TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Marketing Digital

Por:   •  21/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  6.342 Palavras (26 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 26

Sobre Marketing

A palavra inglesa marketing é derivada da expressão Market que tem como significado mercado e é empregada para expressar a ação voltada para o mercado. A empresa que pratica o marketing, tem o mercado como razão e o foco de suas ações.

Marketing pode ser entendido como a função empresarial que cria continuadamente valor para o cliente, gerando também vantagem competitiva duradoura para a empresa por meio da gestão estratégica das variáveis controláveis de marketing: o produto, o preço, a comunicação e a distribuição. Há também a definição de Marketing como sendo um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm aquilo que necessitam e desejam, criando, ofertando e negociando de maneira livre os produtos e serviços de valor com outros.

Ao analisar a literatura a respeito do tema é possível identificar diversos conceitos e visões, mas estes acabam indo de encontro à um mesmo foco, que é o marketing em relação ao mercado e consequentemente em relação ao cliente. Nesse sentido, imaginando um sistema simples de marketing teríamos de um lado um conjunto de vendedores ou prestadores de serviços e de outro, um mercado com compradores ou tomadores de serviços. Intermediando estas relações, estariam os bens ofertados pelos vendedores e os serviços, demandados pelos compradores e tomadores de serviços em troca de dinheiro.

Há uma convergência com relação as definições de marketing, pois estas permeiam conceitos centrais como: Necessidade, Desejos, Demanda, Produto, Valor, Satisfação, Qualidade, Troca, Relacionamento, Mercado, Compradores Organizacionais e Consumidores. Necessidade, desejos e demanda são conceitos diferentes, mas atrelados. A Necessidade, pode ser conceituada como algo, entre produtos e serviços que são consumidos para sobreviver, remetendo à um estado de satisfação básica, enquanto os desejos são as vontades humanas moldadas pela cultura e pelas características individuais, não sendo necessidades básicas de sobrevivência. A Demanda, por sua vez, é entendida como desejos viabilizados pelo poder de compra. Sendo assim, as empresas precisam medir não apenas quantas pessoas desejam um produto ou serviço, mas quantas realmente estão dispostas e habilitadas a comprá-los. O Produto, que pode ser entendido como um bem, um serviço ou uma ideia, é algo que, por oferta possa satisfazer a uma necessidade ou a um desejo do mercado. Há, também, uma ligação com relação aos conceitos de Valor e Satisfação pois Valor é conceituado como a diferença percebida pelo que se compra e se paga, e Satisfação é o desempenho do produto ou serviço ante as expectativas do consumidor. A relação que se faz, é que o Valor é a satisfação das exigências do consumidor ou cliente ao menor custo possível. Já a Troca é a obtenção de um objeto ou serviço através da oferta de algo em troca. A Troca tem como característica, beneficiar tanto o consumidor ou tomador do serviço, quanto o vendedor ou prestador de serviço. Após a definição de Troca, é necessário que se tenha um Relacionamento, que é conceituado como a garantia permanente das transações. A troca por muito tempo foi vista como um dos pilares fundamentais do marketing, porém hoje em dia, não desmerecendo a sua importância, não basta ficar apenas nela, é necessário fomentar, de várias formas o contato contínuo entre vendedor/prestador de serviços e o cliente/tomador de serviços. É nesse sentido que o marketing de relacionamento trabalha: tem o objetivo de estreitar os laços entre empresas e clientes, buscando uma fidelização. O mercado é um outro conceito central. Pode ser entendido como grupos de compradores reais e potenciais que se diferenciam por seus gostos, assumindo uma característica heterogênea. Dessa forma, para cada mercado-alvo é necessário que as empresas desenvolvam uma oferta adequada. E por fim, temos os Compradores Organizacionais e os Consumidores, os primeiros, pessoas que compram bens e serviços para empresas, com a finalidade muitas vezes de transformá-los em outros produtos, ou simplesmente utilizá-los como suprimento nesse processo e os consumidores, pessoas que compram bens e serviços para o seu próprio uso ou consumo. Os dois são considerados a razão da existência de toda oferta no mercado.

A empresa como uma unidade de negócio ou prestação de serviços, quanto mais se desenvolve, vai ampliando suas relações com o seu ambiente. Faz-se necessário reconhecer as forças que agem sobre o negócio de uma organização, sendo este um importante passo para a reavaliação da sua missão corporativa e de seus objetivos. A organização precisa continuamente fazer um exercício para direcioná-la estrategicamente em diferentes tempos, numa visão de tempo futuro, inclusive. Esse exercício trata-se de fazer as seguintes perguntas: o porquê e para que a empresa existe. Não importa o tipo de organização; pública, privada, lucrativa ou sem fins lucrativos. O exercício de reconhecer forças ambientais que agem sobre uma organização, tem importância estratégica, pois podem transformar problemas em oportunidades de crescimento. O entendimento que se faz de forças ambientais está relacionado a diversidade de forças tais como: políticas, legais e reguladoras; sociais; concorrência; econômicas e tecnológicas. A primeira força citada acima, pode agir de maneira a restringir ou ampliar o campo de ação de uma empresa. Da mesma maneira, inovações tecnológicas podem tornar produtos e serviços obsoletos. A partir de todos esses conceitos, podemos entender melhor o que faz realmente a área de marketing, delimitar melhor a sua abrangência e identificar quais os seus objetivos. A colocação destes conceitos todos permite uma visão mais ampliada e complexa do conceito de marketing.

Composto de marketing: os 4 Ps e os 4 As

A interação de uma organização com o seu meio ambiente interno e externo se realiza através do composto de marketing. Essa interação se processa através dos 4 Ps: produto, preço, promoção e praça, também conhecido como composto de marketing ou mix de marketing. O raciocínio desse modelo é expresso como as empresas ao produzirem um determinado produto ou oferecerem um determinado serviço ao mercado, os colocam como alvo de uma promoção que tem como objetivo comunicar ou informar ao consumidor a sua disponibilidade em um determinado local ou ponto de venda também chamado de praça, a um determinado preço de venda.

Produto é algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo, podendo ser tangível (físico) ou intangível, que é o caso dos serviços, e que não podem ser tocados. Os conceitos de produto físico e de satisfação de necessidades, classifica produtos em: a) bens de conveniência: são aqueles comprados com frequência e com o mínimo de esforço (ex: shampoo); b) bens de compra comparados: como o próprio nome diz são aqueles que o consumidor compara em termos de preço, modelo, qualidade (ex: roupas, aparelhos eletrônicos, móveis); c) bens de especialidade: são aqueles com características singulares (carros, câmeras fotográficas); e d) bens não procurados: ou seja, bens que os consumidores não conhecem, ou normalmente não pensam em comprar (ex: jazigo, seguro de vida, enciclopédia). O grupo de atividades “Produto” é utilizado pelas organizações com a finalidade de oferecer uma série de produtos, visando atender a praticamente todas as necessidades do mercado. Em geral, as empresas possuem diversas linhas de produtos, de acordo com a participação de mercado de cada uma delas. Existem os produtos considerados "carros-chefes" que geralmente são os mais produzidos pela empresa, outros para atender simplesmente alguns clientes, outros considerados intermediários e outros ainda temporários ou sazonais. Podemos dizer então que as atividades básicas dessa variável são: diferentes tipos de design de produtos, características, diferenciais em relação à concorrência, marca, especificações, política de garantia e embalagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.4 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com