TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual da FGV Gestão de Qualidade

Por:   •  11/12/2019  •  Resenha  •  1.432 Palavras (6 Páginas)  •  1.561 Visualizações

Página 1 de 6

Atividade individual

        

Matriz de análise

Disciplina: Gestão da Qualidade e Processos

Módulo: EAD

Aluno: APJA

Turma:

Tarefa: Atividade Individual

Introdução

Antes de iniciarmos o estudo, há que se falar do desenvolvimento dos negócios desde a conhecida Revolução Industrial, iniciada nos anos de 1760, na Inglaterra. Ela marca a mudança de um Sistema Feudal para o capitalismo, voltado para produções em massa e mecanização dos processo. Assim, deu início à corrida pela maior quantidade de vendas e o “aprisionamento”  dos cliente.

Atualmente nos encontramos na quarta revolução industrial, onde se misturam a tecnologia, inteligência artificial, e a mudança da direção das empresas para novos sistemas de gestão, bem como organização de produção e métodos de gerenciamento de pessoas. Dificilmente veremos empresas especializadas num tipo de negócio somente, com apenas um ou dois produtos, sob pena de serem ameaçadas, isoladas por grandes grupos e ultrapassadas por outras concorrentes, pondo em risco a sua própria existência.

Diante da reliade cruel criada pelo forte capitalismo, pela liberação de concorrência e pela necessidade de reconhecimento perante a sociedade, as instituições devem estar prontas para grande mudanças, na velocidade e tempo que o mercado requer e impões, similar a evolução de tudo que a rodeia.

Essa mudanças podem e devem ser acompanhadas e planejadas, com auxílios de diversas ferramentas e sistema que proporcienem a maior eficiência na implantação e gerenciamento dos processos.

Diversas são as formas de auxiliar nas mudanças e adaptações ao mercado

A empresa Super Insumos deve sofre uma grande mudança devido ao aumento repentino da demanda de insumos de um grande Cliente, a Mega Aço. Esse cliente possui um Programa de desenvolvimento de Fornecedores, o qual a Super Insumo possui total interesse em fazer parte.

Após reunião de diretores com foco na observação e evolução da gestão da empresa, foram identificados diversos aspectos a serem observados e tratados, visando a manutenção do padrão e melhoria na produção geral:

  • insumos fora da especificação;
  • falta de conformidade na coleta de lixo industrial;
  • necessidade de implementação de um plano de auditoria interna;
  • metas estabelecidas apenas de forma corporativa, mas não individualizada;
  • devoluções de lotes por falta de conformidade na fabricação de chapas metálicas;
  • funcionários desmotivados, em função da ausência de um programa efetivo de valorização dos colaboradores e
  • problemas com o processo de extravio de mercadorias, pois muitas peças são perdidas em função do não rastreamento dessas mercadorias.

A partir desses óbices observados, foi solicitado os serviços de um consultor para organizar um plano de ação, com foco na gestão de qualidade e Processos desenvolvidos pela Super Insumos, adaptando-os aos quisitos necessários do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores da Mega Aço, de forma a conseguir se estabelecer no mercado como grande fornecedoras de material para essa Mega Empresa.

Desenvolvimento – identificação das ações necessárias para superação das questões apresentadas pela Super Insumos.

      De acordo com Bonato (2007) a gestão da qualidade está diretamente ligada à satisfação do consumidor devendo concentrar-se na qualidade com um sentido amplo, no custo e no atendimento. No método de implementação do programa de gestão cita alguns itens a serem observados: eliminar o medo por meio da comunicação, remover barreiras que impeçam o trabalhador de ter orgulho de realizar o seu trabalho bem feito e acabar com a decisão sobre compras apenas no critério preço. Para o autor, os fundamentos da gestão da qualidade devem relacionar-se à busca do controle total, ao planejamento estratégico e a uma radical redução de desper

Conforme citado anteriormente, a preocupação com a gestão de qualidade nem sempre foi meta nas organizações. Somente após o grande crescimento industrial é que houve a preocupação do cliente satisfeito e do padrão de qualidade de produção. Campos (2004) enumerou as principais características a serem observadas para que instituições tenham sucesso ao implementarem a gestão qualidade: Envolvimento do alto escalão, não focar no curto prazo, planejar, prover o pessoal com Treinamento, instituir recompensas e buscar multiplicadores.

Melhorar a gestão significa melhorar a eficiência, reduzir tempo de trabalho desnecessário, padronizar procedimentos eaumentar a satisfação do cliente, que voltará a procurar a instituição.

Para a situação da Super Insumo, serão usadas a ferramenta de  benchmarking, que é um processo de comparação com as práticas de mercado, de forma a manter a empresa no mesmo patamar das outras que desempenham os mesmo processo, mantendo-os no mercado de forma competitiva e em condições de igualdade.

     A  Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) define o benchmarking como:

“Método para comparar o desempenho de um processo ou produto com o seu similar, que esteja sendo executado de maneira mais eficaz e eficiente, dentro ou fora da organização, visando entender as razões do desempenho superior, adaptar à realidade da empresa e implementar melhorias significativas. Ainda, de forma a organizar o método, temos benchmaking de processos, produtos, pessoas e outros. Para aSuper Insumos será apresentado o benchmaking de processos, de forma a organizar ou importar melhores métodos conforme o uso na atualidade

     A FNQ possui um estudo elaborado numa metologia em 5 pontos a serem trabalhados: Planejar, Coletar, Analisar, Adaptar e Melhorar.

Figura 1 - Proposta de metodologia de benchmarking de processos e de produtos (FNQ, 2017)

     Foi escolhiada a Companhia Siderurgica Nacional, por ser a maior e mlehor empresa do ramos de produção de minérios e afins, sendo diversas vezes premiadas por entidades nacionais e internacionais, nos ramos de produção, meio ambiente, cultura, trabalho etc. A CSN possui um projeto de insentivo dos seus colaboradores, com recompensas e facilidades no própio local de trabalho, de forma que os mesmo sintan-se motivados, comprometidos e parte da empresa. Existe uma constante preocupação com o treinamento das pessoas e com a segurança no trabalho,de forma a ser a empresa de grande porte que menos apresentou acidentes ocasionados por falta de cumprimentos de processos de segurança. Também, possui uma logistica formidável, com diversos sistemas que controlam a produção, o estoque e a entrega do produto.

A ideia é que a Super Insumo adote um método semelhandte ao da CSN, buscando o mesmo reconhecimento, credibilidade e valores adotados. Além disso, deverá buscar o ambiente de trabalho Seguro e organizado, para que possíveis falhas sejam detectadas e corrigidas imediatamente, por meio de trabalhadores capacitados e comprometidos com os valores e objetivos da empresa.

As questões operacionais podem ser analisadas e estudadas através de ferramentas de qualidade, como o Diagrama de Ishkawa, nos seguintes quisitos: método, máquina, mão de obra, meio ambiente, matéria prima e medição.

     Conforme autorizado pelo Professor da Matéria, utillizaremos o diagrama para apenas um dos problemas operacionais da Super Insumos:

[pic 1] 

     

O diagrama acima busca identificar as causas do problema final apresentado em sua ponta, sobre a coleta de lixo industrial na empresa Super Insumo. Esse assunto poderá levar a empresa ao fechamento de protas, caso não siga normas reguladoras e proteja seus pessoal dos acidentes no trato com matéria pesada e poulidora.

     Para o diagrama apresentado, faremo um plano de ação usando a ferramenta de qualidade 5W2H definindo responsáveis, prazo, objetivo e recursos necessários para a comissão que cuidará da gestão do referido processo, de forma a aliminar as causas raízes e os riscos causados pela falta de trato organizado com o lixo industrial, seguindo abaixo:

 

Ishkawa. Essa ferramenta da qualidade ajuda a levanter as causas-raízes de um problema, analisando seis categorias que são: Método, Máquina, Mão-de-obra, Meio-ambiente, Matéria-prima e Medição. Os diagramas ara os problemas operacionais da Super Insumos são:

O Six Sigma (seis Sigma) é uma ferramenta que trabalha estatísticas para o controle de qualidade, sendo usado o método DMAIC, nos seguintes critérios:

Medir – mensurar a performance e coletar dados

Implantar – propor e desenvolver mudanças, além de testá-las.

Definir – definir objetivos e necessidades

Analisar – traçar um diagnóstico da situação corrente;

Controlar – manter as melhorias e os resultados obtidos.

Ao fazer uso do SIX SIGMA, DMAIC, precisará haver uma integração entre diversos setores para atingir a conformidade e a padronização dos procedimentos. Assim, poderá haver a mudança esperada para proporcionar a habilitacção esperada para seu funcionamento.

Considerações finais

Ao finalizar o relatório, observamos que os óbices apresentadaods são possíveis de serem resolvidos ou atenuados, para atingir os padrões de qualidade e atender a demanda do Programa de Desenvolvedores de Fornecedores da Mega Aço. Há necessidade de mudança de procedimentos e processos, conscientização, novas instalações e métodos padronizados de serviço.

Baseado nessas necessidades expostas, apresentamos as ferramentas de gerenciamento e controle de qualidade, de forma a buscar o acompanhamento do crescimento gradativo da Super Insumos. Assim, ao atingir os objetivos propostos para a empresa , verificaremos o excelente trabalho de assessoria desenvilvido por nossa empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (301.4 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com