TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO

Por:   •  27/10/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 3

O envelhecimento da população se torna algo inevitável e natural, e ocorre quando uma data sociedade obtém desenvolvimento em algumas áreas, tais como saúde, infraestrutura, educação, etc., tais avanços são responsáveis por aumentar a qualidade de vida das pessoas, e com uma vida melhor, o natural é que elas vivam por mais tempo. (Maior expectativa de vida).

E este é o processo pelo qual o Brasil vem passando, acarretando em um maior contingente idoso, e em contra partida, nossa taxa de natalidade vem caindo, isso significa que a população jovem, que representa a maioria da PEA, vem diminuindo. Analisando isso, logo encontramos dois problemas para serem solucionados. O primeiro é o aumento de pessoas em idade avançada, que não conseguem exercer certas funções ou que até mesmo não conseguem exercer função alguma, logo, precisam de uma aposentadoria, afinal, já trabalharam o “suficiente”. A segunda questão é a queda do número de representantes da População Economicamente Ativa, que é aquela que trabalha e que também consome. Essa queda inviabiliza o crescimento econômico dos países, deixando vários setores da econômica carentes de mão-de-obra ou carentes de consumidores.

Ao meu ver, na atual conjuntura do Brasil, se resolvermos a questão da escassez de População Economicamente Ativa, conseguiremos sanar parte do problema da população de idade avançada.

Se falta mão-de-obra, precisamos de mais pessoas trabalhando, e consumindo também.. Mas, onde estão estas pessoas? Estão aposentadas, muitas vezes em uma idade ainda produtiva para determinadas áreas, que geralmente são as menos insalubres, então, por que não empregar esta população de idade avançada ? Com isto ela conseguiria gerar riquezas e também manteria, ou até aumentaria, o seu poder aquisitivo, o que eventualmente aumentaria sua qualidade de vida.

Outra medida a ser tomada é a com relação ás aposentadorias, pois mesmo estendendo a “vida útil” do trabalhador, em algum momento ele já não estará mais apto exercer qualquer função laboral, e nesse hora o idoso precisa ter a certeza de que não irá padecer, e isso se dá pela garantia de uma aposentadoria, que seja no mínimo digna. E isso só será possível quando extinguirmos o nosso atual sistema de Previdência Social, pois se trata do Maior sistema Ponzi existente neste país, e que se tornou insustentável, uma vez que se tem uma diminuição da base da pirâmide (PEA), e que se tem um aumento no topo da mesma (Aposentados). Acredito que o Estado deveria parar de atravancar o desenvolvimento dos negócios da população, com excessivas regulamentações e altas tributações, o que provavelmente aumentaria o poder de compra, de acumulação de capital das pessoas, e com isso, elas conseguiriam arcar com os custos de uma previdência privada ou algo do gênero.. Alguns países, como a Alemanha, obrigam os trabalhadores a terem uma Previdência Privada, acredito que isto não seja o ideal, mas já é bem melhor do que a nossa atual Previdência Social.

Já tratei dos aspectos Econômicos que, ao meu ver, são os mais importantes. Mas muitos atribuem grande valor às causas sociais, referentes à vários grupos, tais como crianças, idosos, gays, operários, etc., e à respeito disso, acredito que não podemos deixar os menos “favorecidos” sem algum tipo de amparo legal (o caso de crianças e idosos), mas creio que não devemos fazer desta “preocupação” uma Grande Causa, pois muitas vezes elas deturpam os sentidos de Liberdade e Igualdade, presentes em nossa constituição, porém muitas vezes negligenciados, ou mal interpretados pela população ou pelas autoridades. Além do fato de que e em muitos casos estas leis que vêm para “ajudar” determinado grupo ou classe, acabam atrapalhando a mesma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (46.3 Kb)   docx (287.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com