TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que éplanejamento

Dissertações: O Que éplanejamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2013  •  4.466 Palavras (18 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 18

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a distancia

Atividade Prática Supervisionada – ATPS

Disciplina: PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

Prof.ª: Msc. Mônica Satolani

José Fabrício Freitas 3869755323

Paula de Souza Picanço 4300073079

Amanda Viegas Rodrigues 4352050761

Andréa Neumann Foster 4300073073

Josiele da Silva Gonçalves 3829707035

Pelotas/ RS

2013

Etapa 1.

Oque é planejamento?

E os tipos de planejamento.

Sabemos que o planejamento é de suma importância, para os planos se realizarem- o planejar deve ser o primeiro passo de uma instituição seja ela familiar, empresarial, publica ou privada.

Temos como proposito descrever oque é planejamento e sua importância.

O planejamento representa a primeira função administrativa, por ser exatamente oque serve de base para as demais funções como organização, direção e controle. Na verdade o planejamento é a função administrativa que determinam antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e como se deve fazer para alcançara-los da melhor maneira possível. Trata-se, pois de um modelo teórico para ação futura.

Calos Escócia jornalista e economista define planejamento: de forma genérica, o planejamento é a definição de um futuro desejado e de meios para alcança-los.

Em outras palavras poderíamos definir planejamento como sendo o exercício sistemático da antecipação.

Segundo o livro de administração de Idalberto Chiavenato, planejamento é uma técnica para absorver a incerteza sobre o futuro e permitir maior consistência no desempenho das organizações. Aliás, o planejamento envolve varias formas de lidar com a mudança e com a incerteza que ela traz conseguem.

Segundo Márcio Eduardo correia Sampaio, coordenador e supervisor de planejamento do Petrobras. O planejamento é definido como um processo continua e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente. Essas ações devem ser identificadas de modo a permitir que elas sejam executadas de forma adequada e considerando os aspectos como prazo, custos, qualidade, seguranças, desempenho e outras condicionantes.

Roberto shinpashiki

Visão é a arte de ver o invisível.

Visão é a arte de ver oportunidade onde a maioria das pessoas só veem problemas.

A visão é transforma você em uma pessoa especial.

Ver além do horizonte cria competência necessária para aproveitar as oportunidades no meio das ameaças.

Um vendedor não se acomoda com o sucesso de hoje. Ele sabe que na garupa do sucesso sempre vem o fracasso. E, se não se empenhar correrá o risco de amargas derrotas no futuro.

A visão faz com que o individuo sempre esteja alerta para aproveitar as oportunidades.

Controle e planejamento

O planejamento viabiliza a visão antecipada de ações desencadeadas ao longo de um processo. Utilizando-se de todos os meios disponíveis para atingir aos fins que se pretende:

• Eficácia de fazer oque é certo.

• Eficiência em fazer mais com menos.

• Pró- atividade: antecipar-se aos problemas... Prevenir, obstáculos.

• Previsão- ter noção das demandas e riscos.

• Efetividade de fazer o que tem que ser feito.

• Viabilidade econômica: diz respeito aos custos e receitas envolvidas no projeto, as condições de financiamento á capacidade de pagar o pagamento etc.

• Viabilidade de técnica: o planejamento deve ser compatível com a disponibilidade de matéria – prima, equipamento know-frow e de pessoal especializado etc.

• Viabilidade politica e institucional: considerar as situações legais, aceitabilidade do plano pelos responsáveis por sua execução e pelos que serão atingidos pelo próximo.

Tipos de planejamento

O planejamento é elaborado de meios diferentes nos vários níveis organizacionais. Em razão disso existe uma hierarquia de planos. Há três níveis de planejamento, planejamento estratégico, planejamento tático e planejamento operacional.

Planejamento estratégico: é o planejamento mais envolvente e abrange toda a organização como um sistema único e aberto, suas características são: é projetado em longo prazo, envolve a empresa como uma totalidade, é definido pela cúpula da organização, é voltada para a eficácia da organização.

Planejamento tático: o planejamento elaborado em cada departamento no nível intermediário da organização. Cada unidade organizacional deve elaborar seu planejamento tático subordinado ao planejamento estratégico e suas características são: é projetado pra médio prazo, envolve cada departamento ou unidade da organização, é definido no nível intermediário da organização, é voltado para coordenação e integração.

Planejamento operacional: é o planejamento que se refere a cada tarefa ou atividade em particular. Suas características são: é projetado para o curto prazo, envolve cada tarefa ou atividade isoladamente, é voltado para eficiência.

Chega-se a conclusão que o planejamento é a ponta pé inicial para o sucesso e a realização oque se deseja alcançar, é a visão antecipada de ações desencadeadas ao longo de um processo, tendo como finalidade a eficácia, eficiência e a visão no futuro e no sucesso, tendo-se a visão como a arte de ver o invisível, ver além do horizonte.

Etapa 2.

Esta atividade é importante para que você identifique o propósito e as dimensões da Organização como função do Processo Administrativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com