TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Interdiciplinar

Por:   •  18/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.757 Palavras (8 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIENCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSOS SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM V

CURSO DE GESTÃO EM MARKETING

São José

2018

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIENCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSOS SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

CASSOL MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM V

Alunos: Igor Correa Grams R.A. 1712273

Flavia D. H. G. Mickosz R.A. 1726560

Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM V, apresentado como um dos pré-requisitos para aprovação do bimestre vigente no Curso Superior de Tecnologia em Marketing. MARKETING

Orientador (a): Prof.ª. Carmem Passos

                                                                             

São José

2018

RESUMO

O Projeto Integrado Multidisciplinar V do curso de Gestão em Marketing aborda o levantamento de informações da empresa Cassol Center Lar, que atua hoje em 4 ramos da atividade econômico: comércio de materiais de construção e decoração; industrialização e montagem de pré-fabricados de concreto; imobiliário na construção e comercialização de imóveis; além de reflorestamento.  Neste projeto as disciplinas abordadas serão: Gerenciamento de Produtos, Serviços e Marcas, Matemática Financeira e Comportamento do Consumidor. Através deste projeto, verificamos a importância de aliar o conhecimento teórico com a prática. 

Palavras-chaves: Marketing; Produtos; Comportamento do Consumidor; Matemática Financeira.

Sumário

RESUMO        3

1 – INTRODUÇÃO        5

2 – COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR        5

3– GERENCIAMENTO DE PRODUTOS, SERVIÇOS E MARCAS         7

4-  MATEMÁTICA FINANCEIRA        10

6 CONCLUSÃO        12

7 REFERÊNCIAS        13

1 – INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo conhecer os procedimentos e aplicações das disciplinas de Gerenciamento de Produtos, Serviços e Marcas, Matemática Financeira e Comportamento do Consumidor, seus conceitos e aplicações na empresa em estudo dando continuidade aos estudos realizados no curso superior de Gestão em Marketing. Utilizando como “empresa-base” a empresa Cassol Materiais de Construção Ltda., para a realização do PIM V (Projeto Integrado Multidisciplinar).

Nos estudos das disciplinas não serão utilizados dados reais da empresa, pois a mesma permitiu a realização dos estudos, mas não a divulgação de todos os dados.

Esse trabalho terá como ênfase a filial, localizada no bairro Kobrasol na cidade de São José/SC. 

A Cassol é a 5ª maior empresa no ramo de materiais de construção no Brasil e teve um patrimônio estimado em 2011 próximo à 400 milhões de reais, em imóveis, maquinário, estoque, etc.  e mesmo com a crise que assola principalmente a construção civil, a Cassol procurou se adequar e continua crescendo, conquistando novos clientes, fidelizando os antigos e procurando oportunidades em outras fatias do mercado.

2 – COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Segundo a AMA (American Marketing Association), Comportamento do Consumidor é:

A interação dinâmica de sentimentos e percepções, comportamentos e ambiente pelo qual os seres humanos conduzem os aspectos das relações de troca em suas vidas. […] O comportamento do tomador de decisão no mercado de produtos e serviços. Muitas vezes é usado para descrever o campo interdisciplinar do estudo científico que tenta entender e descrever tal comportamento”.

Para que uma empresa tenha sucesso, é necessário que ela entenda como o seu publico alvo se comporta durante todas as etapas do processo de decisão de compra, por isso, a empresa em questão investe em campanhas direcionadas para Arquitetos, engenheiros e consumidores que desejam reformar seu imóvel, ou como uma das campanhas prega: “A Cassol Centerlar tem tudo para o consumidor transformar sua casa em um lar.” 

[pic 2]

O público alvo é o citado acima, visto que, desde sua fundação a empresa atende a construção civil, mas com a passar dos anos, viu no mercado, a possibilidade de trair não só engenheiros, arquitetos, construtoras, mas também consumidores individuais e famílias que querem reformar e decorar sua residência. Se em seus primórdios, a empresa era uma madeireira, hoje, oferece um grande mix de produtos, alcançando consumidores de todas as classe sociais.

Uma das formas encontradas para fidelizar o cliente, além de produtos de qualidade reconhecida nacionalmente e preços atrativos, destacamos o Cartão Cassol. Com ele, o consumidor consegue parcelar suas compras em até 10x sem juros.

[pic 3]

Ainda sobre o público alvo da Cassol, o setor de marketing, informou que trata-se de adultos, das mais variadas classes e faixa etária, que estão constantemente em busca de melhorias em suas residências, sejam pequenas manutenções, reformas até decoração, em busca de qualidade, preços atrativos, agilidade e bom atendimento.

3 GERENCIAMENTO DE PRODUTOS, SERVIÇOS E MARCAS

Cada vez mais, as empresas devem se voltar estrategicamente para o mercado concentrando seus esforços em entender as necessidades e desejos dos  clientes e consumidores. Além disso devem também analisar e avaliar permanentemente seus concorrente .

Atualmente, está cada vez mais complicado fidelizar novos ou manter os antigos clientes, devido às rápidas inovações tecnológicas, da globalização, e da enxurrada de informação que os clientes e consumidores têm acesso, tornando-os cada vez mais críticos e exigentes, da maior eficácia dos concorrentes etc., e sobreviver e crescer nesses ambientes são tarefas extremamente desafiadoras. 

É necessário que a empresa identifique os produtos que atendam às necessidades e aos os desejos dos clientes, e que estes estejam dispostos a pagar por tais produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (524.7 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com