TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Seminário Interdisciplinar: Introdução à Pesquisa

Por:   •  9/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.106 Palavras (5 Páginas)  •  31 Visualizações

Página 1 de 5

INTEGRAÇÃO DO MARKETING COM A LOGÍSTICA

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso (FLX00399) – Seminário Interdisciplinar: Introdução à Pesquisa (MOB100)

                                                                                         

RESUMO

No presente artigo, procurei entender a importância e a conexão do marketing e da logística, observando seus benefícios um para o outro.

Palavras chave: Marketing, logística e produto..

INTRODUÇÃO

        O marketing em conjunto com a logística vem crescendo cada vez mais ao longo dos anos e ganhando seu espaço no mercado. A compreensão desses dois elementos hoje para uma empresa que queira ter uma boa saida no mercado é de extrema importância. São essenciais para empresas que busquem um mercado sólido e de consistência, pois a concorrência além de ser alta, você tem que se garantir para não perder seu espaço.

        Para que esse espaço seja conquistado, as empresas devem pensar bem a frente e surpreendam seus clientes, e consigam conquistar mais para se manterem no mercado. E apra isso todos esperam um diferencial, devendo assim traçar uma estratégia para isso.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

        Objetivamente, a logistica preza em garantir que o produto certo, chegue na hora certa, no lugar certo e na quantidade correta pelo menor vaalor de custo possível, e para isso é necessário uma oferta e conseguir uma demanda. Pelas palavras de Ballou (1993), conseguir demanda é o resultado dos esforços promocionais, bem como do preço e da composição do mix de produtos oferecidos ao público.

        Já o marketing é o uso da idéia por trás desse produto, algo que você deseja que ele seja para o seu cliente. Havendo sempre uma necessidade de inovação. A inovação está vinculada na forma em que esse produto chegará no mercado e no cliente. Por isso usamos o marketing com a logistica, eles estão interligados. É cada vez maior a interdependência entre o Marketing e a Logística, como diz Christopher (2007, p.43): “cada vez mais se reconhece o poder do serviço ao cliente como um meio potencial de diferenciação”.

        Para um bom gestor conseguir ter esses atributos em seu negócio, ele precisa compreender a importância da integração do marketing com a logística no seu negócio. Sabendo compreender e colocando em prática todos os atributos que eles juntos possam oferecer ao gestor o aumento de performace, a demanda e a satisfação do cliente é de extrema garantia.

[...] a logística empresarial estuda como a administração pode prover melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através de planejamento, organização e controle efetivos para as atividades de movimentação e armazenagem que visam facilitar o fluxo de produtos. (BALLOU, 2009, p.17).

        Para Bowesox (2001), logística está sempre diretamente ligado à total satisfação do cliente. Entrgas dentro do prazo e um bom atendimento, por exemplo, são sinais que existe uma boa logística sendo realizada em tal empresa, e podem satisfazer os clientes. A satisfação além de gerar uma boa impressão para a empresa, garante, na maioria dos casos, um retorno breve desse mesmo cliente ao consumo de seus produtos. Uma boa logística pede um bom marketing para sua prosperação e crescimento.

Aquisição, movimentação, armazenagem e entrega de produtos. Para que estas atividades funcionem é necessário um planejamento logístico, bem como a interação de processos (BALLOU, 2009).

        Associando os conceitos, o marketing exerce a função de promover e adequar a promoção, o preço e o produto a um nível de serviço que satisfaça o cliente, enquanto a logística, gerencia de forma estratégica os custos globais do sistema de logística, objetivando reduzir custos, gerando maior lucro para a empresa, e promovendo um alto nível de serviço ao cliente com qualidade e eficiência.        

MATERIAIS E MÉTODOS        

        A metodologia utilizada consistiu na observação de artigos relacionados ao tema e bibliográfias. Mas também experiências próprias vivênciadas diariamente como próprio consumidor, no mercado de trabalho e  como estudante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (96.8 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com