TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV

Por:   •  6/6/2022  •  Projeto de pesquisa  •  3.711 Palavras (15 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 15

TECNOLOGIA EM MARKETING

PORTFÓLIO

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV

                                                                       Nome do aluno (a): Sidinéia B. Camargo

                                                                       RGM: 1185186- 4/A

                                                                       Nome Professor Tutor: Paulo Ribeiro Rolim

Supermercados Monari Ltda.

Loja 1:Av.Laemert Garcia dos Santos, 893- Centro

Loja 2: Av das Acácias,241-Jardim Paraíso

Data da visita 10/05/2014

Horário da visita: 09:00 as 12:00h

.

BAURU/SP – 2014

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO..........................................................................................03
  2. MÉTODO DE PESQUISA E OBSERVAÇÃO.......................................05
  3. ANALISE....................................................................................................06
  1. Estrutura Física do Mercado..............................................................09
  2. Marketing  de Vendas........................................................................10
  3. Visão........................................................................................................11
  4. Missão......................................................................................................11
  5. Valores.....................................................................................................11
  6. Tipos de clientes ou consumidores atendidos........................................11
  1. CONSIDERAÇÕES  FINAIS.....................................................................12
  2. REFERÊNCIAS........................................................................................13
  3. ANEXOS....................................................................................................14

        

  1. INTRODUÇÃO

Supermercado Monari, fundado por Albino Monari em 1955, apresentou ao consumidor Iacanguense, no iniciou de suas atividades uma única máquina de beneficiamento de arroz com poucos recursos financeiros, um empreendimento familiar. Assim, vencendo os desafios e superando as barreiras, era inaugurada em novembro de 1978 a primeira loja do Supermercado Monari á medida que a empresa foi crescendo em 2003 inaugurou sua segunda loja em outro bairro na cidade de Iacanga de pequeno porte, pouco mais de 10 mil habitantes. Oferecendo variedade de marcas e todos os tipos de produtos alimentícios, material de limpeza, higiene etc. Devido há anos dedicação e trabalho o proprietário tem consciência de que deve cada vez mais se focar no cliente, buscando sua satisfação. Neste ponto, a qualidade do atendimento, dessa forma se uniu a uma grande rede Varejista “Rede Star” com isso oferece aos clientes preços baixos com promoções semanais.

A escolha do Supermercado Monari, como foco de meu estudo, se deve ao fato de ser um supermercado de tradição na cidade de Iacanga e por ser líder de vendas varejista neste setor.

Nesse sentido, essa pesquisa foi realizada com o objetivo geral de caracterizar as preferências, em termos de atributos e de produtos, e a percepção dos clientes dos supermercados sobre o supermercado Monari. Baseou-se na coleta de dados por meio de observação especialmente dos clientes do supermercado.

O varejo inclui todas as atividades relativas à venda de produtos ou serviços diretamente ao consumidor final, para uso pessoal e não comercial. Um varejista ou uma loja de varejo é qualquer empreendimento comercial cujo faturamento provenha principalmente da venda de pequenos lotes no varejo.(KOTLER, 2006, p. 500)

Um  dos exemplos  mais claros para o sucesso de vendas do Supermercado Monari são as propagandas e jingles, além das campanhas publicitárias em mídias de massa, como: Jornais locais e Rádios que por sua vez são muito bem elaboradas e com promoções e atrativos como os sorteios promocionais de geladeira, TV’s de Led, fogões entre outros prêmios todos os meses e em datas comemorativas como: Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal. Aumentando assim as vendas de valor agregado, a rotatividade de produtos, e divulgação espontânea atraindo cada vez mais clientes da região.

Para Fingerl (2006, p.33) os supermercados poderão futuramente deixar de ser simples pontos de venda, os mesmos realizarão parcerias com grandes grifes ou franquias, resultando em um maior atrativo a ida as compras.

Atualmente os pequenos supermercados sofrem com o avanço das grandes redes de supermercados que ampliam os serviços e diversificam seus produtos, oferecendo mais recursos e vantagens financeira e social para seus clientes, tornando a empresa mais atrativa e completa.


  1. MÉTODO DE PESQUISA E OBSERVAÇÃO

Esta pesquisa tem caráter exploratório, pois os fatos são observados, registrados, analisados, classificados e interpretados, sem a interferência das pessoas. O método da observação consiste no registro de comportamentos atos e ações relacionadas com o objetivo da pesquisa, sem que haja comunicação com os pesquisados e não envolve questionamento e respostas, orais ou escritas, foi realizada objetivando descrever o Supermercado Monari e as características do mesmo.

Quanto aos meios utilizados para se alcançar o objetivo desta pesquisa, optei pelos mecanismos da pesquisa descritiva, que segundo Amado; Bervian e da Silva (2007), observa, analisa e correlaciona fatos ou fenômenos sem manipulá-los. Deste modo, a pesquisa descritiva se configura como um estudo de fenômenos existente em determinada comunidade, grupo ou empresa.

        Utilizando-se de sua boa localização, pode-se fazer maior divulgação das promoções em forma de panfletos, carros de som que circulam pelo bairro divulgando as promoções, muitos clientes passam na porta do Supermercado Monari todos os dias ou vai ao supermercado com frequência maior que duas ou três vezes por semana, seu estacionamento é amplo com vagas para cem carros e com acessibilidade para deficientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)   pdf (364.7 Kb)   docx (203 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com