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O USO DA PUBLICIDADE EM JOGOS

Por:   •  25/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.735 Palavras (7 Páginas)  •  237 Visualizações

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ANÁPOLIS

2019


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O USO DA PUBLICIDADE em JOGOs DENTRO DA PLATAFORMA MOBILE

Projeto apresentado ao Curso de PUBLICIDADE E PROPAGANDA da Instituição ANHANGUERA.

Orientador: MARIANA SACCHETTO


ANÁPOLIS

2019

SUMÁRIO

1.1        O PROBLEMA        4

2 OBJETIVOS        4

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        4

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        4

3 JUSTIFICATIVA        5

4        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        5

5 METODOLOGIA        9

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        9

REFERÊNCIAS        12

  1. O PROBLEMA

Apesar do grande sucesso, os jogos ainda são vistos com resistência no tecido social e, consequentemente, na publicidade.

Partindo dessa premissa, pode-se dizer que o potencial comercial e propagandístico nesses meios, sobretudo na plataforma mobile, estão sendo desperdiçados?

2 OBJETIVOS

Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de analisar a influência da publicidade nos usuários de jogos dentro da plataforma mobile e suas possíveis implicações no comportamento que, possivelmente, poderá refletir nos ambientes sociais. Busca-se, ainda, reconhecer a influência nos jogos virtuais e na interatividade entre os próprios usuários que se comunicam e formam comunidades do jogo.

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

Compreender a contribuição dos smartphones na publicidade.  Identificar o potencial publicitário nos jogos de celulares. Entender a comunicação e interatividade dessa nova tribo e suas formas de entretenimento. Analisar a influência da publicidade nos usuários de jogos  dentro da plataforma mobile e suas possíveis implicações no comportamento humano. Mensurar as estratégias usadas na propaganda, para atingimento do público-alvo, e a maneira que se mantêm na mente dos usuários dessa mídia.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

° Compreender o uso da publicidade de jogos dentro da plataforma mobile

° Analisar as possibilidades criativas publicitárias na penetração inconsciente do jogador

 ° Estudar a interatividade dos usuários no meio mobile e como se dá essa comunicação

° Apontar o comportamento dos usuários do jogo no cotidiano e interação.

3 JUSTIFICATIVA

Para contribuir com a comunidade acadêmica, este trabalho pretende apontar a importância da publicidade e interatividade na plataforma mobile e o entretenimento em jogos, tendo em vista que esta é uma nova forma de conectividade e comunicação entre diversos internautas e consumidores desta plataforma.

Para isso, se utilizará do estudo bibliográfico e cientifico as estratégias para atingir o público-alvo que mantém presente na mente dos jogadores a solidez e a maneira de trazer boas sensações e afetividade da marca. Pretende-se, ainda, discutir a influência no cotidiano dos jogadores e as implicações no comportamento dele.

Isso, porque, os autores apontados neste trabalho consideram o jogo uma nova mídia, que possui própria mensagem ideológica e permite a percepção de que a cultura dos jogos também está direcionando a tecnologia contemporânea.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 

        Passa-se a partir de agora a demonstrar por meio de diversos autores, elencados nos parágrafos a seguir, que este projeto está fundamentado teoricamente dentro do campo da comunicação.

4.1 O CONCEITO DOS JOGOS E SUA INTERATIVIDADE

 Primeiro é importante explicar o que é advergames. Segundo o site Enciclopédia Livre, advergames:

é uma fusão dos termos em inglês aonde advertisse, cujo significado é propaganda e game o significado é jogo sendo assim esse nome advergames se caracteriza a um nome dado a uma estratégia de comunicação das marcas, produtos, organizações que usam jogos em particular os eletrônicos.

 Nelson (2002) também explica que o jogador é capaz de interagir com a marca, produtos, organizações em um ambiente virtual, e que esta é uma oportunidade que os consumidores têm de sentir e controlar uma marca efetivamente.

Bogost também ressalta que:

é possível que marcas possam alcançar um sucesso considerável se forem cuidadosamente implantadas dentro da jogabilidade de um game, mas os jogadores irão se frustrar caso eles sintam que sua paixão tenham se tornado um meio de promover o consumo” (2007,pag.30).

Já Farias Coelho lembra que:

O jogador em seu ato entretenimento é bombardeado com o nome do produto, ou com um nome ou imagem de um candidato a presidência e, sem que perceba permanece horas brincando, ao mesmo tempo recebe distintas informações sobre empresa-candidato. O uso de jogos onlines com intenções publicitárias advergames é ainda uma estratégia bastante nova para a publicidade e acredita-se que muito ainda se desenvolverá a partir dessa nova perspectiva, uma vez que os games são novo e um meio promissor de comunicação (2012, p.103)

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