TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de gestão do conhecimento

Tese: O conceito de gestão do conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  Tese  •  2.817 Palavras (12 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 12

Página Inicial »

Diversos

Anhaguera

Enviado por Luprazeres, out. 2014 | 12 Páginas (2942 Palavras) | 4 Consultas

|

4.5

1

2

3

4

5

|

Denunciar

|

APROVEITE O NOSSO RELACIONAMENTO PÚBLICO...

Envie

Anhanguera Educacional - Pólo Macaé

Recursos Humanos

Gestão do Conhecimento

Conceitos da Gestão do Conhecimento

Professor: Edilene Rodrigues

Macaé, 03 de Novembro de 2014.

Introdução

Nos últimos anos temos visto mudanças no posicionamento competitivo das empresas em geral. Empresas e até países se viram obrigados a sair de sua zona de conforto diante de competidores mais preocupados com novas máquinas, equipamentos, tecnologias e estratégicas técnicas de modelos de gestão no ambiente organizacional. No entanto, esses fatores podem deixar de ser o diferencial competitivo, quando copiados e frequentemente tornam-se fatores de igualdade para muitas empresas.

A vantagem de aprender mais rápido que o concorrente, talvez seja a única vantagem competitiva sustentável, deve-se equilibrar o interesse de todos os envolvidos fazendo com que as pessoas acreditem na possibilidade de mudar seu ambiente e disponibilizar tempo para o aprendizado. Com essa nova maneira de pensar nasce a Gestão do Conhecimento. Nas etapas desenvolvidas pelo grupo, vamos enfatizar como inserir a GC como diferencial competitivo, sem mudar a estrutura já existente.

Relatório de atividades desenvolvidas na ETAPA 1Este relatório tem por finalidade apresentar o Conceito de Gestão do Conhecimento elaborado através das pesquisas bibliográficas realizadas, mostrar a comparação entre eles e também as respostas das questões do passo 2. A seguir as atividades desenvolvidas dentro de cada passo citado:

Passo 1A Gestão do Conhecimento é definida com o objetivo de gerar, identificar e compartilhar o conhecimento intelectual dos membros de

equipes em prol de uma empresa. Com o seu incentivo, a organização passa a ter mais uma ferramenta para melhorar sua competitividade. O conhecimento é dividido em Tácito e Explícito, sendo o primeiro como próprio de cada indivíduo, ou seja, adquirido por suas experiências vividas e o segundo baseado em linguagens já registradas.

Comparação entre as pesquisas sobre conceitos:

O Conceito de Gestão do Conhecimento:

Por Mara Perillo

http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/o-conceito-de-gestao-doconhecimento/ 32153/

Gestão do Conhecimento: Conceito

Por Luis Carlos.

Luis Carlos é professor da equipe de Monografia de base para monografias e TCC Monografias de auxilio para TCC Monografia com metodologia.

Fonte: http://www.artigonal.com/gestao-artigos/conceitos-da-gestao-do-conhecimento-1247252.html http://www.gestaoetc.com.br/135/gestao-do-conhecimento-conceito/ Comparando os conceitos pesquisados percebemos que ambos tratam de Gestão do Conhecimento (GC) como uma disciplina que utiliza o “conhecer” sobre determinados assuntos como uma ferramenta importante no desempenho das organizações. Esse conceito deve ser gerenciado de modo que não se torne mais algo a ser trancado às sete chaves como antigamente, mas sim a ser divulgado e trabalhado entre os membros da empresa a fim de que cada um contribua na construção do conhecimento.

Citamos a aplicação de GC nas áreas da informática e saúde conforme exemplos abaixo:

A motivação para a aplicação de gestão de conhecimento em ambientes dedicados, com o apoio de mapas de conhecimento, decorreu de necessidades identificadas durante o desenvolvimento

de projetos tecnológicos nas áreas de informática e de saúde, no período de 1991 a 1993. Foi possível perceber, em ambos os casos, que o item "conhecimento" (conteúdo e características) conferia aos trabalhos uma dinâmica de difícil administração.

Na área de informática, tratava-se de estabelecer o valor de aquisição de direitos sobre redes de revenda e manutenção de microcomputadores construídos e mantidos deforma similar a redes de revendas de automóveis, de postos de gasolina ou de produtos eletroeletrônicas. O valor dessas redes caracteriza-se apenas por contratos e manuais de operação mantidos pelas partes. Como se observa hoje com as empresas da Internet, existe grande interesse na avaliação e compra de direitos sobre redes e mercados.

Na área de saúde, foi possível acompanhar o desenvolvimento de projetos de sistemas que programaram funções para marcação por telefone de consultas médicas em centros e postas de saúde pública e integração de processos administrativos em hospitais. Pelas suas características, a área de saúde pode ser classificada como área intensiva em conhecimento. Para que a operação seja possível, redes de empresas e profissionais devem colaborar entre si. O intercâmbio de conhecimento é intenso e projetos de pesquisa e desenvolvimento são frequentes.

http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CF0QFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.mbis.pucsp.br%2FGETGC%2FPublicacoes%2FInstelCT.doc&ei=f76pT-SSK4rEtwer-sSiAg&usg=AFQjCNFVAhNq9u1MtIF-Cg0jaTutgAC4CA Passo 2Como favorecer a criação de novo conhecimento na empresa?

A criação de novo

conhecimento dentro da empresa pode ser favorecida através do fácil acesso a informação, cultivo de relações, interação, troca de experiências, cursos externos de capacitação e uma política focada no bom ambiente de trabalho, tudo isso voltado aos seus colaboradores, que são a maior fonte de novos conhecimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com