TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento De Marketing E A Análise Swot

Por:   •  2/4/2023  •  Relatório de pesquisa  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Fundamentos de Marketing

Patricia Alves do Nascimento

PLANEJAMENTO DE MARKETING E A ANÁLISE SWOT

Trabalho da disciplina [AVA2]

Rio de Janeiro

ABRIL, 2023

INTRODUÇÃO

A fim de um estudo mais profundo sobre o conteúdo proposto para essa atividade, o planejamento de marketing, suas estratégias e a metodologia análise SWOT. Busquei referencias que pudessem mostrar de maneira clara e objetiva o meu entendimento sobre os conteúdos abordados. Assim podendo destacar as suas definições e seus elementos.

DESENVOLVIMENTO

O planejamento de marketing é um mapa de estratégias que são utilizadas para que a empresa atinja as metas e objetivos definidos, que podem ser relacionados à marca ou a produtos e serviços específicos. Esse planejamento define quais serão as estratégias de divulgação e de geração de valor que fazem sentido para a empresa. No entanto, é importante analisar tanto o ambiente interno quanto externo, e para isso são utilizadas ferramentas de gestão que ajudam a identificar necessidades e realizar melhorias. Para isso como uma de suas estratégias temos a análise SWOT (FOFA) ou matriz SWOT que é um método de planejamento estratégico que engloba a análise de cenários para a tomada de decisões. A estratégia foi criada nos anos 60 por Albert Humphrey, na Universidade de Stanford. Por lá, o consultor de empresas liderou um projeto de pesquisa que analisou e cruzou os dados das 500 maiores corporações relatadas pela revista Fortune da época.

A abreviação SWOT consiste na observação de quatro fatores dos termos em inglês strengths, weaknesses, opportunities e threats. Em português consiste em forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. As forças dizem respeito ao tomador de decisões, as ameaças sobre os fatores externos que estão fora do controle da empresa ou pessoa. Esses fatores são conhecidos como ambientes interno e externo. A matriz FOFA é um sistema relativamente simples de usar e que fornece um grande detalhamento da situação, abrangendo circunstâncias como a criação de produtos em uma pequena empresa até a gestão de uma multinacional, mas para que ela realmente tenha o efeito esperado é necessário que tenha o estudo sobre seus fatores separadamente. A força e as fraquezas estão relacionadas ao ambiente interno, onde a força diz respeito as vantagens que a empresa possui sob a concorrência, seu diferencial, as aptidões mais fortes do seu negócio, fatores que estão sob o nosso controle.

As fraquezas são pontos que a empresa precisa identificar e reconhecer como algo que realmente seja falho digamos, “defeitos” do negócio para que o método faça sentido.

Já as oportunidades e ameaças estão relacionadas ao ambiente externo, forças externas que impactam positivamente a sua empresa. Você não pode controlá-las, mas pode usufruir delas desde que sejam reais e tenham embasamento em pesquisas gerando assim oportunidades. E ao contrário disso temos a ameaça que contrário das oportunidades está relacionada a forças externas que influenciam negativamente o seu negócio. É necessário pensar em possíveis eventos que prejudicariam os lucros e o empreendimento como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (100 Kb)   docx (32.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com