TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Marketing Digital

Por:   •  30/9/2019  •  Artigo  •  5.822 Palavras (24 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 24

MARKETING DIGITAL E OS NOVOS CONSUMIDORES POTENCIEM, E AS NOVAS FERRAMENTAS DAS MÍDIAS SOCIAIS.

Fagner Arruda dos Santos[1]

RESUMO

Atualmente as empresas passaram a notar a necessidade de acompanhar as mudanças do mercado e o marketing digital se tornou a nova ferramenta de gestão utilizada para o acompanhamento do mesmo. Vemos que ao longo dos anos essa realidade vem mudando, com os avanços tecnológicos e a comunicação, aliados ao processo de globalização. O marketing na internet contempla um conjunto de atividades com o objetivo de promover, anunciar ou dar suporte aos serviços e produtos oferecidos pelas empresas. Diante deste contexto e com as Redes Sociais em evidência, as quais são usadas para criar interação com clientes em potenciais, procurou-se explorar e conhecer como isto funciona diante de uma empresa da aviação civil bem conceituada no mercado, a TAM, uma empresa líder no mercado doméstico brasileiro e que aos poucos conquista seu espaço no Mercosul. Trata-se de uma investigação baseada na análise de conteúdo das mensagens enviadas ao perfil da companhia no Twitter, com o objetivo de verificar se há de fato a consolidação de uma rede social entre a TAM e os seus seguidores, elevando a interação social destes, predominando mensagens voltadas para ações de marketing promocional. A principal lição que se deve tirar é do mau uso corporativo de redes sociais: não seja uma empresa chata e invasiva, seja discreto e relevante quando tuitar e se comunicar de maneira geral nas redes sociais. Os blogs corporativos reiteram-se, mostram cada vez mais a sua força e se afirmam como parte fundamental das estratégias que uma empresa deve ter em redes sociais.

PALAVRA CHAVE: Redes sociais, internet, marketing, planejamento estratégico.

ABSTRACT
Currently companies have started to notice the need to monitor market changes and digital
 marketing has become the new management tool used to monitor the same. We see that over the years this situation has changed with technological advances and communication, combined with the globalization process. The internet marketing includes a set of activities aiming to promote, advertise or support the services and products offered by companies. Given this context and the social networks in evidence, which are used to create interaction with potential customers, we sought to explore and experience how this works before a company highly regarded civil aviation market, TAM, a leading the Brazilian domestic market and gradually conquering its space in the Mercosur. This is a research-based content analysis of messages sent to the company profile on Twitter, in order to check whether in fact the consolidation of a social network between TAM and his followers, increasing their social interaction, predominantly focused messages for marketing promotion. The main lesson to be drawn is the misuse of corporate social networks: a company is not annoying and invasive, is unobtrusive and relevant when tweeting and generally communicate in social networks. Corporate blogs reaffirm itself, increasingly show their strength and assert themselves as a fundamental part of the strategies that a company must have in social networks.

KEY WORD: Social Networking, Internet marketing, strategic planning

[pic 1]

1. INTRODUÇÃO

        Este estudo busca apresentar como os fatores do marketing digital impulsionam de uma forma eficiente o comercio, uma das praticas mais antigas da humanidade. E a mudança da tecnologia, que vem ocorrendo de forma muito rápida, onde as organizações devem ficar de olho nas novas tendências do mercado e principalmente no seu concorrente. Através de um estudo de caso efetuado durante este trabalho iremos observar de uma forma mais abrangente como esta sendo implantadas nas empresas as condições de trabalharem esse novo segmento. Avaliaremos através de conceitos e exemplos de que forma a internet evoluiu e passou a integrar a vida do consumidor.

        As empresas de aviação civil foram pioneiras na implementação de sistemas de reservas por computador para organizar as informações de seu cadastro em bases de dados, de forma a aumentar a sua eficiência administrativa. Com o avanço das tecnologias de base microeletrônica, a partir da convergência das telecomunicações com a informática, na década de 1970, vários recursos e serviços voltados ao processamento, distribuição e armazenamento de informação foram disponibilizados a comerciantes e consumidores. Nesse cenário, a popularização da rede internet teve um papel marcante, sobretudo, por ignorar barreiras geográficas e temporais.

        Com o passar dos anos, a internet se fortaleceu como ambiente promotor de interação social. Aliás, desde que a rede tornou-se de acesso público, ela vem se consolidando como canal de comunicação graças à facilidade de promover contato. Atualmente, com a proliferação de tecnologias guiadas pelo social software e pela Web 2.0, é visível a expansão de sites capazes de estimular a formação de redes sociais online, como Facebook, LinkedIn, Orkut e Twitter, que recentemente se transformaram em instrumentos de comunicação de enorme popularidade. Trata-se de um recurso destinado a estimular processos de interação social, sendo inspirado no conceito de social network ou rede social estudado por autores como o antropólogo Barnes (1954), um dos primeiros a abordar o assunto.

[pic 2]

2. MARKETING DIGITAL

        Vamos entender o que é marketing digital. Antes, porém é importante revisarmos alguns conceitos do marketing. “Marketing são as atividades sistemáticas de uma organização humana, voltada para a busca e realização de trocas com seu meio ambiente, visando benefícios específicos”. (RAIMAR RICHERS, 1998).

Encontraremos varias definições para marketing, mas estaremos falando do mesmo assunto de como ter a melhor estratégia para alavancar os negócios e como ser o diferencial do mercado tão competitivo de hoje.

        "O marketing tem sido definido por diversos observadores como a arte de conquistar e manter clientes”. (KOTLER, 2006). Qualquer conceito de marketing se não estiver traçado no seguinte foco que é de conquistar e manter o cliente, não esta englobado na definição de marketing e não estará pensando no futuro e na sua própria sobrevivência. Hoje muitos profissionais que dizem trabalhar com marketing utilizam ferramentas mercadológicas para fazer negócios que burlam e infringem as leis do país. Trabalhar com marketing consiste em apoiar clientes, funcionários, fornecedores, distribuidores, revendedores, agencias de propaganda, acadêmicos entre outros, para o desenvolvimento de relacionamento fortes. É  preciso também entender as capacidades e os recursos dos diferentes grupos, assim como suas necessidades, metas e desejos. (KOTLER, 2006).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.3 Kb)   pdf (340.2 Kb)   docx (32 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com