TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Show de Trumam

Por:   •  19/5/2015  •  Dissertação  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 3

O show de Truman

Show de Trumam é um drama com comedia lançado em 30 de Outrubro de 1998 dirigido por Peter Weir. Excelente filme, e que pode ser analisado como uma metáfora de deus, aquele que tudo ve, controla, que coloca ou tira pessoas do mundo, nesse caso no social, na mídia, o deus aqui é a mídia. Custou $60.000,00 com o elenco  de Jim Carrey, Laura Linney, Natascha McElhone, produzido nos EUA.

O filme é sobre a vida de Truman, corretor de seguros que busca cumprir suas cotas na agencia. Vive sem saber um reality show permanente, Truman não sabe que desde que veio ao mundo, vive em uma realidade construída em um programa de televisão, e que é vigiado e assistido 24 horas por dia por bilhões de pessoas. Sua família, amigos, colegas de trabalho, e demais conhecidos fazem parte do elenco, tudo ocorre na Ilha de Seahaven, uma cidade que nada mais é do que um estúdio de TV, sua vida nada mais é um roteiro de televisão.

Ao passar do tempo, ele busca respostas sobre sua vida, se questiona sobre uma realidade harmônica e perfeita na qual está vivendo, Truman tem curiosidade de conhecer novos lugares, mas seu produtor o impede usando outros atores para distrai-lo. O produtor faz com que Truman acredite cada vez mais na vida em que leva, conta que seu pai morreu em alto mar. Truman tinha em sua vida, um amor, que o alertava sobre a realidade, mas ela foi afastada dele e também retirada do reality, e coloca em sua vida a mulher perfeita, que só quer casar, ter filhos e viver aquela vida tranquila, sem muitas mudanças.

A cada fato que ocorre no reality faz com que a população tenha mais curiosidade e vontade de saber o que acontece com Truman, ninguém percebeu que em meio a tudo aquilo Truman procurava um jeito de sair do meio da manipulação da mídia, a maioria da população aprovou o programa, alguns ainda achavam que ele deveria fazer suas próprias escolhas, mas eram poucas essas pessoas. A preocupação da mídia era a audiência, e nota – se que a vida exposta pela mídia é muito prejudicada pela manipulação.

Desconfiado e cansado daquela vida, Truman decide viajar, mas parece que tudo conspirava contra suas ideias, ele já estava desconfiado, e relembra das dicas de seu amor, que dizia que aquilo tudo não passava de uma farsa, tudo condizia com as escolhas que vinham por detrás das câmeras e não pelas escolhas do próprio Truman.

Visto dessa maneira, nós mesmos aceitamos a realidade que nos cerca, ninguém discute sobre nada, ninguém muda nada, nem tenta mudar nada, é muito empenho questionar algo que foi dito, simplesmente nos acomodamos. Truman monta um plano para descobrir o que se passa e engana até mesmo seu produtor com um belo disfarce e mostra que quando queremos algo, podemos conseguir, basta persistir.

Toda essa trama é desfeita quando Truman foge de seu reality e todos vão a sua procura, e lá esta ele, em alto mar com um desenho de seu amor em mãos, assim o autor desiste e deixa Truman livre para fazer suas próprias escolhas, ele, sai de cena e encontra sua amada. Todos aqueles que apoiavam a vida de reality que Truman vivia concordaram com a liberdade que o mesmo teve e ocorrendo assim uma libertação de manipulação de mídia na população.

É uma pena que em nossas vidas não seja assim tão simples, somos sim influenciados pela mídia, manipulados por programas escritos fora da realidade, por reality shows que despertam a cada minuto mais nossa curiosidade e nos prendem em frente a TV, mas o filme mostra que somos capazes de quebrar esse elo que existe, podemos e somos capazes de fazer nossas próprias escolhas e deixar de viver em torno de manipulações. Filme bem impactante, deixa o olhar de um publicitário bem aberto e consciente do que a mídia é capaz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (59.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com