TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fake News

Por:   •  15/11/2021  •  Artigo  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 3

 Fake News, surgiu como um novo termo originado nos meios tradicionais de comunicações, são informações falsas que são passadas para as pessoas e que se espalham para as mídias sociais. Essas “notícias falsas”, são encontradas nas redes sociais ou em sites, fugindo totalmente da realidade, tendo como uns de seus objetivos prejudicar uma pessoa ou um grupo, mas geralmente o alvo são as (figuras públicas). As fakes news, espalham-se rapidamente nas mídias sociais, com um poder de persuasão muito grande, na qual levam as pessoas realmente acreditarem no que estão vendo, sem antes mesmo de consultá-las se o conteúdo compartilhado de fato é verídico.

  Em nosso atual século XXI, o uso e impacto causados pelas notícias falsas se amplificaram, não gerada apenas para enganar os leitores, como também parte de realizar “memes” sobre eventos reais postados nas mídias sociais, esperando que com o viral das notícias se lucre em cima dos compartilhamentos na internet.

  Atualmente os aplicativos como, Facebook, Twitter, Instagram e entre diversos outros, por diversas vezes chegam aos trend topics, com essas falsas notícias apelando para o emocional ou reforçando um ideal político, vale ressaltar que fake news não é de agora que vem acontecendo essas especulações de conteúdos não verificados, isto vem ocorrendo desde “Acta Diurna”, o primeiro jornal que se tinha notícias, onde no qual o general romano Júlio César, tinha o intuito de publicar somente as notícias que eram favoráveis a ele as vezes aumentava ao seu favor, pois era o única forma de acesso que as pessoas da época tinham, entretanto já as que não eram favoráveis ele não publicava.

  Hodiernamente estamos sujeitos as possibilidades de compartilhar essas fake news por conta de não à verificarmos, achando realmente que o conteúdo postado é verdadeiro ou levando em consideração o viral que a notícia está tendo, acabamos nos deixando levar por suposições falsas postadas em tais notícias, pois atualmente a internet nos deixa atualizados de tudo o que ocorre no mundo em questão de segundos, portanto a tecnologia da informação é responsável pelas fake news ganharem essa proporção com que temos nos dias de hoje. As empresas como Google, Youtube entre outras, tem sido cobrada para tomarem mediante posturas a essas fáceis formas de publicações, ou seja, para não apoiar esses ocorridos, derrubando-as de circulação para eu não haja falsas especulações sobre o determinado conteúdo compartilhado que por sua vez, podendo gerar grandes impactos dentro da sociedade. Portanto atualmente temos uma “CPMI DAS FAKE NEWS”, no congresso, onde se encontra uma comissão parlamentar mista de inquérito, que visa investigar as consequências das fake news em nossa sociedade. Por conta disso, provavelmente teremos leis que impedem certas notícias de circularem, pois há uma diferença entre liberdade de imprensa e liberdade de expressão, portando não devem ser confundidas com um discurso de falácia, induzindo que as pessoas tenham comportamentos inadequados.

  Umas das formas de não sermos manipulados ou vitimas dessas noticias falsas, o filósofo Pierre Bourdieu, tinha um conceito chamado de vigilância epistemológica, que basicamente diz “foco naquilo que está dentro do universo cientifico”, nós podemos adaptar esse conceito para nossa realidade, levando em consideração que nós não deixemos levar por um conteúdo que não há relevância, devemos nos preocupar de onde vem essa tal informação, quem foi o responsável pela publicação, cabe-se a nós procurar nos sites das grandes imprensas se aquela notícia procede.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (57.4 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com