da Netflix, uma vez que os consumidores podem optar por outros serviços de streaming oferecidos pela Amazon, em vez da Netflix.


2.3 PESQUISA DE MERCADO

A Netflix é uma empresa que opera em um mercado altamente competitivo e dinâmico. A análise do mercado da Netflix pode ser dividida em fatores macro e micro ambientais, que incluem fatores políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, ambientais e legais.

Fatores macro ambientais:

  • Fatores políticos: a regulamentação governamental pode afetar o mercado da Netflix, especialmente em relação aos direitos autorais e licenciamento de conteúdo. Regulações de proteção de dados também podem afetar a empresa.
  • Fatores econômicos: a economia global afeta o poder de compra dos consumidores, afetando a demanda por serviços de streaming. Além disso, flutuações cambiais podem afetar os custos de produção da Netflix
  • Fatores sociais: as mudanças nas preferências e comportamentos dos consumidores em relação ao consumo de entretenimento e a crescente demanda por conteúdo personalizado são fatores sociais importantes para o mercado da Netflix.
  • Fatores tecnológicos: a Netflix depende fortemente de tecnologia para fornecer seus serviços de streaming, e as inovações tecnológicas podem afetar a qualidade da experiência do usuário e a concorrência no mercado.
  • Fatores ambientais: a preocupação com as mudanças climáticas pode afetar o consumo de energia e o impacto ambiental da infraestrutura da Netflix.
  • Fatores legais: a Netflix está sujeita a leis de propriedade intelectual, proteção de dados e concorrência, entre outras regulamentações.


Fatores micro ambientais:

  • Concorrência: a Netflix enfrenta concorrência de outras marcas de streaming, que estão investindo em conteúdo original e estratégias de marketing agressivas.
  • Clientes: a Netflix atende a uma ampla base de clientes, que têm expectativas crescentes em relação à qualidade do conteúdo e da experiência de streaming.
  • Fornecedores: a Netflix depende de fornecedores de conteúdo, como estúdios de cinema e produtoras, e de fornecedores de tecnologia para manter sua plataforma de streaming.
  • Intermediários: a Netflix depende de parceiros de distribuição, como empresas de telecomunicações e fabricantes de dispositivos, para alcançar seus clientes.
  • Competência: A capacidade da Netflix de inovar e oferecer um conteúdo exclusivo e de alta qualidade é um fator importante para sua competitividade no mercado.

Em resumo, a Netflix enfrenta uma série de fatores macro e micro ambientais que afetam seu desempenho no mercado de streaming. A capacidade da empresa de inovar, oferecer um conteúdo exclusivo e de alta qualidade e se adaptar às mudanças do mercado são fatores críticos para sua competitividade e sucesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.1 Kb)   pdf (177.8 Kb)   docx (218.9 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com