TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Marketing Digital

Por:   •  25/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.606 Palavras (11 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 11

LILIANE SILVA DOS SANTOS

PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO

Trabalho apresentado da disciplina Pesquisa em Administração do curso de Administração da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Governador Valadares para fins de pontuação.

Orientadora: Profa. MSC. Fenícia H. C.O. Lopes

GOVERNADOR VALADARES

2017


SUMÁRIO

1         INTRODUÇÃO        5

1.1         Breve histórico e evolução do tema        5

1.2         Problema        5

1.3         Justificativa        6

1.4         Objetivos        6

1.4.1         Objetivo geral        6

1.4.2         Objetivos específicos        6

2         REFERENCIAL TEORICO        7

3         METODOLOGIA        11

4         CONCLUSÃO        11

        REFERÊNCIAS        13


1 INTRODUÇÃO

1.1 Breve histórico e evolução do tema

O marketing tem apresentado sucessivamente novas estratégias de comunicação, informação e relacionamentos, devido a revolução digital, isso indica a forma como a sociedade está avançando. Um dos grandes avanços tem sido a internet, que vem facilitando a comunicação entre as empresas e seus os clientes e ampliando o nível de exigência na busca de novos produtos e serviços, e fez com que houvesse um amadurecimento de relacionamentos entre ambos. O mercado eletrônico, parte fundamental dessa ferramenta, facilitou a utilização de novas redes de comunicação, formatos digitais de informação e interação com o consumidor. O novo marketing, como definido por alguns teóricos, a respeito do marketing digital, contempla essa nova realidade para entender as mudanças nos conceitos de tempo e espaço.

Segundo Torres (2010) “Inúmeras organizações vêm utilizando o marketing digital como forma de estimular a realização de negócios online, oferecendo serviços e informações aos consumidores e identificando seu público-alvo através da internet”.

As empresas têm escolhido essa nova ferramentas devido ao alcance global, e o aumento da concorrência, onde o custo se torna reduzido. Para os clientes, o acesso de informações seja do local do trabalho ou de casa sobre os produtos e serviços, é uma opção de escolha e comodidade, e seu comportamento reflete sobre esses fatores.

Por isso e outros motivos, até então a muita coisa para descobrir na web com o marketing digital; isso é apenas o começo. Esta é uma tarefa ao mesmo tempo difícil e empolgante para os profissionais de marketing, que precisam conhecer a nova realidade do mercado e os perfis e novas necessidades dos clientes, buscando estratégias holísticas para conquistar e encantar o e-consumer ou consumidor virtual. (GIULIANI et al, 2006, p.161).

1.2 Problema

As estratégias de marketing digital desenvolvidas pelas organizações promovem diferenciação na percepção dos consumidores?


1.3 Justificativa

Este tema torna-se importante pelo fato de ser um tema atual e com grande avanço. Isso vem mostrando que a internet é vista como canal de comunicação e divulgação de informações entre pessoas de diferentes níveis em vários países a um bom tempo. São inúmeras as vantagens que a o marketing digital permite as organizações e aos clientes. Essa evolução exige das empresas uma necessidade de conhecer, se aproximar e se relacionar com seus consumidores, essas ferramentas tornam-se fonte de pesquisa direta para as empresas que usam para discernir sobre seus produtos, suas campanhas e suas marcas. As empresas atentas a tendências passaram a utilizar internet e as mídias sócias para buscar mais informações do seu público alvo, e com isso trabalham de modo mais personalizado com ele favorecem coleta de dados dos clientes, permitindo que a criar campanhas segmentadas de acordo com seu nicho de mercado, e ao mesmo fidelizando à organização. Além de colaborar na mensuração de resultados e fazer pesquisas ricas em tempo real sobre as estratégias e atitudes que os concorrentes tomam. Consideram-se ainda os investimentos, que a comunicação digital se torna muito mais acessível comparado com os investimentos em meios tradicionais, sem contar as oportunidades de inovação na comunicação da marca, do produto e do serviço que são constantes.

1.4 Objetivos

1.4.1 Objetivo geral

Identificar a percepção dos consumidores com relação às estratégias do Marketing Digital desenvolvidas pelas empresas.

1.4.2 Objetivos específicos

  • Descrever as estratégias do uso da ferramenta de Marketing Digital como diferencial competitivo.
  • Identificar o perfil dos consumidores que acessam a internet.
  • Verificar a utilização e satisfação dos consumidores quanto à prestação do serviço online.
  • Averiguar investimento no marketing digital em relação ao meio tradicional.


2 REFERENCIAL TEORICO

O marketing tem sido um meio de comunicação muito estudado na atualidade por ser considerado de grande interesse para as organizações, sendo que é por meio dele que se identificam os consumidores e a identificação do mercado alvo. Para Kotler (1996), marketing é a atividade dirigida para a satisfação das necessidades e desejos humanos, por meio dos processos de troca. Ou seja, a pesquisa desta área deve partir da identificação das necessidades ou desejos das pessoas, sendo que cada indivíduo possui preferências específicas por bens e serviços. Essa visão tem se modificado basicamente com a introdução da internet dando origem ao surgimento das mídias sociais, possibilitando as pessoas buscarem conteúdo relevante na web, assim interagindo com a instituição que divulga determinado conteúdo. Observamos essa mudança de comportamento dos consumidores, os quais se preocupam cada vez mais com os valores de uma organização, emergindo o denominado Marketing 3.0 (KOTLER, 2010). O autor justifica que o Marketing passa por três momentos importantes. A primeira fase corresponde ao marketing 1.0, que surgiu durante a era industrial, é centrado no produto e tem como objetivo principal o aumento das vendas. Já em seguida, surgindo o 2.0 que nasceu na atual era da informação e é voltado para o consumidor. Nessa situação, diante de consumidores bem informados e a concorrência relativamente alta, as organizações necessitaram adotar estratégias voltadas a agilidade e qualidade (KOTLER, 2010). Continua o autor mostrando que com o aumento das oportunidades oferecidas pela internet, surgiu o modelo de marketing, o 3.0, o qual é centrado no indivíduo como ser humano global. Visto que esse indivíduo possui seus interesses voltados para os valores, busca satisfação emocional no produto ou serviço que adquire. Assevera Kotler (2010), que essa é a era “da participação”, “do paradoxo da globalização” e da “sociedade criativa” e deve ser entendida como um ambiente propício para a adoção de um “marketing colaborativo, cultural e espiritual”. O processo colaborativo é facilmente observado atualmente nas mídias sociais, em que há expressiva relação entre consumidores e vendedores. Segundo Kotler (2010), a nova onda de tecnologia transforma as pessoas de consumidores em prosumidores, caracterizado como um consumidor que produz conteúdo, em qualquer meio disponível na web.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (162.7 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com