TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Marketing Digital

Por:   •  17/6/2019  •  Artigo  •  7.310 Palavras (30 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 30

MARKETING DIGITAL[pic 1][pic 2][pic 3]

Vol. 1, Nº. 1, Ano 2012

Thiago Lucas Oliveira de Sales

Centro Universitário Anhanguera

Unidade Campo Grande

Thiago.lucas.sales@hotmail.com


MARKETING DIGITAL

Como utilizar o marketing digital para melhorar a visibilidade das empresas

 

RESUMO

O Marketing Digital é uma ferramenta que não pode mais ser descartada pelas empresas. As várias formas de comunicações criadas pela internet levaram as empresas a assumirem novos posicionamentos no tratamento desse meio. As empresas passaram a criar facebooks, twiters, divulgar imagens de seus produtos no YouTube, dentre outras, na tentativa de se comunicar com esse novo consumidor. Um consumidor virtual, que deixou de ser apenas receptor das informações e passou também a criar informações. Os consumidores virtuais podem em questão de dias espalharem pela internet, por exemplo, uma informação de um mau atendimento e fazer com que milhões de pessoas tenham acesso a essa informação. Caso as empresas não tomem atitudes rápidas, essa nova ferramenta que o cliente possui, pode arruinar a sua imagem perante o mercado.

ABSTRACT

The Digital Marketing is a tool that can no longer be ruled by the companies. The various forms of communication created by the leading internet companies to take new positions in the treatment of this medium. Companies now create facebooks, twiters, post pictures of your products on YouTube, among others, in an attempt to communicate with this new consumer. A virtual consumer, that no longer just receiving the information and also started to create information. Consumers can virtual within days spread over the internet, for example, information from a bad call and make millions of people have access to this information. If companies do not take quick actions, this new tool that the customer has, can ruin your image in the market.


  1. INTRODUÇÃO

O marketing tem o papel de organizar as etapas de entrada de um produto no mercado. O produto, para o marketing, pode ser definido como todo e qualquer produto tangível ou intangível que proporcione o atendimento das necessidades dos clientes.

Podemos exemplificar como produtos tangíveis todos aqueles bens móveis e imóveis como: carro, casa, terreno, televisores dentre outros. Já os produtos intangíveis são os serviços pelos quais o cliente se beneficia ao contratá-lo, como por exemplo, serviços de beleza (corte de cabelo, massagens, balaiagens, etc...), controladoria, contabilidade, empréstimos, consultorias e muito mais.

Ainda dentro dos conceitos de marketing, deve-se observar que essa ferramenta é responsável pelo planejamento estratégico do produto, coletando informações através de pesquisas para a mensuração da demanda do mercado a ser explorado, identificando assim os GAP’s existentes e proporcionando melhorias ou propondo a criação de novos produtos de acordo com as necessidades apresentadas.

Com o advento da internet novas oportunidades de marketing foram sendo criadas, levando assim a criação de mais um tentáculo do marketing: o Marketing Digital. Essa nova forma de comunicação possibilitou uma divulgação mais rápida dos produtos oferecidos pelas empresas e profissionais. E-mail Marketing, Virais, Blogs, Mensagens são algumas das novas possibilidades de comunicação surgidas com a entrada do Marketing Digital.

Dentre as novas possibilidades apresentadas acima, temos um conceito que abrange tudo o que uma empresa deve fazer na internet. Trata-se do e-Business, um conceito muito amplo onde temos 6 principais ferramentas que destacadas a seguir:

  1. e-Commerce;
  2. e-BI (Business Intelligent);
  3. e-Procurement;
  4. e-SCM (Supplay Chain Management);
  5. e-CRM (Customer Relationship Management);
  6. e-ERP (Enterprise Resource Planning).

A correta utilização das ferramentas de marketing propicia ao Marketing Digital uma excelente oportunidade de comunicação e novas possibilidades de transacionar seus produtos e serviços.

Reforço que trabalho é sobre Marketing Digital e não exclusivamente sobre e-commerce. O Marketing Digital pode ser uma ferramenta para o desenvolvimento e-commerce possibilitando estarem disponível 24 horas por dia e em todo planeta para que o cliente acesse e satisfaça suas necessidades.

2. ESTRATÉGIAS DO MARKETING DIGITAL

Apesar do termo “Digital”, não se pode deixar de lado as etapas do marketing tradicional. Ao optar pelo meio digital, as empresas não podem esquecer de que para um melhor aproveitamento, deve-se levar em consideração um conjunto de veículos para que os objetivos sejam atingidos na sua totalidade. A empresa deve estar orientada para o mercado que deseja atingir levando em consideração cinco pontos (KOTLER, 2011): a) orientação para a produção; b) orientação para o produto; c) orientação para as vendas; d) orientação para o marketing, e; e) orientação para o marketing social.

Vamos analisar cada um desses cinco pontos, segundo KOTLER, 2011:

1 – ORIENTAÇÃO PARA A PRODUÇÃO: esse conceito sustenta que os consumidores preferem produtos fáceis e descomplicados de se encontrar e com custo baixo;

2 – ORIENTAÇÃO PARA O PRODUTO: neste item, os consumidores analisam o custo-benefício do produto, e dão preferência a qualidade e desempenho superiores ou que tenham características inovadoras;

3 – ORIENTAÇÃO PARA VENDAS: parte do princípio de que as empresas e consumidores não compram em quantidade suficiente, devendo assim adotar uma estratégia agressiva de vendas e promoção;

4 – ORIENTAÇÃO PARA O MARKETING: busca uma maior efetivação do que a concorrência no que diz respeito a criação, entrega e comunicação de valor para o cliente de seus mercados-alvo;

5 – ORIENTAÇÃO PARA O MARKETING SOCIAL: neste item, a tarefa organizacional é determinar as necessidades, os desejos e os anseios do público-alvo, fornecendo as satisfações eficaz e eficientemente do que a concorrência.

O Marketing Digital é um conjunto de ações de comunicações onde as empresas utilizam os meios de internet, telefonia celular e outros meios digitais, com o intuito de divulgar e comercializar uma marca ou produto. Esse formato de marketing possibilita atingir novos clientes e melhorar o CRM, aumentando assim o nível de satisfação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.7 Kb)   pdf (593.3 Kb)   docx (848.2 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com