TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento de Marketing e a Análise SWOT

Por:   •  31/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

AVA 2 - FUNDAMENTOS DO MARKETING

Planejamento de Marketing e a Análise SWOT

NITERÓI

2023

1 INTRODUÇÃO

A Análise SWOT, também conhecida como Matriz FOFA, é uma ferramenta amplamente utilizada por empresas de diversos setores para avaliar seus pontos fortes e fracos, bem como as oportunidades de mercado e possíveis ameaças que podem impactar o seu desenvolvimento. Embora não haja uma figura específica creditada como sua criadora, muitos acreditam que a análise SWOT foi desenvolvida na década de 1960 por professores da Universidade de Stanford, a partir da análise das 500 maiores empresas dos Estados Unidos.

2 DESENVOLVIMENTO

A análise SWOT é uma abordagem estratégica que consiste em analisar quatro fatores-chave: Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats), para então avaliar a posição estratégica da empresa em relação ao mercado em que ela atua. As forças e fraquezas estão relacionadas aos ambientes internos da empresa, enquanto as oportunidades e ameaças estão relacionadas aos ambientes externos.

A seguir veremos cada um desses fatores-chave:

• Forças: São os pontos fortes da sua operação, aquilo que a empresa faz de melhor e onde se destaca em relação aos concorrentes. São aspectos controláveis e que podem ser considerados como uma vantagem competitiva.

• Fraquezas: São os pontos que precisam ser melhorados na organização, representando uma desvantagem em relação aos concorrentes.

• Oportunidades: Oportunidades são situações que você não controla, mas que pode aproveitar. Essas situações podem se apresentar de diversas formas, como mudanças político-econômicas e ampliação do crédito ao consumidor. É preciso estar muito atento a elas, pois, podem ser muito difíceis de identificar.

• Ameaças: As ameaças são fatores externos e completamente fora do seu controle, com potencial de impactar negativamente e prejudicar o seu negócio. Essas ameaças podem ser, a entrada de novos concorrentes ou mudanças na legislação que afetam o setor

3 CONCLUSÃO

Com base nessas quatro variáveis, é possível traçar um plano de ação para a empresa, identificando oportunidades de crescimento e minimizando os riscos. A análise SWOT pode ser aplicada em diferentes níveis da empresa, desde a avaliação de um novo produto até a elaboração de um plano de negócios completo.

Em resumo, a análise SWOT é uma metodologia essencial para o planejamento estratégico de uma empresa. Ela permite identificar os pontos fortes e flexíveis da organização, bem como as oportunidades e ameaças do mercado, permitindo a definição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (47.9 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com