TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ramo varejista no Brasil é uma das atividades que mais crescem, lucram e empregam,

Por:   •  11/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.240 Palavras (5 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

Atualmente o ramo varejista no Brasil é uma das atividades que mais crescem, lucram e empregam, composto tanto pelas grandes cadeias de supermercado como também pelos pequenos comércios varejistas independentes.

A concorrência entre as empresas desse setor é acirrada mas quem consegue o seu diferencial é impulsionado a correr sempre mais rápido.

O Hortedan Hipermercado foi fundado em 09/02/08 e oferece todos os tipos de produtos alimentícios, material de limpeza, higiene, papelaria etc. O proprietário tem consciência de que deve procurar ferramentas diversas que consigam traçar um retrato do mercado em que sua empresa está inserida. Desse modo, este trabalho tem por objetivo a análise interna e externa da empresa Hortedan Hipermercado, localizada no município de Paraty - RJ com a utilização da Matriz SWOT, chegando ao entendimento das possíveis alternativas, de acordo com as capacidades da empresa, que poderão facilitar a sua permanencia e fortalecimento no mercado. Estas proposições são resultados do cruzamento das forças e fraquezas com as oportunidades e ameaças, já que estas atuarão nas suas dificuldades, de forma a potencializar seus pontos favoráveis perante o ambiente no qual se encontra.

2.2 objetivos

Esse estudo de caso foi desenvolvido através de uma pesquisa qualitativa efetuada no e pretende responder a questão central: como a estrutura organizacional, a cultura organizacional e o modelo de liderança da empresa, são influenciados pelos fatores econômicos e mercadológicos no qual a empresa está inserida. Tem-se como objetivo geral analisar e explicar se há relações entre a estrutura da organização, seu modelo de liderança e cultura organizacional com os fatores econômicos e mercadológicos no qual ela se encontra.

Os objetivos específicos são:

- Apresentar a estrutura e os processos da empresa;

- Compreender o modelo de liderança e cultura da organização;

- Compreender quais são as influências econômicas sobre a empresa e;

- Descrever como é a matriz de administração mercadológica da organização.

Metodologia

A metodologia escolhida para este trabalho foi o estudo de caso sendo qualitativa de caráter descritivo com enfoque indutivo

A empresa escolhida para pesquisa foi cuidadosamente selecionada pelo grupo, tendo em vista a localização, facilidade de comunicação e prontidão em aceitar o convite. O primeiro contato foi feito através de carta convite entregue pessoalmente por uma integrante do grupo à responsável pela área de RH da empresa e depois deoutros encontros deu-se inicio à coleta de dados. Um questionário foi elaborado pelo grupo com o intuito de conhecer a estrutura da empresa como um todo, além de consulta ao site da empresa, averiguação de documentos e observação informal dos funcionários e clientes.

Após o levantamento dos dados, foi possível verificar e analisar a estrutura organizacional, os processos organizacionais, a cultura organizacional e a matriz swot da empresa, assim como verificar sua liderança.

2 apresentação

Essa empresa iniciou com a sociedade de dois amigos, um deles já trabalhava no ramo de comércio, ambos tinham o mesmo sonho e interesse, abrir seu próprio negócio.

Com muito esforço, determinação e trabalho inauguraram uma loja de “variedades” numa cidade do Rio de Janeiro.

Mais tarde, aproximadamente três anos depois do sucesso da loja de “Variedades”, o ramo de supermercados passa a ficar em evidência no mercado, então, visto a oportunidade e a experiência dos dois amigos já adquirida no comércio, resolveram reformar e remodelar a loja de “variedades” e transformá-la no Hortedan Hipermercado. Com o sucesso e crescimento dos negócios, outros três amigos se juntaram a empresa.

Hoje o Hortedan Hipermercado trabalha com variedades, qualidade, crédito, grandes marcas, atendimento simpático em um ambiente agradável, iluminado e confortável sempre com muita economia.

A empresa esta dividida em setor administrativo, departamento pessoal, recursos humanos e operacional. O organograma do Hortedan Hipermercado possui dois grandes grupos, onde a organização considera um dos lados como sendo setores operacionais e do outro administrativo. Do lado administrativo encontra-se: DP (departamento pessoal, responsável por folha de pagamento, rescisão, advertências, etc), RH (recursos humanos, responsável por recrutamento e seleção, treinamento, avaliação de desempenho, etc).

O processo de contratação normalmente é feito em parcerias com alguns postos de atendimento ao trabalhador e o treinamento é feito no próprio Hipermercado.

Alguns cargos como de Açougueiro e Padeiro são exigidos a critério de experiência, para os demais cargos são oferecidos treinamentos direto na rede para a devida qualificação.

Como todo supermercado, a rede Goiabada vende vários produtos de diversas marcas. Como marca própria investe em produtos de padaria, possuem todo equipamento e pessoal no próprio local, fabricam e vendem tudo relacionado à padaria (pães, bolos, biscoitos, doces, produtos sazonais, etc). Estudos são feitos pela empresa, onde envolvem os setores: comercial, diretorias e gerentes, a fim de identificar público alvo, clientes em potencial e produtos com maior demanda e a partir daí traçar estratégias e diretrizes para o aumento das vendas e captação de mais clientes.

O novo objetivo da empresa é:

1) Contribuir para o desenvolvimento do comércio local;

2) Gerar empregos;

3) Contribuir para a formação dos funcionários;

4)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (53.3 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com