TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento de Marketing Digital Netflix

Por:   •  31/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.877 Palavras (16 Páginas)  •  1.095 Visualizações

Página 1 de 16

CENTRO UNIVERSITÁRIO FIAM-FAAM

COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA

PLANEJAMENTO DE MARKETING DIGITAL

NETFLIX

São Paulo

2017


PLANEJAMENTO DE MARKETING DIGITAL

NETFLIX

Este trabalho será apresentado a fim de

contribuir para a nota da matéria de

Marketing Digital, no curso de Comunicação

Social: Publicidade e Propaganda.

Professor(a): Fábio Pelicer

Disciplina: Marketing Digital

São Paulo

2017


Sumário

1        INTRODUÇÃO        3

2        HISTÓRICO        4

2.1 – Contexto        6

2.3 – Mercado        7

2.3.1 – Tipo de Mercado        7

2.3.2 – Orientação de Mercado        7

2.4 – Demanda        7

2.5 – Segmentação        8

3        IDENTIFICAÇÃO DO AMBIENTE DE NEGÓCIOS        9

3.1 – Análise Swot        9

4        7 P’s  DE MARKETING        13

4.1 - Produto        13

4.2 - Preço        13

4.3 - Praça        14

4.4 - Promoção        14

4.5 - Phisycal Evidences        14

4.6 - Pessoas        14

4.7 - Processos        15

5        CAMPANHA        16

5.1 Produto        16

5.2 Praça        16

5.3 Preço        16

5.4 Promoção        17


  1. INTRODUÇÃO

Marketing Digital é o conjunto de atividades e campanhas que uma empresa (ou uma pessoa) executa pela internet com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos com seus consumidores, desenvolver uma identidade de marca e entreter o seu público.

Neste projeto, será apresentada a campanha de Marketing Digital elaborada para a empresa Netflix, aqui também se encontram o estudo do mercado, análise ambiental interna e externa da empresa.


  1. HISTÓRICO

Fundada no dia 29 de agosto de 1997 por Reed Hastings e Marc Randolph na cidade de Scotts Valley, a Netflix começou a operar oficialmente no dia 14 de abril de 1998 oferecendo venda e aluguel de filmes pela internet, cada filme custava cerca de US$4. A empresa contava com apenas 30 empregados, e um catálogo de 925 títulos.

Porém, quanto maior o crescimento, maior era o prejuízo, foi assim que aconteceu uma grande mudança e, em 1999, foi criado o sistema de assinaturas, ou seja, o cliente pagava um valor mensal e podia escolher entre 1 e 8 filmes por vez, assim era enviado o primeiro filme da lista, quando esse era devolvido o próximo da lista era enviado, sem nenhuma despesa postal. Como não era cobrada nenhuma multa devido a atrasos, o sistema automaticamente se tornou um grande sucesso.

Um grande diferencial era que a empresa trabalhava com um catálogo com títulos cuja a demanda individual era muito pequena para grandes locadoras, como documentários, animações japonesas e filmes independentes.

O sucesso atraiu investidores querendo depositar alguns milhões de dólares nos caixas da empresa. O crescimento foi tamanho que em 2005 a empresa possuía mais de 35.000 filmes em seu acervo, enviava pelos correios em média 1 milhão de DVDs por dia e possuía entre 4 e 5 milhões de assinantes, começando a incomodar as tradicionais empresas do segmento.

No dia 25 de fevereiro de 2007, a NETFLIX atingiu o marco de 1 bilhão de aluguéis de DVDs, e passou a aumentar o seu catálogo de filmes em Blu-ray, outro diferencial era poder consultar a ficha técnica e resenha do filme, além de classifica-los por notas e montar listas com os favoritos.

Foi durante essa ascensão que a empresa adquiriu sua principal característica e seu diferencial: assistir filmes e séries através da tela do computador, utilizando um serviço de streaming. E então em menos de 6 meses, a empresa já havia alcançado o incrível marco de 10 milhões de filmes e seriados assistidos via computador.

O sucesso não parou aí, quanto mais tempo passava, maior se tornava o número de assinantes, então em 2008, o acervo passou a poder ser assistido pela TV, por meio de um aparelho receptor, semelhante a uma TV a cabo, além do Xbox 360 e aparelhos Blu-ray. Em 2009, foi liberado o acesso para transmitir conteúdo online no PS3 e em 2010 é disponibilizado o acesso no iPad, iPhone e iPod touch, Nintendo Wii e em outros aparelhos conectados à Internet.

Até então o acesso era liberado apenas nos EUA, mas em 2010 o NETFLIX começou a sua expansão mundial, começando pelo Canadá, depois para a América Latina e Caribe (2011), Europa (2012), Ásia (2015), atingindo todos os continentes em 2016.

Além do serviço de streaming, a empresa ainda continua com serviço de envio de DVDs, porém só nos EUA, esse serviço ainda é atrativo, pois possibilita o envio de produções das empresas concorrentes, como por exemplo os DVDs da série Game Of Thrones da HBO, que não é transmitida no streaming.

Recentemente, a empresa liberou mais um recurso em sua plataforma on-line: a possibilidade de fazer o download dos conteúdos em dispositivos portáteis, possibilitando assim a reprodução sem a necessidade de internet.

PRODUÇÕES ORIGINAIS

Em 2011, o NETFLIX passou a ser além de uma reprodutora de conteúdo, uma criadora de grande porte, com diversos filmes originais estrelando atores conhecidos como o americano Adam Sandler; e séries de grande sucesso como House Of Cards, Orange Is The New Black, Stranger Things, e mais recentemente 13 Reasons Why.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)   pdf (176.1 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com