TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criatividade e Inovação Organizacional Netflix

Por:   •  22/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  925 Palavras (4 Páginas)  •  1.839 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

Fichamento de Estudo de Caso

Katia Regina de Oliveira dos Santos

Trabalho da disciplina CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL

                                                 Tutor: Prof. JOAO LUIZ C. ROCHA DE OLIVEIRA

Rio de Janeiro

2016

Estudo de Caso :

CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL

NETFLIX

REFERÊNCIA:

Willy Shih, Stephen Kaufman, e David Spinola

NETFLIX - Estudo de Caso - Harvard Business School

610 - P02 - Abril/2009

Os Autores relatam a história da NETFLIX,  desde sua fundação, por Reed Hastings em 1997, quando oferecia entrega em domicilio de DVDs através do correio, até o ano de 2007 quando entrou para o mercado de vídeo on-line.

Nesses 10 anos a empresa passou por várias fases de criações, inovações, e adaptações para chegar e permanecer à frente do mercado de locação de vídeos.

Em 1997, quando a Netflix foi fundada, o mercado de home vídeo era uma atividade fragmentada preenchida em grande parte por pequenas locadoras de varejo. Os clientes alugavam filmes principalmente m fitas VHS, no varejo, por determinado tempo, geralmente dois e uma semana, e pagavam uma taxe entre 3 e 4 dólares por cada filme alugado. Na época, o líder do mercado era a gigantesca locadora Blockbuster, onde o sucesso se baseava na percepção de que a locação de filmes eram em grande parte decisões tomadas por impulso. Para clientes que decidiam em cima da hora que aquela seria uma "noite de cinema", a capacidade de obter rapidamente o lançamento mais recente constituía uma prioridade. Estatísticas mostram que os novos lançamentos representavam mais de 70% dos totais de locações.

Em 1998, quando a maioria dos filmes disponíveis para locação utilizava o formato de fita VHS, a Netflix inovou. Concentrou seus esforços nos adotantes da nova tecnologia, aparelhos de DVD.

Hastings e sua equipe usaram os modelos dos varejistas de maior sucesso da Internet da época para identificar as características que pensavam que poderiam atrair clientes: Valor, Conveniência, e Seleção.

A estratégia inicial da NETFLIX estendeu-se além da locação de DVDs. Enquanto promovia uma IPO (Oferta Pública Inicial de Ações), em 2000, a direção descreveu a empresa como destino para os entusiastas do cinema. Junto com o serviço DVD-por-correio, a Netflix estava oferecendo seu sistema de recomendação para qualquer usuário, sendo assinante ou não, criando um portal na web em vez de um simples serviço de assinatura.

No verão de 2001, a Netflix operava a partir de um único centro de distribuição, localizado em Sunnyvale, Califórnia. Apesar dos anos de operações permitirem melhorias nesse centro, a maioria do país ainda conseguia desfrutar a entrega no dia seguinte de seus filmes alugados. Estes prazos de entregas prolongado eram uma barreira para a Netflix atrair e reter clientes nestas regiões. Hastings explicou: A variabilidade no serviço postal era longa em correspondências que atravessavam o país, isso essencialmente significava uma semana de prazo para a entrega. Assim, percebemos que as regiões com entrega de um dia para o outro estavam sendo desproporcionalmente bem sucedidas. A Netflix abriu mais centros de distribuição em todo o país, e o número de assinantes continuou a reagir ao melhor serviço de entrega. A Cia prometeu 500.000 assinantes para seus investidores no seu prospecto de 2002 e forneceu 700.000 na época da IPO de maio de 2002. Estas mudanças nos preços da Netflix e na estrutura de custos permitiram à empresa alcançar rentabilidade , pela primeira vez, no trimestre terminado em junho de 2003. A empresa acrescentou centros de distribuição para melhorar sua cobertura nacional e reduzir o tempo de entrega aos clientes. Em 2007, mais de 90% dos assinantes já podiam de beneficiar do prazo de entrega de um dia, o que permitiu a Netflix competir com mais sucesso com as locadoras de varejo de vídeo por novos clientes, atraídos por todas as três características visadas de conveniência, valor, e seleção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (167.6 Kb)   docx (45.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com