TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DA TECNOLOGIA NA CADEIA DE SUPRIMENTOS

Ensaios: O USO DA TECNOLOGIA NA CADEIA DE SUPRIMENTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  1.237 Palavras (5 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1. Introdução

2. Desenvolvimento

3. Conclusão

4. Bibliografia

INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos apresentar uma pesquisa sobre a importância e influência da tecnologia da informação na cadeia de suprimentos. Também serão apresentadas algumas tecnologias utilizadas e suas definições.

O Uso da Tecnologia da Informação na

Cadeia de Suprimentos

Muitos fabricantes de classe mundial já enxergaram a muito tempo a necessidade de gerenciar a cadeia se suprimentos ou supplay chain agregando a ela a tecnologia da informação, alguns profissionais ainda tem dificuldade de visualizar a cadeia como um todo.

Enxergando a cadeia de suprimentos o gerente faz com que todos os envolvidos interajam de forma que o objetivo seja comum, no passado quando algum erro era detectado a grande preocupação era achar o provável culpado e muito tempo era gasto nessa procura e o foco principal, atender ao cliente era deixado de lado.

Hoje muitas empresas dirigem todos os seus esforços para integrar a cadeia de suprimentos na busca de soluções conjuntas que venham agregar valor ao produto ou serviço e o grande lance desse processo é a parceria. Porém uma parceira de confiança, comprometimento, onde até mesmo o envio de um item a mais é comunicado, onde os dois lados tem o mesmo objetivo, ou seja, atender as necessidades do cliente, respeitando também seu fornecedor.

O uso da tecnologia da informação se tornou um fator imprescindível no sucesso da cadeia de suprimentos, porém deve haver uma troca de informação consistente entre os parceiros e se algum fornecedor não possuir tecnologia adequada a cadeia poderá ter problemas, portanto o desenvolvimento de parcerias tanto em produtos quanto em tecnologia é fundamental para que os dados importantes cheguem ao destino em tempo hábil de serem totalmente aproveitados, assim a cadeia de suprimentos torna-se pró-ativa na tomada de decisões.

No cenário competitivo do mundo dos negócios as empresas precisam de estratégias que mantenham seu posicionamento no mercado.

Não só a globalização, mas a uniformidade entre produtividade, qualidade e preço dos produtos, bem como a rapidez com que esses produtos chegam ao consumidor final, fazem com que as empresas busquem seu diferencial na Tecnologia da Informação (TI). A partir dos anos 90 a TI , foi além do papel de suporte administrativo, integrando-se aos serviços e produtos das organizações. Sistemas foram criados para facilitar a tomada de decisão, dando agilidade a este processo.

O uso da TI para apoiar o sistema de planejamento e controle nas organizações, de início proporcionou um diferencial competitivo para estas empresas, no entanto, com o tempo, o acesso e uso desses sistemas tornaram-se comuns.

No começo da utilização da TI as empresas buscavam vantagens pela redução de custos através da automação da eficiência de processos. Em seguida, buscou-se a melhoria da qualidade das informações disponíveis de maneira que pudessem controlar melhor as operações realizadas pela empresa. Atualmente os dados necessários às empresas tornaram-se mais ágeis devido à utilização da internet e da computação móvel, representados basicamente pelos celulares, nootbook e tablet. Através dessas tecnologias as informações podem ser acessadas e utilizadas em qualquer momento ou local, sendo disponibilizadas aos membros das organizações, bem como pela internet aos fornecedores, clientes e consumidores.

Algumas Tecnologias:

• Código de Barras

Utilizado para identificação automática de itens, em pontos de venda ou em processos de movimentação. Método de codificação de dados alfanuméricos para leitura ótica rápida e precisa. São constituídos por uma seqüência de barras e espaços alternados impressos ou estampados em produtos, etiquetas ou outra forma de fixação, representando informações codificadas que podem ser reconhecidas por leitores eletrônicos, utilizados para facilitar a entrada de dados em sistemas de processamento de dados.

• CAD - Computer Aid Design (Desenho auxiliado por computador)

É a utilização de computador para auxiliar nos projetos de desenhos de produtos.

• BI - Business Intelligence (Inteligência Empresarial)

Conjunto de softwares utilizados nos processos decisórios estratégicos das organizações.

• EDI - Electronic Data Interchange (Intercâmbio Eletrônico de Dados)

É a troca automatizada, computador-a-computador, de informações de negócios/estruturas, entre uma empresa e seus parceiros comerciais, de acordo com um padrão reconhecido internacionalmente. Trata-se da troca eletrônica de documentos padronizados entre parceiros de uma cadeia de abastecimento ou entre unidades de uma mesma empresa separadas fisicamente. Quando associado ao uso do código de barras, leitoras óticas e sistemas de informações logísticas, constitui a base sobre a qual se viabiliza a implantação do ECR.

• NAVSTAR GPS - Navigation System With Time and Ranging Positioning System.

Sistema de radio navegação por satélites, que fornece ao usuário, com equipamentos apropriados, coordenadas precisas de posicionamento tridimensional e informações de navegação e tempo.

• GPS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com