TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de gestão do conhecimento

Projeto de pesquisa: O conceito de gestão do conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.719 Palavras (11 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 11

Resumo

Nesse trabalho será feito um “Roteiro de Execução” onde estarão sugeridas definições, conceitos, ou seja, tudo referente à Gestão de Conhecimento.

Também estarão desenvolvidas as diversas formas de como estabelecer e favorecer uma ótima organização com objetivo de propor a Gestão do Conhecimento dentro de cada empresa.

Conceito de inovações, e tendências de melhora para uma empresa, portanto estará disponibilizado tudo sobre conceito de enfatizar novas tendências para empresas e novos conhecimentos.

Summary

This work will be a "Roadmap to Implementation" which will be suggested definitions, concepts, ie, all relating to Knowledge Management.

Also developed are the various ways of how to establish and promote a great organization in order to propose Knowledge Management within each company.

Concept of innovations and trends of improvement for a company, so everything will be available on the concept of emphasizing new business trends and new knowledge.

Sumário

Introdução.................................................................06

Capítulo 1..................................................................07

Capítulo 2..................................................................10

Capítulo 3..................................................................13

Conclusão..................................................................15

Referências Bibliográficas.........................................16

Introdução

O conceito de Gestão do Conhecimento hoje é bem difundido no mundo empresarial.

Refere-se á utilização do conhecimento pessoal dentro da empresa, e fazer com que esse conhecimento se difunda entre os outros funcionários em prol do desenvolvimento da organização, a definição de gestão do conhecimento será explicada mais detalhadamente no contexto desse trabalho, através de comparações, de acordo com diferentes autores.

Também será apresentado sobre a Espiral do Conhecimento, suas funções, definições e tudo a respeito desse fator importantíssimo.

Além disso, analisamos através de entrevistas, o que alguns empresários entendem por gestão do conhecimento.

Tentamos também esclarecer um pouco o conceito e definição de “Cluster”.

Entretanto, o assunto principal a ser abordado neste contexto é a importância e influência da gestão do conhecimento dentro de cada empresa.

Sabendo que a sua definição mais básica e resumida é a forma de usar o conhecimento para a organização, procuramos mostrar a forma como esse conceito é ocupado dentro do ambiente empresarial, sua forma de operação e importância para cada funcionário e principalmente para os empresários.

A gestão do conhecimento se aplica a todos os integrantes de uma empresa, pois cada um possui um conhecimento que pode ser usado na administração da mesma, para fazê-la se desenvolver e conquistar o mercado em que se insere e o público a quem atende.

Capítulo 1

Definição de Gestão de Conhecimento

Autor: Saulo P. Figueiredo.

A Gestão de Conhecimento é apontada como um novo conceito de administração, pois é um modo de praticar recursos dentro de uma empresa.

Ou seja, deve ser praticada por todos em uma organização, sendo usada para aprender, é algo que se constrói ao trabalho com dedicação e conhecimento.

Gestão de Conhecimento é um ato que o empresário usa para multiplicar e gerar boa lucratividade e gerar ótimos conhecimentos para a organização, pois é através de muito conhecimento que se adquire uma ótima geração de capital.

Portanto a Gestão de Conhecimento pode ser considerada uma ampliação que precise olhar para toda estrutura de conhecimento de valor e melhorar os resultados e o desempenho da empresa.

Autor: Dante Pinheiro Martinelli.

Sugere-se que a temática denominada “Gestão de Conhecimento”, seja uma gestão de organizações através de conhecimento, ou informações apropriadas para se construir uma boa empresa.

Pois toda organização precisa-se de conhecimento para conter suas perspectivas concretas, para bons resultados favorecentes na empresa.

Aponta-se que Gestão de Conhecimento é uma estratégia central para desenvolver a competitividade da empresa, ou seja, abrange também nos investimentos e desenvolvimento que envolve a capacidade e o conhecimento do indivíduo para contribuir processos bem sucedidos.

Respostas das Questões.

Em primeiro lugar o indivíduo tem que sugerir, ou seja, favorecer uma inovação através do que será sugerido passam então a articular novas propostas de conhecimento, para que o concorrente ou adversário se interesse sobre o assunto.

A pessoa tem que ser dinâmico na elaboração de um novo conhecimento, pois tem que ter interesse no que foi sugerido para a empresa, portanto ter boa elaboração, futuramente à empresa terá um bom favorecimento lucrativo.

Para que os colaboradores se apropriem desse conhecimento novo o individuo terá que mostrar e favorecer conhecimentos claros e objetivos, ressaltar a importância do que foi sugerido para que os colaboradores se interessem e compartilhem sobre o conhecimento novo.

Deixar com que os membros se incentivem do conhecimento adquirido, pois

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com